Atividade para impressão - Campanhas para análise
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo a estrutura e objetivo dos slogans.
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação Vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, caixas de som e atividade complementar impressa.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem sentir dificuldade de ler a parte do texto escrito dos slogans por se encontrarem no processo de alfabetização. Além disso, podem ter dificuldade em perceber que a frase mote da campanha é o seu slogan.
Referências sobre o assunto:
CENTRO DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA (CEALE). GLOSSÁRIO. Faculdade de Educação da Universidade federal de Minas Gerais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/apresentacao. Acesso em: 08/10/2018.
____________________. Coleção: alfabetização e letramento. Faculdade Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/colecao-alfabetizacao-e-letramento.html. Acesso em: 08/10/2018.
CENTROS DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. Publicações. Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora. Acesso em: 08/10/2018.
JESUS, P. R. C. Slogan publicitário: é isso aí! Revista IMES, v. 04, n. 04 (janeiro-julho), 2002. pp. 32-38. Disponível em: file:///C:/Users/lilia/Downloads/787-2725-1-PB.pdf. Acessado em: 06 de outubro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Faça a leitura da frase ou, caso não vá apresentar o slide/escrevê-la na lousa, apenas diga a frase às crianças e pergunte:
- Vocês conhecem essa frase? Já ouviram ou viram essa frase em algum lugar?
- Ouça 2 ou 3 alunos e comente que a aula de hoje falará sobre frases similares a essa. Siga para introdução.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA