Plano de aula: Carta de reclamação: uma carta argumentativa

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: materiais complementares a serem impressos. Acesse-os aqui: Cartas para impressão e Esquema das Cartas

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails de e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível no entanto que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável, demonstrando desse modo que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: Em atividades de leitura em voz alta para um público, como as aqui propostas, a timidez e falta de domínio do código escrito podem se constituir como dificultadores. Isso pode ocorrer pela falta de oportunidades em realizar atividades nas quais essa leitura possa ser feita de forma mais descontraída ou pela pouca experiência dos alunos com a leitura. Outra dificuldade diz respeito à identificação dos argumentos que compõem o texto persuasivo de uma carta de reclamação. Muitos alunos podem encontrar os argumentos intuitivamente nos textos sem refletir sobre o que são realmente. Já outros, apesar de utilizarem cotidianamente argumentos em suas relações diárias, podem apresentar dificuldades em saber o que são e onde se encontram no texto. Talvez nunca tenham refletido sobre isso. Especificamente em relação à coesão textual e a sua importância para a recuperação da relação entre as partes do texto, a limitação do arcabouço vocabular dos alunos pode trazer dificuldades em reconhecer o uso de sinônimos e de pronomes utilizados com essa função.

Referências sobre o assunto:

AVANÇO, Terezinha Braido. Gêneros epistolares: Estratégias de leitura para o gênero carta. In: Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor. Cadernos PDE. Paraná, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_terezinha_braido_avanco.pdf>.

MENEZES, Overlac. Cartas: simples mensagem, documento ou gênero literário?. São Paulo: Marco Zero, 2005.

SILVA, Maria Emília Lins. Criando oportunidades significativas de leitura e produção de cartas. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Souza (orgs). Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. P.113 - 126. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/27.pdf >.

Título da aula

Orientações:

• Nessa aula os alunos terão um contato mais aprofundado com o gênero carta pessoal de reclamação. Será o momento de perceber esse tipo de carta como um texto persuasivo, voltado para convencimento de autoridades responsáveis por solucionar uma queixa de consumidores ou cidadãos descontentes com um produto ou serviço que não atende aos seus anseios.
  • A proposta é de que os alunos simulem uma rádio em que cartas de reclamação são lidas pelos locutores. Para dar mais vida a essa “encenação”, prepare um cenário no qual os alunos possam se sentir em um estúdio de rádio. O professor pode colar caixas de ovos nas paredes simulando o isolamento acústico de um estúdio de rádio, pode disponibilizar microfones e caixas de som, se for possível.
  • Leia o título e permita que os alunos teçam algumas antecipações sobre o tema da aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos