Plano de aula: Lendo e compreendendo as manchetes

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação
Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Manchete e notícia de jornal em folha xerografada, questões para reflexão dos grupos em folha xerografada .

Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar as relações existentes entre a manchete e o corpo do texto e em levantar hipóteses coerentes com base na manchete.

Referência sobre o assunto: FARIA.; M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto,2004.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

1- Apresente a proposta da aula para os alunos. Explique que a aula envolverá uma discussão sobre a inclusão com base na leitura de uma notícia. A leitura de textos jornalísticos estimula o aluno e possibilita um trabalho voltado para a formação de crianças que sejam capazes de ler, analisar, compreender, interpretar e desenvolver o senso crítico.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência