Atividade para impressão - Slogan da Introdução
Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo uma campanha publicitária para escola.
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação Vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita compartilhada e autônoma) / Escrita (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Revistas e tesouras; campanhas com slogans impressas e atividade de rascunho.
Dificuldades antecipadas: Como os alunos de 2º ano estão em processo de alfabetização podem sentir dificuldades de pensar em aspectos ligados à coesão e à coerência necessários para a elaboração do texto. .
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências em escrita. In: COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza (orgs.). Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. pp. 09-21.
___________, Aula de Português : encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Planejamento de textos para sua produção. In.: (orgs.) COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza. Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. pp. 87-107.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia em voz alta o título a aula e explique que na aula de hoje será proposto a elaboração de slogan para campanha
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Organize a turma em grupos de no máximo 5 alunos, os mesmo grupos da aula anterior .
- Depois de ter pensado nos elementos que irão compor uma campanha através do roteiro, relembre com eles esses elementos fazendo a releitura da campanha “se liga, me desliga” já trabalhada em aulas anteriores (disponível aqui). Você deve expor essas campanhas de maneira que todos possam visualizá-las, nesse caso, pode imprimir e colar no quadro, pode exibir no slide, ou entregar uma cópia para cada grupo; vai depender dos recursos que você tenha acesso.
- Faça a leitura em voz alta e siga com algumas perguntas para reflexão:
- Vamos observar esta campanha e pensar: qual é a mensagem que ela está transmitindo? (Espera-se que os alunos digam que a campanha transmite uma mensagem de conscientização sobre o cuidado no desperdício de água e energia)
- Quem está transmitindo essa mensagem? (Espera-se que os alunos identifique a autoria é o Grupo Hermes Pardini)
- Para quem foi escrita essa mensagem? (Espera-se que os alunos digam que é para o público em geral que consomem energia e água)
- O que se repete nas três campanhas? (Espera-se que os alunos leiam a frase “Se liga, me desliga”).
- Vocês sabem que parte da campanha publicitária é esta que está se repetindo? (Espera-se que os alunos digam que é o slogan)
- Para quê serve essa parte do texto publicitário? (Espera-se que os alunos digam que é uma frase mote, ou a frase que foi criada para impactar e marcar a campanha)
- Vocês acham que esta frase consegue cumprir o objetivo, ou seja, ela é impactante e marcante? (Resposta livre)
- O slogan é a única parte da campanha? (Espera-se que os alunos digam que a campanha, tem imagem, autoria e texto complementar)
- A imagem está de acordo com a mensagem transmitida? Ou seja, complementa o texto e slogan? (Espera-se que digam que sim)
- Qual a importância do texto “complementar” nesta campanha? (Espera-se que os alunos digam que ele vem reforçar, com exemplos, a necessidade da mudança de hábitos, foco da campanha).
- Vamos identificar a localização de cada item que compõe as peças desta campanha fazendo um círculo à medida que eu for dizendo : onde está o slogan? Onde está a autoria? Onde está a imagem? Tem texto complementar? Onde ele está? ( espera-se que os alunos circulem o slogan “se liga, me desliga”, a autoria localizada no rodapé da campanha, a imagem no meio e o texto complementar ao lado da imagem)
- Após ouvir 3 ou 4 alunos e siga para o desenvolvimento.
Materiais complementares: campanhas com slogans (disponível aqui).
<title> Desenvolvimento
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Após rememorar as partes de uma campanha publicitária, solicite que os alunos peguem o rascunho da aula passada para revisar a escrita dos elementos da campanha e começar a organizar a primeira versão do texto.
- Oriente-os quanto à montagem do texto, não só em relação à escrita, como também em relação ao lugar de cada elemento na folha de rascunho (disponível aqui). Para isso, podemos pedir que eles relembrem a organização dos elementos nas/das campanhas anteriormente vistas (isto é, onde, geralmente fica o slogan, o texto complementar, a imagem, a autoria, etc.). Eles podem, inclusive, revisitar as campanhas anteriores.
- Aproveite e entregue também uma folha de papel em branco para que eles façam o desenho/imagem da campanha separadamente, para que não haja a necessidade de redesenhá-la na versão final. Caso as crianças queiram, também podem procurar em revistas ou na internet imagens para utilizarem em seus textos.
- Abaixo algumas sugestões de abordagem:
- Vamos agora fazer um rascunho da campanha, comecem a pensar na disposição do slogan, da imagem e da autoria. Veja que há um espaço reservado para isso nas campanhas que vimos ao longo de nossas aulas. Onde é que, geralmente, eles ficam mesmo? (espera-se que as crianças digam que o slogan geralmente vem mais no centro, acima; que a imagem vem também em um lugar de destaque e que a autoria, geralmente, está mais abaixo).
- Façam o desenho da imagem da campanha nessa folha que entreguei a vocês a parte para que vocês possam colar na versão final. Lembrem-se de que a imagem deve transmitir a mesma mensagem que a frase, ou seja, eles se completam. Caso queiram, também podemos procurar essa imagem em revistas e/ou na internet (caso você, professor(a), consiga acesso ao computador).
- Escolhida/Feita a imagem e montado o slogan e o texto complementar, não se esqueçam da autoria que pode ser 2º A, B...etc. ou uma logomarca da equipe, como por exemplo: equipe os marketeiros, equipe criart, entre outros. Mãos à obra!
- Observação: reserve um tempo de 20 minutos para os alunos e vá circulando entre os grupos para auxiliá-los no que for necessário.
- Após a elaboração inicial dessa primeira versão, solicite que as equipes troquem suas produções, de forma que eles façam a leitura das produções uns dos outros para fazer supostas correções/comentários/sugestões. Dê um tempo para eles conversarem sobre as trocas feitas.
Materiais complementares: rascunho das campanhas ( disponíveis aqui)
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Feche a aula fazendo algumas observações com os alunos:
- O que vocês sentiram durante a elaboração dessa primeira versão da campanha? (Resposta livre).
- Ao lerem os textos dos amigos, vocês conseguiram perceber coerência na produção feita? Deram sugestões de melhorias? (Resposta livre).
- Na próxima aula iremos fazer uma revisão dos textos das campanhas, pensando na escrita da frase e na organização do texto, para que as campanhas de vocês consigam atingir o objetivo que é conscientizar. Iremos, também, ao produzir essa versão final, refletir sobre o melhor local para divulgarmos nossas produções.
- Recolha a primeira versão da campanha para visualizar as ideias iniciais das crianças e conseguir, na próxima aula, auxiliá-las mais pontualmente na edição e revisão de seus textos.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
Introdução
“Produzir um slogan para a campanha de conscientização” - explique, pelo WhatsApp, que este é o tema da aula. Relembre os elementos que irão compor a campanha através do roteiro em andamento e com a releitura da campanha “Se liga, me desliga”, já trabalhada em aulas anteriores (disponível aqui), que também pode ser enviada aos alunos.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula, compartilhe a tela com o material da introdução e faça algumas perguntas para reflexão seguindo as orientações do plano original. Com a mesma organização dos grupos da aula anterior, envie pelo WhatsApp a atividade a seguir:
Fechamento
Coloque-se à disposição dos grupos para auxiliá-los ou esclarecer dúvidas.
Convite às famílias
Proporcione um ambiente e horário adequados para que a criança realize videochamadas para a execução da atividade, auxiliando-a se for preciso.