Plano de aula: Planejando a elaboração de slogan e de textos para uma campanha de conscientização infantil

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação Vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita compartilhada e autônoma) / Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Quadro branco e pincel, impressão da atividade e do roteiro de planejamento.

Dificuldades antecipadas: Podem sentir dificuldade de elaborar uma temática para campanhas publicitárias partindo de observações de problemáticas presentes na comunidade escolar, assim como dificuldade em adequar o texto às condições de produção do gênero em foco.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências em escrita. In: COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza (orgs.). Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. pp. 09-21.

___________, Aula de Português : encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Planejamento de textos para sua produção. In.: (orgs.) COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza. Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. pp. 87-107.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Leia o tema da aula em voz alta.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência