Atividade para impressão - Campanhas para análise
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo a estrutura e objetivo dos slogans.
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação Vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, caixas de som e atividade complementar impressa.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem sentir dificuldade de ler a parte do texto escrito dos slogans por se encontrarem no processo de alfabetização. Além disso, podem ter dificuldade em perceber que a frase mote da campanha é o seu slogan.
Referências sobre o assunto:
CENTRO DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA (CEALE). GLOSSÁRIO. Faculdade de Educação da Universidade federal de Minas Gerais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/apresentacao. Acesso em: 08/10/2018.
____________________. Coleção: alfabetização e letramento. Faculdade Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/colecao-alfabetizacao-e-letramento.html. Acesso em: 08/10/2018.
CENTROS DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. Publicações. Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora. Acesso em: 08/10/2018.
JESUS, P. R. C. Slogan publicitário: é isso aí! Revista IMES, v. 04, n. 04 (janeiro-julho), 2002. pp. 32-38. Disponível em: file:///C:/Users/lilia/Downloads/787-2725-1-PB.pdf. Acessado em: 06 de outubro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Faça a leitura da frase ou, caso não vá apresentar o slide/escrevê-la na lousa, apenas diga a frase às crianças e pergunte:
- Vocês conhecem essa frase? Já ouviram ou viram essa frase em algum lugar?
- Ouça 2 ou 3 alunos e comente que a aula de hoje falará sobre frases similares a essa. Siga para introdução.
Introdução
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
- Organize a turma em duplas ou trios, em que todos estarão sentados em suas carteiras separados com espaço entre as duplas ou trios. Importante considerar as hipóteses de escrita das crianças ao organizá-las nessas duplas/trios.
- Apresente o vídeo “Leia para uma criança #issomudaomundo” da campanha do banco Itaú, e em seguida faça algumas perguntas:
- Que tipo de texto é esse? (Espera-se que os alunos digam que é uma propaganda ou publicidade)
- Já viram essa propaganda em algum lugar? (Provavelmente os alunos já viram essa propaganda na TV e irão dizer que trata-se da propaganda do banco Itaú, visando incentivar a leitura por meio da distribuição de livros grátis)
- Que mensagem ela está transmitindo? (Espera-se que os alunos compreendam a importância dos pais lerem livros para os seus filhos e que a leitura pode mudar o mundo, não só por trazer mais conhecimentos aquele que lê (e, com mais informação, conseguir agir mais ativamente no mundo em que vive, transformando-o), como também muda o mundo interior da pessoa leitora.)
- Vocês gostam de ler ou ouvir histórias? Seus pais fazem leituras de histórias para vocês? (Resposta pessoal)
- Quem vocês acham que é o autor dessa propaganda? (Espera-se que os alunos digam que se trata do banco Itaú)
- Quais foram os personagens utilizados pelo autor do vídeo? (Espera-se que os alunos identifiquem o pai e a filha)
- Como o autor pensou em montar essa propaganda? Temos texto? Há imagens? (Espera-se que os alunos identifiquem a forma de diagramação da propaganda, como a imagem em movimento da menina com o seu pai lendo o livro “Meu amigo robô”, ela crescendo, estudando na faculdade e depois trabalhando numa empresa que fabrica robôs de verdade. Quanto ao texto, no final do vídeo aparece um texto com letras branca “Quando você lê para uma criança, ela pode ir mais longe do que você imagina. Leia para uma criança #issomudaomundo.”)
- Vocês perceberam que somente no final o autor do texto apresenta uma frase. Que frase era mesmo? (Espera-se que as crianças se lembrem, em especial, da frase: leia para uma criança #issomudaomundo).
- Tendo em vista o modo como o texto foi feito, onde vocês acham que ele foi (ou pode ser) divulgado? (Espera-se que as crianças percebam que, por se tratar de um texto em movimento, a circulação seria TV ou internet).
- Vocês sabiam que o banco Itaú já faz essa campanha há algum tempo? (Caso tenha disponibilidade, mostre o vídeo da campanha de 2013, e o da campanha de 2017. Se não, compartilhe essa informação). Todo ano o banco Itaú promove essa campanha. Vocês já participaram dela? (Resposta pessoal).
- Agora que vimos alguns textos no formato de vídeo, vamos ver alguns que o banco Itaú usou e usa, mas no formato impresso. Por que será que o banco usou essas duas formas de divulgar sua campanha? (Espera-se que aqui as crianças relembrem a circulação da campanha, uma para tv/internet e outra para revistas, por exemplo. Quanto maior e mais diversificados os meios de divulgação, diferenciando, então, seu suporte, mais o banco conseguirá atingir as pessoas e, assim, tornar pública sua campanha).
