Atividade para impressão - Relembrar a estrutura do texto publicitário
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando a elaboração de slogan e de textos para uma campanha de conscientização infantil
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação Vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita compartilhada e autônoma) / Escrita (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Quadro branco e pincel, impressão da atividade e do roteiro de planejamento.
Dificuldades antecipadas: Podem sentir dificuldade de elaborar uma temática para campanhas publicitárias partindo de observações de problemáticas presentes na comunidade escolar, assim como dificuldade em adequar o texto às condições de produção do gênero em foco.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências em escrita. In: COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza (orgs.). Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. pp. 09-21.
___________, Aula de Português : encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Planejamento de textos para sua produção. In.: (orgs.) COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza. Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. pp. 87-107.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema da aula em voz alta.
Introdução
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
- Organize a turma em grupos de no máximo 5 alunos. Separe-os observando a necessidade de unir alunos escritores/leitores e com não escritores/leitores.
- O objetivo inicial desse primeiro momento é relembrar a estrutura e objetivo de uma campanha publicitária, tendo como foco de análise dois exemplares (que você pode projetar ou entregar impressos às crianças). Para isso, realize perguntas reflexivas e analíticas que levem as crianças a rememorarem os elementos que constituem as peças das campanhas:
- Observem os dois textos expostos. Apenas por essa observação, vocês conseguem dizer que tipo de texto é? (como as crianças viram bastante o gênero, talvez afirmem, pela análise da estrutura, que é uma campanha publicitária).
- Vamos ler os textos. Quem poderia ler o primeiro? E o segundo? (escolha dois voluntários para essa leitura).
- Após essa leitura, inicie a análise dos textos, visando rememorar aspectos do gênero trabalhado:
- Vocês se lembram que nas aulas anteriores estudamos várias características dos textos publicitários de conscientização, como, por exemplo, os elementos estruturais de uma campanha publicitária. Analisando esses dois textos, quais elementos conseguimos identificar? (espera-se que os alunos citem: o tema, a imagem, a autoria, o texto (campanha 1), o slogan. É importante que, à medida em que forem citando, as crianças demonstrem, por exemplo: é possível observar a imagem de dois animais; é possível visualizar o slogan “abandono de animais é crime”. Caso os alunos não exemplifiquem, pergunte mais diretamente os elementos citados, por exemplo: “Vocês disseram que há um slogan, que slogan é esse? Onde está no texto?” (por meio desse questionamento mais direto, espera-se que as crianças comprovem com as partes do texto).
- Qual a função de cada um desses elementos? (espera-se que as crianças citem, ainda que superficialmente, a função de cada item que compõe a campanha: tema (assunto geral), imagem (serve para ilustrar o foco da campanha); autoria (responsável pelo texto), texto (mensagem geral, que visa persuadir o interlocutor a realizar algo), slogan (frase marcante, que se repete ao longo das peças da campanha).
- Todos esses elementos contribuem para que a campanha atinja seu objetivo, certo? Qual seria mesmo o objetivo de uma campanha publicitária de conscientização? ( espera-se que alunos falem que o objetivo é transmitir uma mensagem que convença alguém a uma mudança de comportamento. No caso das campanhas de análise, não abandonar animais, pois essa prática é considerada crime)
- Da forma como essas duas campanhas estão organizadas, qual, possivelmente, foi o meio de divulgação? (espera-se que as crianças digam que foi impresso).
- Reflita, em seguida, sobre a organização do texto publicitário:
- Como esses elementos estão organizados nos texto? (Espera-se que os alunos observem que há uma disposição dos elementos que compõem as campanhas, que devem ser organizadas de maneira que harmoniosa, de modo a enfatizar o que realmente precisa ser enfatizado (aqui você pode comentar sobre o slogan e a imagem, por exemplo). Vá trabalhando com eles essa disposição, relembrando o lugar de cada item no texto e do como essa organização favorece para a concretização do objetivo que se quer atingir)
- Vocês acham que essa disposição dos elementos favorece a transmissão da mensagem? (Espera-se que os alunos pensem na organização dos itens trabalhados na pergunta anterior, e cheguem a conclusão que sim).
- Após essas reflexões iniciais, vá para o desenvolvimento.
Material complementar: Imagens das campanhas (disponível aqui)
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Faça algumas observações:
- Vimos os elementos que compõem uma campanha publicitária, que são: mesagem, autor, slogan ou frase mote, texto e meio de divulgação. Além disso, falamos um pouco sobre a importância do objetivo e do público alvo para a elaboração do texto da campanha e da relação entre imagem e texto escrito, para reforçar e transmitir a mesma mensagem que se quer passar.
- Todo o texto, antes de ser divulgado, passa por um momento de planejamento. É nessa etapa que o autor reflete sobre o que quer escrever e tenta articular os elementos necessários para compor esse texto. Se fossemos escrever uma campanha, precisaríamos fazer um planejamento antes também. Quais elementos vocês acham que seria importante pensarmos ao elaborarmos esse planejamento? ( espera-se que os alunos digam que é preciso pensar sobre: mensagem, autor, público alvo, slogan ou frase mote, meio de divulgação ( rádio, tv ou impresso - panfleto, outdoor, propaganda, entre outros), e disposição dos elementos estruturais no texto).
- É isso que iremos começar a fazer nessa aula: vamos pensar numa campanha de conscientização para nossa escola! Qual é mesmo o objetivo de uma campanha de conscientização? ( espera-se que os alunos digam que é para orientar ou convencer uma mudança de comportamento para o bem comum)
- Quais temática poderíamos abordar? Vamos pensar em situações que ocorrem na escola ou em volta dela que precisam de uma uma campanha de conscientização? (espera-se que os alunos pensem em uma temática referente a um problema que pode ocorrer dentro da escola ou na comunidade a qual pertencem. Nesse momento, estabeleça um tempo para que os grupos pensem na temática e, ao final, solicite que cada grupo socialize as sugestões de temáticas, as quais você deve ir anotando no quadro ou em uma cartolina, caso prefira deixar registrado por mais tempo).
- Após organizar no quadro as temáticas sugeridas, você, professor(a), pode escolher, junto com as crianças, a melhor forma de trabalhar com as temáticas apresentadas. Aqui temos duas sugestões de trabalho: 1) trabalhar com um tema e um slogan comum a todos da turma, sendo individual apenas o texto geral e as imagens ilustrativas (teríamos, então, várias peças para compor a campanha publicitária); ou 2) trabalhar com um tema único, mas slogans e textos gerais/imagens individuais. Seguem algumas sugestões direcionadas ao tipo de trabalho escolhido:
Opção 1: Como as crianças, provavelmente, terão dado várias opções, você pode usar como critério de escolha uma votação. Solicite que os alunos escolham o tema coletivamente pedido para que eles levantem o dedo. Vá colocando ao lado de cada temática tracinhos de acordo com a quantidade de votos. Vence o tema que tiver mais tracinhos. Após a escolha do tema geral é o momento de elaborar o slogan, disponibilize um tempo para que cada equipe elabore uma frase. Depois disso, solicite que cada equipe socialize a frase elaborada e faça uma segunda eleição de escolha do slogan. Ao final, entregue o roteiro de planejamento do texto (disponível aqui). O roteiro é um instrumento de planejamento. Neste momento, você deve ler cada item do roteiro, começando pelo tema (já discutido em momento anterior), objetivo, autor, mensagem, público alvo, slogan (já discutido em momento anterior), descrição da imagem (oriente sobre a importância desse ponto, sendo uma parte pessoal da campanha, em que cada grupo deve pensar numa imagem de acordo com o tema e o slogan elaborado pela sala), texto complementar (item destinado aos que querem colocar mais um texto além do slogan), meio de divulgação (você pode trabalhar com algumas alternativas, mas a sugerida é que a divulgação seja por meio de panfletos e cartazes), layout (orientá-los a pensar na fonte, cores e tamanhos das letras) e, por fim, a disposição dos elementos da campanha (neste item será trabalhada a organização do texto publicitário, você deve sugerir que os grupos pensem como serão dispostos o slogan, a autoria, o texto e a imagem. Incluir os texto complementar no caso de equipes que optaram. No roteiro é sugerido a elaboração de uma mini campanha, na qual eles podem fazer quadrados ou círculos para indicar o local onde será colocado cada elemento).
