Plano de Aula

Plano de aula: Roda de notícias

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 4º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida pública.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e do mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam estas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias radiofônicas com o objetivo de conhecer e valorizar a notícia nos seus mais variados suportes.

Materiais necessários: Recortes de notícias, imagens, revistas, jornais, celular, rádio, computador, caneta, papel e lápis.

Dificuldades antecipadas:

1. Distinguir os fatos e as opiniões apresentados na notícia de maneira crítica.

2. Produzir uma notícia considerando uma situação comunicativa.

3. Opinar e desenvolver um ponto de vista considerando a situação comunicativa.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidades. In: DIONÍSIO, A.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (2004). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna.

https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/. Acesso em: 11/11/2018.

www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteúdo. Acesso em: 11/11/2018.

http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf . Acesso em: 11/11/2018.

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/648/criar-programas-de-radio-com-a-turma.html. Acesso em: 11/11/2018.

ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf . Acesso em:

11/11/2018.

https://novaescola.org.br/conteudo/3028/radio-e-escola-uma-sintonia-fina. Acesso em: 11/11/2018.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: 10 minutos.

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

  • Professor, leve para sala imagens de rádios antigos/modernos, de locutores de rádio, de aparelhos que transmitem notícias por via sonora e solicite dos alunos notícias impressas para que façam transposição para a fala.

Orientações:

  • Forme uma Roda de conversa para aproximar os alunos uns dos outros e tornar o espaço da sala de aula mais dinâmico e afetuoso.
  • Antes de iniciar os trabalhos, sugerimos que o professor peça aos alunos que circulem pela sala de aula, que percebam os objetos, os recortes de notícias, os jornais e tudo que for relacionado ao gênero Notícia.
  • Peça que façam a leitura individual das notícias escolhidas por eles, e logo após solicite que transponham para a fala a sua notícia para que todos do ambiente possa conhecer sobre o abordar a determinada notícia.