- Ouça 3 ou 4 crianças e siga para o desenvolvimento.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Entregue às duplas ou trios textos/peças que compõem a campanha publicitária do banco Itaú, mas, agora, na modalidade impressa (disponível aqui).
- Após a entrega, solicite aos alunos que leiam os textos (são compostos mais de imagens do que frases, por isso, a leitura será rápida) e conversarem, entre eles, sobre a relação daqueles textos com o vídeo (ou vídeos, se você conseguir apresentar os de 2013 e 2017) que viram há pouco. Dê um tempo para que discutam entre si.
- Em seguida faça uma análise com os alunos:
- Observem os textos que foram entregues. Que tipo de texto são? (Espera-se que os alunos identifiquem o gênero publicitário)
- Que mensagem estão transmitindo? (Espera-se que os estudantes digam que a mensagem é fala de ler para uma criança para que estimule a imaginação para ela ser o que quiser, bem como que a leitura pode mudar o mundo, não só por trazer mais conhecimentos aquele que lê (e, com mais informação, conseguir agir mais ativamente no mundo em que vive, transformando-o), como também muda o mundo interior da pessoa leitora.)
- Como foi pensada a sua formatação em relação à imagem e o texto? Tem mais imagem ou mais texto? Por que será que a campanha foi organizada dessa forma? (Espera-se que os alunos percebam que há mais imagem do que texto, e que o texto é curto por se tratar do slogan da marca (talvez, nesse momento, ainda não façam essa nomeação). Além disso, espera-se que eles consigam perceber que uma possibilidade para justificar a organização da campanha é a necessidade de colocar em evidência o que está sendo falado no slogan (ou na frase curta, caso, ainda, não nomeiem esse tipo de frase). Isto é, mostrar, por exemplo, uma situação de uma menina fantasiada de astronauta e o pai lendo um livro pra ela, faz com que a leitor compreenda relação com a frase da imaginação; ou, ainda, a ampliação do repertório da criança, quando há leitura (campanha 2); ou, ainda, a representação de um personagem típico do universo literário (campanha 3), etc..)
- Analisando os textos impressos com os textos em movimento (vídeos), o que há em comum? Há alguma coisa que se repete ao longo dos textos da campanha? (Espera-se que as crianças identifiquem a mesma temática e, assim, o incentivo à leitura. Espera-se, ainda, que falem sobre a repetição da frase mote: leia para uma criança, isso muda o mundo. Eles podem observar essa repetição desde a campanha de 2013. Caso não falem sobre a frase, faça mediações para que percebam a sua ocorrência/repetição)
- Vocês sabem por que o autor colocou essa frase curta e a repetiu ao longo dos textos da campanha? (É importante que eles compreendam que é uma frase curta porque trata-se de um slogan, que faz parte do texto publicitário. Trata-se de uma frase de efeito que ajuda a formar uma identificação única da campanha. Em alguns textos teóricos, a frase mote também é conhecida como tema (clique aqui, caso queira saber mais). O tema/slogan tem algumas funções como: construir a unidade da campanha e auxiliar no processo de persuasão, sendo um conceito guarda-chuva da campanha. Precisa ser curta para ser de fácil memorização e ajudar na identificação da marca, fazendo relação com a empresa/objetivo da campanha).
- Como chama esse texto curto que algumas marcas usam/têm? (Espera-se que eles se lembrem do nome slogan, uma vez que, em aulas anteriores, o conceito foi abordado. Caso não se lembrem, pode conceituar, tendo em vista que, pelas mediações realizadas anteriormente, espera-se que o conceito de slogan já tenha sido compreendido, aqui apenas o nomearemos).
- Para que, geralmente, esses textos curtos são usados? (Espera-se que os alunos comentem que o slogan contribui para o rememorar a campanha, sendo, ainda, a ideia geral, expressa por uma frase que serve de guia ou motivação para ação (frase que norteia a criação da campanha como um todo). Complemente essa função com as ideias apresentadas anteriormente, em especial, as discutidas nos itens E e F.
Observação: Em campanhas infantis, trabalha-se com o conceito de slogan como a frase mote, no entanto, há, também, o entendimento do slogan como a frase que representa/expressa uma qualidade da marca, apresentando-se ao lado/abaixo da logomarca da empresa (ver referência, clicando aqui. Em especial, acesse a página 139/140), como, por exemplo: Nescau - energia que dá gosto; Bombril - 1001 utilidades.
4. Ouça duas ou três crianças.
Materiais complementares: Campanha do banco Itaú: leia para uma criança.
