Leitura na escola: 20 planos de aula para trabalhar à distância

Textos, brincadeiras, quadrinhos e fotos da família podem ser usados para desenvolver a leitura e compreensão

POR:
Camila Cecílio
A leitura pode ser exercitada e desenvolvida por meio de livros, cantigas, histórias em quadrinhos e até mesmo fotos de família     Crédito: Getty Images

Nesses tempos de distanciamento social, os livros e suas histórias têm sido companheiros de muitas crianças que, sem aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus, estão afastadas de amigos e professores. Mas a leitura também pode ser exercitada e desenvolvida de outras formas. Na Educação Infantil, por exemplo, é possível trabalhar essa habilidade por meio de brincadeiras, cantigas, músicas, ritmos e melodias em qualquer lugar. Na Alfabetização, as histórias em quadrinhos e até mesmo fotos de família podem ser bons estímulos à leitura. 

Aqui você vai encontrar 20 planos de aula selecionados por Nova Escola para trabalhar a leitura tanto com crianças pequenas quanto com aquelas que estão nos anos finais do Fundamental. Segundo Heloísa Jordão, especialista do Time de Autores Nova Escola para planos do Fundamental 1, todos os planos selecionados têm a premissa da interação e colocam a leitura como uma atividade em que o aluno é o protagonista. 

Para a educadora, as atividades são interessantes porque foram construídas com a proposta de que a compreensão de um texto resulte na produção de significados a partir da interação do leitor com aquele conteúdo. “Nenhum dos planos traz a ideia de o texto ter um significado pronto e acabado”, diz. “Os professores-autores construíram os planos pensando na leitura como uma atividade de interação”. 

Além do caráter interativo, as propostas envolvem gêneros semióticos, o que possibilita o acesso a diversas linguagens que precisam ser lidas e compreendidas pelos alunos. Exemplo disso é o plano Leitura de infográficos em textos de divulgação científica. “Para ter uma compreensão interessante desse infográfico, que está sendo cada vez mais utilizado em textos jornalísticos, é necessário ler todos esses elementos gráficos, desenhos, uso de cores e caixas de informação”, explica Heloisa. 

Confira a seguir a lista dos planos de aula sobre leitura, todos já adaptados para o ensino remoto. 

 

EDUCAÇÃO INFANTIL AO 2º ANO DO FUNDAMENTAL  

Brincadeiras com linguagem: leitura de história

Indicado para: Educação Infantil/Creche-bebês
Nesta proposta, veja como organizar e conduzir uma atividade de leitura com os bebês. Convide as famílias a preparar juntos, de forma acolhedora, o local onde será lida a história. Busque uma história incrível, como por exemplo “Bruxa, bruxa, venha à minha festa”, de Arden Druce. Se alguma família não dispuser de um exemplar físico, envie o arquivo do livro fotografado pelo seu celular. Você pode gravar um vídeo ou convidar as famílias para um encontro virtual, durante o qual você poderá fazer a leitura da história e mostrar como fazer em casa.

Atividade: Lendo quadrinhos

Indicado para: Educação Infantil/Pré-escola
Para colocar em prática esse plano, é necessário que você selecione gibis e livros de literatura infantil para o seu grupo. É muito importante escolher gibis, considerando aspectos visuais e temáticos. Observe as principais características da estrutura de uma história em quadrinhos, como os balões que compõem as falas e onomatopeias. Após selecionar os gibis, prepare uma história em quadrinho para projetar virtualmente. 

Brincadeiras com leitura de rimas

Indicado para: Educação Infantil/Creche-bebês
Selecione um livro com rimas, como “Você Troca” ou Rima ou combina?”. Caso queira utilizar outra obra, faça uma pesquisa na internet para verificar o que há disponível. Busque leituras com as quais os bebês já tenham tido contato anteriormente, se possível, e organize o ambiente da proposta com alguns objetos ou figuras presentes na história. 

Leitura de cantigas respeitando o ritmo e a melodia

Indicado para: 1º ano, Língua Portuguesa
Proponha uma atividade com muita música, para que as crianças possam desenvolver momentos de dança espontânea, dança direcionada e canto livre. Proponha que inventem um instrumento para acompanhar e, no caso de crianças maiores, você pode pedir que analisem o que a letra da música está dizendo. Para esses momentos, selecione músicas diversas e proponha situações em que as crianças possam identificar as rimas de uma cantiga, por exemplo. 

Jogo de Bingo: leitura e escrita de números

Indicado para: 1º ano, Matemática
Nessa atividade, as crianças precisarão de uma cartela com seis espaços em branco para o jogo de bingo e uma ficha com números de 1 a 100. Os objetivos do plano são ler, escrever e identificar números fora da sequência de 1 em 1. Para construir a cartela junto com os alunos, utilize a ferramenta ou plataforma de comunicação de sua escolha. Veja outras orientações ao acessar o plano.

Criando legendas

Indicado para: 1º ano, Língua Portuguesa
Peça aos alunos para procurarem imagens em revistas e ler o que dizem as legendas. Pergunte: as legendas tornam as imagens mais fáceis de serem compreendidas? Proponha que cada criança selecione uma imagem com legenda que tenha compreendido facilmente e outra que tenha encontrado mais dificuldade para compreender. Para a proposta ficar mais divertida, os alunos podem criar legendas para algumas fotos de família. Converse com os familiares e peça que selecionem fotos em diferentes contextos.

Produção de descrições orais com base em imagens

Indicado para: 1º ano, Língua Portuguesa
As dicas para desenvolver essa atividade pelo ensino remoto são as mesmas do plano Criando legendas. Depois de introduzir a proposta, ofereça um conjunto de imagens e um conjunto de legendas separadas para que as crianças busquem a correspondência entre elas. Se necessário, peça a ajuda da família para separar fotos e organizar uma exposição. 

Relação entre fotos e texto lido

Indicado para: 1º ano, Língua Portuguesa
A partir dos planos anteriores, as crianças vão relacionar o texto das legendas com as fotos. Você pode pedir que os alunos guardem as fotos com as legendas para levarem para a escola (assim que as aulas forem retomadas) ou que enviem para que você possa anexar em um mural virtual, como o Padlet. Você pode ainda montar um vídeo com as fotos e legendas usadas na atividade, para que sejam disponibilizadas a toda turma. Lembre-se que alimentar esse vínculo entre os alunos é importante nesse momento.

Leitura de verbete de enciclopédia infantil

Indicado para: 2º ano, Língua Portuguesa
Nesta aula, o objetivo é que os estudantes reflitam de forma coletiva acerca da função da pontuação (ou da falta dela) em trechos de um reconto. Eles vão perceber como diferentes pontuações podem gerar sentidos/interpretações diversos, compreendendo a importância do uso adequado para alcançar determinado sentido. A atividade pode ser sugerida pelo WhatsApp ou outro meio de comunicação digital. 

Super Trunfo: leitura, escrita e comparação de números

Indicado para: 1º ano, Matemática
Antes de começar a brincadeira, dedique-se à confecção das cartas com cartolina ou outro papel. Calcule quantos baralhos de Super Trunfo deverão ser feitos. Cada baralho possui 31 cartas, mais a carta do super trunfo, e serve para oito crianças jogarem ao mesmo tempo. Apresente a proposta para a turma e pergunte quem conhece esse jogo. Fale das regras e observe o raciocínio dos alunos.


 

FUNDAMENTAL 2 - 4º AO 8º ANO

Leitura de texto dramático: novas aventuras de João Grilo

Indicado para: 4º ano, Língua Portuguesa
Organize com os alunos quem fará qual personagem, quais serão as falas principais, como será o cenário e o figurino. Peça que trabalhem a imaginação e usem objetos, roupas e o que mais tiverem em casa. Durante os ensaios, solicite que fiquem atentos à direção do olhar, risos, gestos, expressão corporal e tom de voz. Lembre-os que interpretar personagens é dar vida às histórias! E não esqueça de dizer que eles podem convidar algum familiar para assistir o resultado da produção, quando achar que os ensaios já foram suficientes.

Leitura de infográficos em textos de divulgação científica

Indicado para: 4º ano, Língua Portuguesa
Explique que a atividade dessa sequência será a elaboração de uma mini enciclopédia para registrar tudo que foi aprendido sobre o novo coronavírus. Escolhemos esse tema por sua relevância atual, mas é possível optar por outras temáticas de interesse das crianças. Peça à turma para fazer uma pesquisa e eleger os verbetes que constarão da mini enciclopédia, ou seja, as palavras que serão definidas para ajudar no entendimento da temática.

