Texto para impressão_ manchete_LP02_04SQA02
Plano de Aula
Plano de aula: Lendo e compreendendo as manchetes
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação
Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Manchete e notícia de jornal em folha xerografada, questões para reflexão dos grupos em folha xerografada .
Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar as relações existentes entre a manchete e o corpo do texto e em levantar hipóteses coerentes com base na manchete.
Referência sobre o assunto: FARIA.; M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto,2004.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
1- Apresente a proposta da aula para os alunos. Explique que a aula envolverá uma discussão sobre a inclusão com base na leitura de uma notícia. A leitura de textos jornalísticos estimula o aluno e possibilita um trabalho voltado para a formação de crianças que sejam capazes de ler, analisar, compreender, interpretar e desenvolver o senso crítico.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
1- Organize os alunos em quatro grupos. É indicado que as mesas e as cadeiras sejam organizadas em grupos antes de os alunos chegarem, para otimizar o tempo da aula. Esta organização ajudará no andamento de toda a atividade proposta, pois os alunos com mais dificuldades na leitura poderão ser auxiliados pelos alunos que já estão mais avançados.
2- Inicie a aula retomando a conversa com os alunos sobre o texto jornalístico. Levante as seguintes questões:
- Vocês conhecem alguém que tem o costume de ler jornais?
- Vocês acham importante ler jornais, por quê?
- Existe algum outro lugar em que podemos encontrar notícias?
Complemente, se for necessário, que a leitura de jornais e revistas é importante para nos manter informados sobre acontecimentos. E que as informações são obtidas por meio de um texto chamado NOTÍCIAS . É importante ressaltar que nos dias atuais também podemos encontrar notícias em telejornais e na internet.
3- Pergunte para os alunos: Quais assuntos vocês acreditam que são apresentados em notícias?
Com base na resposta, levante a seguinte questão:
- Como conseguimos saber o assunto da notícia?
Neste momento espera-se que os alunos consigam identificar a manchete de jornal como o título da notícia, parte que já traz uma prévia do assunto abordado e nos possibilita levantar hipóteses acerca do texto.
Se algum aluno demonstrar dificuldade, retome as definições das partes da notícia.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
1- Distribua a manchete para os alunos. Peça que leiam suas manchetes (leitura em colaboração entre os colegas) e conversem sobre ela.
No ato da leitura, o leitor busca em sua memória as informações que são relevantes para a construção do significado do texto. Neste momento
o aluno apoia-se em seus conhecimentos prévios para ressignificar sua compreensão.
Após a leitura, estimule cada grupo a estabelecer expectativas em relação ao texto:
- De que tipo de texto esta manchete deve ter sido retirada?
- Sobre que assunto a notícia desta manchete deve tratar?
- Quais palavras da manchete ajudaram a pensar nisso?
2- Após a discussão nos grupos, traga o debate para a coletividade (toda turma). Peça que cada grupo apresente uma hipótese que tiveram acerca do texto (notícia) de onde a manchete foi retirada. Anote no quadro as suposições levantadas.
Materiais complementares: Para acessar a manchete para impressão CLIQUE AQUI
Desenvolvimento
Orientações
1- Depois de escrever as hipóteses dos grupos, realize a leitura do lide da notícia e pergunte se o trecho lido já descarta algumas das hipóteses levantadas. Questione os alunos sobre quais palavras do lide deram dicas suficientes para descartar as hipóteses. Aproveite este momento para chamar a atenção sobre a finalidade dos lides de notícias.
Desenvolvimento
Orientações:
1- Continue lendo o corpo da notícia em voz alta e peça que os alunos continuem a leitura de forma compartilhada.
A leitura em voz alta pelo professor, como atividade em sala de aula, é um procedimento que pode contribuir para a compreensão do significado do texto.
Quando o professor faz a leitura em voz alta e os alunos acompanham em um texto, favorece que eles percebam a entonação e a fluência de um leitor, elementos que ajudam a compreensão.
2- Proponha uma breve comparação entre as hipóteses e o real assunto do texto. Leve-os a refletir e a fazer a verificação/constatação das suas suposições riscando do quadro as hipóteses que não se confirmaram.