<title> Desenvolvimento
Desenvolvimento
Orientações:
5. Após a discussão sobre a campanha do banco Itaú, entregue a atividade complementar (disponível aqui).
6. Antes de ler o enunciado, retome com eles algumas descobertas já vistas com a análise da campanha do banco Itaú:
- Pela análise da campanha do banco Itaú, percebemos que, algumas vezes, os autores de textos publicitários utilizam-se de slogans para tentar marcar ainda mais a campanha na mente das pessoas. Além de ter essa frase como o guia, o tema de todos os textos que serão criados na campanha.
- Se tivéssemos que analisar algumas campanhas, como poderíamos identificar seus slogans? O que há nessas frases que nos dão pistas de serem slogans? (Aqui, espera-se que as crianças se lembrem que o slogan é uma frase de efeito e que se repete ao longo das peças/textos das campanhas).
- Vamos, então, tentar identificar os slogans das campanhas presentes na atividade entregue.
7. Leia a atividade em voz alta e explique que eles precisam identificar, nos textos das campanhas, o slogan.
8. Ao final, cada dupla ou trio irá socializar suas respostas e, à medida em que cada dupla for justificando a escolha pergunte se outra dupla ou trio também fez da mesma forma. Assim, ganha-se tempo e dá um certo dinamismo na socialização da atividade. Corrija e comente as escolhas, completando com informações as justificativas que estiverem incompletas.
9. Depois das correções, ouça algumas impressões das crianças sobre os slogans analisados:
A. Qual das frases é mais interessante, criativa e convincente? Por que acham isso?
Materiais complementares: Atividade de descoberta.
Fechamento
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
1. Finalize a aula fazendo algumas observações sobre o gênero textual:
- O que vocês compreenderam sobre o slogan? (Espera-se que os alunos digam que é uma frase curta e de efeito de propagandas publicitárias)
- Qual é o objetivo do slogan? (Espera-se que os alunos compreendam que o slogan tem por finalidade ser uma frase impactante e marcante que compõe a campanha publicitária)
- Onde podemos encontrar os slogans, ou seja, onde ele pode ser divulgado? (O slogan pode ser usado em campanhas de circulação em revistas, internet e em propagandas da TV, como vimos no comercial)
- Como conseguimos diferenciar o slogan de outros textos que há nas campanhas? (Aqui, espera-se que as crianças comentem novamente que o slogan é uma frase curta, que se repete ao longo dos textos da campanha. Trata-se de uma frase de efeito que ajuda a formar uma identificação única da campanha, construir sua unidade e auxiliar no processo de persuasão, sendo um conceito guarda-chuva da campanha. Precisa ser curta para ser de fácil memorização e ajudar na identificação da marca, fazendo relação com a empresa/objetivo da campanha)
- Assim que for retomando esses aspectos com as crianças, faça uma lista com eles, registrando, em uma cartolina (ou outro material) os principais pontos vistos, expondo-os para que as crianças possam retornar a eles sempre que necessário.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
* Sites sugeridos para este plano adaptado:
Slogans que grudaram na cabeça dos brasileiros, disponíveis aqui;
Jogo: Slogans de sucesso, disponível aqui.
Introdução
Encaminhe por escrito, pelo WhatsApp, a seguinte frase: Leia para uma criança #issomudaomundo.
Peça que a observem com atenção, verificando se já ouviram ou viram essa frase em algum lugar. Comente que será encaminhado um vídeo (disponível aqui) da campanha do Banco Itaú para assistirem previamente, observando a mensagem transmitida.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e siga as orientações do desenvolvimento do plano original para fazer as intervenções. Compartilhe sua tela com imagens da campanha publicitária do Banco Itaú (disponíveis aqui), relacionando-as também com o vídeo para destacar o uso do slogan nesse tipo de texto.
Fechamento
Ainda de forma síncrona, os questionamentos e discussões podem ser baseados no plano. Para finalizar, encaminhe o link (disponível aqui) com uma lista de 20 slogans bastante conhecidos durante muitos anos, ressaltando, para que compreendam, que o slogan é uma frase de efeito que ajuda a formar uma identificação única da campanha, construir sua unidade e auxiliar no processo de persuasão. Ela precisa ser curta para ser de fácil memorização e ajudar na identificação da marca, fazendo relação com a empresa/objetivo da campanha. Oriente-os a registrar no caderno a definição de slogan e escolher 3 frases da lista para também fazer o registro.
Convite às famílias
Use a memória e brinque com o quiz de 20 slogans de sucesso (disponível aqui) junto com a criança. Você vai gostar, se divertir e auxiliar seu filho com o tema da aula.