Plano de Aula

Plano de aula: Roda de notícias

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 4º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida pública.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e do mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam estas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias radiofônicas com o objetivo de conhecer e valorizar a notícia nos seus mais variados suportes.

Materiais necessários: Recortes de notícias, imagens, revistas, jornais, celular, rádio, computador, caneta, papel e lápis.

Dificuldades antecipadas:

1. Distinguir os fatos e as opiniões apresentados na notícia de maneira crítica.

2. Produzir uma notícia considerando uma situação comunicativa.

3. Opinar e desenvolver um ponto de vista considerando a situação comunicativa.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidades. In: DIONÍSIO, A.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (2004). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna.

https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/. Acesso em: 11/11/2018.

www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteúdo. Acesso em: 11/11/2018.

http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf . Acesso em: 11/11/2018.

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/648/criar-programas-de-radio-com-a-turma.html. Acesso em: 11/11/2018.

ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf . Acesso em:

11/11/2018.

https://novaescola.org.br/conteudo/3028/radio-e-escola-uma-sintonia-fina. Acesso em: 11/11/2018.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: 10 minutos.

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

  • Professor, leve para sala imagens de rádios antigos/modernos, de locutores de rádio, de aparelhos que transmitem notícias por via sonora e solicite dos alunos notícias impressas para que façam transposição para a fala.

Orientações:

  • Forme uma Roda de conversa para aproximar os alunos uns dos outros e tornar o espaço da sala de aula mais dinâmico e afetuoso.
  • Antes de iniciar os trabalhos, sugerimos que o professor peça aos alunos que circulem pela sala de aula, que percebam os objetos, os recortes de notícias, os jornais e tudo que for relacionado ao gênero Notícia.
  • Peça que façam a leitura individual das notícias escolhidas por eles, e logo após solicite que transponham para a fala a sua notícia para que todos do ambiente possa conhecer sobre o abordar a determinada notícia.