Materiais complementares: Para acessar a notícia Clique aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
1- Para finalizar a aula, ofereça uma folha para cada grupo com as seguintes questões:
A notícia trata de:
- Inclusão
- Diferença
- Honestidade
A notícia mostra a inclusão por meio:
- Da arte
- Do esporte
- Da leitura
Proponha uma breve discussão, nos grupos, sobre as questões acima. A ideia aqui é que os alunos reflitam sobre o assunto da notícia.
Estimule a reflexão dos alunos sobre o assunto do texto favorecendo, assim, a organização e a compreensão do mesmo.
2- Distribua uma folha em branco para cada grupo e peça que eles construam um desenho (cada grupo o seu) que mostre o local (da notícia lida) onde tudo acontece. Por meio dos desenhos os alunos irão demonstrar a compreensão de informações explícitas do texto.
3- Exponha no mural as produções dos grupos.
Materiais complementares: Folha xerografada com as questões acima para ser debatidas nos grupos. Clique aqui,
Para acessar a resolução da atividade clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail; Padlet.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe sua tela pelo Google Meet, para apresentar o slide Introdução aos estudantes, seguindo as orientações desta etapa. Se não for possível, envie a imagem do slide e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que respondam através de áudios.
Desenvolvimento
Se possível, crie pequenos grupos com a turma. Oriente que leiam as manchetes e depois conversem sobre elas. Você pode fazer algumas videochamadas com cada grupo, através do Google Meet ou outro canal de comunicação, orientando a atividade e fazendo as intervenções necessárias. Se não for possível realizar uma videochamada, crie grupos e envie as orientações através de áudios ou vídeos gravados. Deixe a manchete disponível aqui impressa na escola para que os pais possam retirá-la, ou envie-a digitalmente para que imprimam. Se não for possível nenhuma das opções, oriente os pais a escreverem a manchete como no slide, nos cadernos dos estudantes, para que possam lê-la. Depois, faça uma videochamada com a turma inteira, através do Google Meet ou outro canal de comunicação, promovendo uma discussão. Crie um Padlet, escolhendo o modelo mural. Compartilhe sua tela e utilize o mural para anotar as hipóteses levantadas pelo grupo, de acordo com o primeiro slide Desenvolvimento. Se não for possível, grave vídeos ou áudios com questionamentos e envie pelo WhatsApp, pedindo que os estudantes mandem suas respostas através de áudios, para promover uma discussão. Tome cuidado para que todos participem. Monte o mural no Padlet com as hipóteses levantadas pelo grupo e compartilhe-o através de foto com os estudantes. Após os registros das hipóteses levantadas pelo grupo, siga as orientações do segundo e do terceiro slides de Desenvolvimento, compartilhando-os com a turma através de videochamada, ou de vídeos e áudios gravados e enviados pelo WhatsApp.
Fechamento
Faça uma videochamada e compartilhe sua tela pelo Google Meet, para apresentar o slide de Fechamento aos estudantes, seguindo as orientações desta etapa. Se não for possível, envie as imagens e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que respondam através de áudios.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a navegar pelo site do Jornal Joca, disponível aqui, ou pelo site de um jornal local. Sugira que escolham uma notícia interessante, leiam juntos e depois construam um desenho, conforme feito na aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Lendo e compreendendo as manchetes
Finalidade da aula: Ler e compreender uma manchete de jornal, apoiando-se em seus conhecimentos prévios e na decodificação de palavras; estabelecendo expectativas em relação ao texto e checando suas hipóteses.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Manchetes e lides de notícias
Objeto(s) do conhecimento: Decodificação/fluência de leitura/estratégia de leitura/ compreensão em leitura
Prática de linguagem: Leitura/escuta
Habilidade(s) da BNCC: (EF12LP01) , (EF12LP08), (EF15LP02)
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação
Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Manchete e notícia de jornal em folha xerografada, questões para reflexão dos grupos em folha xerografada .
Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar as relações existentes entre a manchete e o corpo do texto e em levantar hipóteses coerentes com base na manchete.
Referência sobre o assunto: FARIA.; M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto,2004.