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Plano de aula: Cartas, para quê elas servem?

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações.

Vídeos: Criança de 9 anos escreve carta de reivindicação para prefeito de Goiânia, G1. Link: https://goo.gl/FF1jiZ Acesso em 12 de agosto de 2018;
Garoto órfão pede biscoito recheado em carta para o Papai Noel, MG Record. Link: https://bit.ly/2w2ow9S Acesso em 12 de agosto de 2018.

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente, ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails de e mensagens por celular, que permitem uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável, demonstrando desse modo que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: A timidez pode atrapalhar alguns alunos a realizar a leitura em voz alta, o que pode decorrer de um clima não apropriado para que o aluno se sinta à vontade para se expressar independentemente de julgamentos. Alguns alunos podem ter dificuldades em ler com autonomia e fluência os textos apresentados, o que, de fato, pode interferir na compreensão e realização de inferências. Por conter textos com letras cursivas e manuscritas, alguns alunos podem apresentar dificuldades em realizar uma leitura fluente.

Referências sobre o assunto:

AVANÇO, Terezinha Braido. Gêneros epistolares: Estratégias de leitura para o gênero carta. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_terezinha_braido_avanco.pdf

SILVA, Maria Emília Lins. Criando oportunidades significativas de leitura e produção de cartas. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.113 - 126. 2005. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/27.pdf

SILVA, Regina Marcia Michelato. Gênero “carta de reclamação”: uma proposta de intervenção a partir da metodologia das sequências didáticas. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_reginamarciamichelatosilva.pdf

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Nesta aula, os alunos irão analisar cartas, buscando perceber que possuem diversas finalidades: reivindicar, reclamar, solicitar, informar familiares e amigos sobre fatos pessoais e obter informações sobre eles, emitir opiniões, etc. Deve estar presente a ideia de que a carta prevê um diálogo entre os correspondentes e que, em geral, objetiva uma resposta. A exceção ficará por conta de algumas cartas públicas, como carta do leitor, que em si já é uma resposta ao que se leu.
  • Antes de iniciar a aula, prepare todos os recursos que serão utilizados: recursos áudio visuais, cópia das cartas que serão lidas pelos alunos (acesse aqui esse material).
  • Leia o título da aula e deixe que os alunos especulem a respeito do tema que será tratado nessa aula.
  • Pergunte aos alunos:
  • Que tipos de cartas vocês conhecem?
  • Para que elas servem?
  • Nos dias atuais, ainda é comum o envio de cartas? Em que situações?

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