Opção 2: Depois de escolhido o tema, solicite que as equipes pensem nos supostos elementos que poderiam fazer parte de uma campanha publicitária para escola, para tanto, entregue um roteiro de planejamento (disponível aqui). Neste momento, eles irão ter a liberdade de elaborarem o slogan e escolherem os elementos que irão compor o texto. O roteiro é um instrumento de planejamento. Neste momento, você deve ler cada item do roteiro, começando pelo tema (já discutido em momento anterior), objetivo, autor, mensagem, público alvo, slogan, descrição da imagem (oriente sobre a importância desse ponto, sendo uma parte pessoal da campanha, em que cada grupo deve pensar numa imagem de acordo com o tema e o slogan elaborado pela sala), texto complementar (item destinado aos que querem colocar mais um texto além do slogan), meio de divulgação (você pode trabalhar com algumas alternativas, mas a sugerida é que a divulgação seja por meio de panfletos e cartazes), layout (orientá-los a pensar na fonte, cores e tamanhos das letras) e, por fim, a disposição dos elementos da campanha (neste item será trabalhada a organização do texto publicitário, você deve sugerir que os grupos pensem como serão dispostos o slogan, a autoria, o texto e a imagem. Incluir os texto complementar no caso de equipes que optaram. No roteiro é sugerido a elaboração de uma mini campanha, na qual eles podem fazer quadrados ou círculos para indicar o local onde será colocado cada elemento).
- Dê um tempo para as equipes preencherem os itens que são individuais. Vá circulando pela sala, ajudando e ouvindo as crianças. Comente, ao final, que eles irão utilizar esse roteiro de planejamento nas outras aulas e, por isso, será necessária uma correção.
Materiais complementares: Roteiro de planejamento (disponível aqui).
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Após o preenchimento do roteiro, abra espaço para as equipes comentarem alguns pontos preenchidos/planejados.
- Em seguida, finalize explicitando a importância do planejamento, em especial no que concerne ao lugar social do escrevente, à finalidade da atividade e a relação entre enunciador e destinatário. Ressalte a importância da organização coerente entre a temática, imagem, mensagem, slogan, público alvo, meio de divulgação e disposição dos elementos na hora de escreverem a campanha.
- Comente, por fim, que na próxima aula haverá um momento para a elaboração do rascunho das campanhas, e, assim, que eles poderão, novamente, (re)pensar sobre os elementos preenchidos no roteiro e iniciarem a escrita de seus textos.
- Observação: Uma sugestão para já iniciar a correção/orientação do roteiro das crianças é, ao final dessa aula, recolher o planejamento feito para, na aula seguinte, após analisá-lo, conseguir mais pontualmente orientar e ajudar as equipes que estão com dificuldades.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
Introdução
O objetivo deste primeiro momento é relembrar a estrutura e o objetivo de uma campanha publicitária, tendo como foco de análise dois exemplares (disponíveis aqui) que podem ser enviados pelo WhatsApp, de modo a fomentar a expectativa sobre o tema da aula.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e realize perguntas reflexivas e analíticas sobre os elementos que constituem as peças das campanhas, conforme descritos na introdução do plano. Após esta conversa, lance o seguinte desafio: Vamos pensar numa campanha de conscientização para nossa escola! Quais temáticas poderíamos abordar? Vamos pensar em situações que ocorrem na escola ou em volta dela que precisam de uma uma campanha de conscientização?
Seria interessante utilizar o mural do Padlet para anotar as temáticas apontadas, observando algumas orientações do desenvolvimento e questões que podem ser abordadas. Há também duas sugestões de trabalho:
1) trabalhar com um tema e um slogan comum a todos da turma, sendo individual apenas o texto geral e as imagens ilustrativas (seriam, então, várias peças para compor a campanha publicitária) ou
2) trabalhar com um tema único, mas slogans e textos gerais, e imagens individuais.
As sugestões direcionadas ao tipo de trabalho escolhido estão descritas no plano original. O roteiro de planejamento (disponível aqui) pode ser enviado por WhatsApp, e-mail ou impresso, para ser retirado na escola. Faça a melhor escolha para a sua turma, organize-os em grupos e auxilie-os na organização do roteiro. Marque horários para conversar com cada grupo por videochamada.
Fechamento
Ainda por videochamada, finalize explicitando a importância do planejamento e comente que eles irão utilizar esse roteiro nas outras aulas. Ressalte que a organização deve manter a coerência entre temática, imagem, mensagem, slogan, público-alvo, meio de divulgação e disposição dos elementos na hora de escreverem a campanha.
Convite às famílias
Proporcione um ambiente e horário adequados para que a criança realize videochamadas para a execução da atividade, auxiliando-a se for preciso.