Vlog de críticas 

Indicado para: 5º ano, Língua Portuguesa
Envie para os alunos – por WhatsApp, Telegram ou outro aplicativo de mensagem – vídeo, áudio ou mensagem de texto contextualizando a atividade. Diga que você enviará dois vídeos com crítica oral sobre o filme “Os Incríveis 2” e oriente-os a antecipar o conteúdo dos vídeos. Se você preferir, pode escolher outro filme ou vídeo que faça mais sentido nesse momento. Use as questões propostas no plano, mas foque nas que ajudarão a dar ênfase nas antecipações e na análise dos vídeos. 

Compreensão leitora

Indicado para: 5º ano, Língua Portuguesa
Envie o texto sugerido no plano para os alunos – por WhatsApp, Telegram ou outro aplicativo de mensagem – juntamente com um pequeno vídeo ou áudio orientando a atividade. Peça que leiam apenas o título principal e o título auxiliar e oriente-os a refletir sobre o texto (veja as questões propostas na introdução do plano de aula). Para o desenvolvimento da atividade, proponha aos alunos que leiam o texto completo e reflitam sobre o que pensaram a partir do título com as questões iniciais. Oriente-os a retomar a leitura, desta vez grifando os trechos que irão ajudar a responder às questões. Se possível sugira que os alunos conversem com algum familiar sobre o tema da notícia para saber a opinião de outra pessoa.

Crônica: uma leitura do cotidiano

Indicado para: 5º ano, Língua Portuguesa
Explique para a turma o que é o gênero notícia, que traz informações e atualizações sobre importantes acontecimentos em nossas cidades e no mundo. Em seguida, fale sobre o gênero crônica e confira se eles conhecem ou conseguem definir uma crônica. Explique que as crônicas também falam de acontecimentos cotidianos, mas muitas vezes são acontecimentos de menor destaque, situações e fatos que não dariam uma notícia, mas que foram registrados com o intuito de fazer o leitor refletir sobre uma situação e, muitas vezes, se divertir.

Atividade com o gênero conto popular afro-brasileiro

Indicado para: 5º ano, Língua Portuguesa 
Nesse plano, os alunos vão conhecer um conto registrado pelo mestre Didi: Ossain, Dono das ervas e médico da religião africana no Brasil. Para introduzir o tema, envie o texto para os alunos, juntamente com um áudio ou vídeo orientando a atividade. Pergunte a eles se conhecem histórias e contos populares afro-brasileiros e explique que esses contos se distinguem por ter o ponto de vista e a temática culturalmente identificados com a afrodescendência. Por essa razão, esses contos são de grande importância ideológica, histórica e literária.

Leitura de uma entrevista: sentidos globais

Indicado para: 6º ano, Língua Portuguesa
Esse plano tem duas atividades de leitura para analisar o gênero entrevista. Encaminhe por WhatsApp, Telegram ou e-mail a “Entrevista com o grafiteiro Speto”, disponível no primeiro plano de aula da sequência de planos sobre entrevistas. Se possível, encaminhe também algumas imagens de grafites desse artista para dar sequência à análise do gênero.

Leitura e interpretação de dados do gnômon

Indicado para: 6º ano, Ciências
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “Contexto” do plano de aula e motive-os a entrar na história. Proponha a questão disparadora: qual seria o método mais correto para descobrirmos as horas utilizando o relógio do sol? Peça a eles que reflitam sobre a questão. Para essa atividade, os estudantes precisarão utilizar o instrumento construído na aula anterior, uma bússola ou um aplicativo equivalente.


Mapas temáticos do Brasil: leitura, interpretação e produção

Indicado para: 7º ano, Geografia 
A proposta aqui é aprofundar os conhecimentos sobre os mapas temáticos. Esse plano avança em termos de complexidade quanto à interpretação cartográfica, o que significa que ele não deve inaugurar o contato do estudante com a linguagem cartográfica. Para a apresentação do tema da aula, envie por meio de alguma ferramenta de comunicação (WhatsApp, Telegram, Messenger etc) o seguinte tema: Mapas Temáticos, você sabe o que são e como podemos construir um?


Leitura em Ambientes Virtuais

Indicado para: 8º ano, Inglês
A ideia aqui é explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa. 
Os planos de aula de Inglês possuem várias indicações de recursos online que podem ajudar a criar roteiros para seus alunos, enviados por WhatsApp, e-mail ou outro meio de comunicação que mantenha com a turma. Abuse dos links que são indicados no plano e reorganize as atividades em grupo para que sejam feitas individualmente ou em duplas que consigam se falar a distância. Vale ressaltar a importância de criar guias e condições para produção colaborativa, gerando interação entre os alunos.

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias