Plano de aula: Rodas de leitura

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. Os campos de atuação priorizados nessa atividade são Artístico-literário/vida cotidiana/Todos os campos. O objetivo é enfatizar atividades que elucidem a função social de leitura (circulação do texto na vida social), principalmente por meio de rodas de leitura que façam antecipações de informações com o auxílio de recursos gráficos. A identificação e a comparação de informações são priorizadas. O professor é o principal mediador de leitura. Os gêneros priorizados são contos, fábulas, poemas e histórias em quadrinhos, textos dramáticos e cordel.

Justificativa: Rodas de leitura podem ampliar o repertório leitor e o aprofundamento da leitura autônoma. Por meio da mediação do professor, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo as histórias como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura e também pela criticidade, pelo escutar o outro, pela oralidade, principalmente com a leitura coletiva e compartilhada.

Materiais necessários: Na dinâmica desta proposta de roda de leitura, será utilizada a metáfora da leitura como viagem. Por isso, o estudante usará um passaporte de leitura como pré-requisito para realizar a viagem; já o uso de um jogo de tabuleiro será necessário, pois representará os caminhos percorridos (percurso da viagem) e, por fim, o registro final das informações apreendidas com a viagem de leitura são realizadas também no passaporte. Para usar o jogo de tabuleiro de perguntas e respostas, imprimir e produzir as questões previamente. Também é importante selecionar e ler o conjunto de livros que serão explorados pelos estudantes. Se possível, criar uma cenografia do ambiente para que os estudantes adentrem na ideia do gênero (estrutura ou temática) a ser lido.

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as discussões coletivas. Desconcentração. Dificuldades em oralizar as impressões da leitura realizada.

Referências sobre o assunto:

CASTANHEIRA.;M.L.;MACIEL.;F.I.P.;MARTINS.;R.M.F. Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica,2008.

BRAUN, Patrícia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem PLETSCH, M. D. & RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFRJ, 2010 (p. 59 -66).

Leitura em ambientes virtuais:

Cordel infantil: https://marianebigio.com/tag/cordel-infantil/ e https://www.youtube.com/channel/UCGr9TFCIdQLdRPtoL7bqt8g (Página do cordel encantado no YouTube).

Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: 10 minutos.

Preparação: Professor, com os estudantes sentados em círculo ou semicírculo, organize o ambiente em que serão realizadas as rodas de leitura.
É importante criar um ambiente agradável e, se possível, fornecer tapetes ou almofadas para que os estudantes possam se sentar de maneira confortável no chão.

Introdução

Inicie pelas Questões disparadoras: Vamos realizar uma viagem para o mundo da leitura? Com esta pergunta, o estudante é convidado a entrar em uma esfera lúdica de busca de informações e conhecimentos, partindo do pressuposto de que a leitura fornece meios para adquirir novas experiências. A leitura significa viajar sem sair do lugar, permitindo que sejam experimentadas sensações (cheiros, sentimentos, imagens) como se o leitor estivesse realmente vivenciando tudo o que ocorre no texto.

Explore também a função do passaporte, explicitando sua atribuição como um documento de circulação social. O passaporte é a porta de entrada e o registro de leitura. Na metáfora da leitura como viagem, o percurso se dá pelos dados que o aluno consegue nos livros, com as informações de superfície, os elementos da narrativa e os comportamentos dos leitores.

Realize uma seleção prévia de livros (contos, fábulas, poemas, histórias em quadrinhos, textos dramáticos e cordel) e estabeleça expectativas antecipadoras de sentido com base na análise da estrutura e no universo temático da obra literária que vai ser lida.

Permita que os estudantes realizem as próprias escolhas dos livros de acordo com critérios pessoais de apreciação. Isso estimulará a prática de curadoria de conteúdo, em que os estudantes fazem seleções particulares por meio da leitura.

Indique também aos alunos os critérios que eles precisam observar na escolha do livro:

(1) Capa

(2) Contracapa

(3) Ilustrações.

Nesta fase, como os alunos estão se apropriando do sistema de escrita e se apoiam fortemente nas ilustrações para atribuir sentido, é importante convidá-los a observar esses elementos, a folhear o livro e, com o auxílio do professor, descobrir pela leitura:

(4) Título

(5) Nome do autor da obra

(6) Características das personagens

(7) As ações desses personagens por meio das ilustrações, mobilizando também os conhecimentos prévios dos estudantes.

Considere as respostas inusitadas, evitando impor um único sentido à leitura.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA