Plano de Aula

Plano de aula: Evolução do verbete

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo), no campo de atuação da vida cotidiana, campo artístico e literário e campo da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada/autônoma).

Materiais necessários: Dicionários da Língua Portuguesa, enciclopédias, texto para leitura, computador com acesso à internet (se possível), projetor de slides e tela, cópias individuais do texto para leitura, um impresso da atividade escrita para cada grupo e cadernos dos alunos para anotar a definição do gênero em estudo.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Muitos alunos não se interessam pela leitura de textos expositivos de divulgação científica por não conseguirem estabelecer um diálogo compreensivo com o assunto abordado devido à falta de estratégias para significá-lo. Geralmente, não conseguem decifrar o sentido de termos específicos de uma determinada área do conhecimento, desistindo de buscar a compreensão por meio da releitura do próprio texto, somada a outras pesquisas para encontrar respostas em fontes externas, como os verbetes de dicionários e enciclopédias. Além disso, geralmente o dicionário costuma ser apresentado apenas como fonte de pesquisa do significado da palavra ou da sua ortografia convencional, no entanto é portador de outras informações como a sintaxe e a morfológica. Há também a dificuldade de identificar o gênero como um hipertexto, já que na era digital as linkagens são feitas em um clique, enquanto nos verbetes é necessário buscar, pelo índice alfabético, as palavras de remissão. Devido à evolução tecnológica dos portadores, hoje em dia, as buscas são mais simples de serem efetuada e há muito mais paratextos e imagens atreladas ao verbete, o que aumenta o interesse dos alunos por esse gênero quando digital e diminui quando o gênero é veiculado de forma analógica.

Referências sobre o assunto:

SCHENEUWLY, Bernard; NOVERRAZ, Michèle; DOLZ, Joaquim. Sequências didáticas para o oral e a escrita: Apresentação de um procedimento. In: Scheneuwly, Bernard; DOLZ, Joaquim; e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2.010. p. 81-108.

ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.

SOLÉ, Isabel. O Ensino de Estratégias de Compreensão Leitora. In: Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998, 6ª edição, p. 67-83.

COLOMER, Teresa; CAMPOS, Anna. O ensino e a aprendizagem da leitura. In: Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002 – p. 59-70.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Se possível, realize essa aula na sala de leitura ou na biblioteca da escola. Apresente a proposta da aula aos alunos. Diga-lhes que envolverá brincadeiras, pesquisas e muitas descobertas.
  • Pergunte aos alunos o que fazem quando querem descobrir o significado de uma palavra ou para saber mais sobre determinado assunto?
  • Pergunte-lhes se preferem pesquisar nos meios digitais ou impressos?

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