Plano de Aula

Plano de aula: Relação entre fotos e texto lido

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fotolegendas

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de leitura

Materiais necessários:

Computador, tela e projetor multimídia. Caso não disponha dos equipamentos, use os materiais disponíveis em material complementar.

As fotografias devem ser em número suficiente para montar quartetos que tenham imagens distintas uns dos outros. Cópias das legendas que constam nos materiais complementares devem ser guardadas em envelopes. Esses envelopes devem ser organizados de modo que cada quarteto receba, além das legendas correspondentes às fotografias analisadas por seus integrantes, duas que não dizem respeito àquelas imagens.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Influenciadas pela leitura de imagem, a tendência das crianças é descrever o que se pode observar. É provável que tenham dificuldades para compreender que a legenda complementa a foto com uma série de informações que não estão inscritas na cena.

No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Alfabetização

Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos