Cartas para analisar
Cartas para analisar
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações.
Vídeos: Criança de 9 anos escreve carta de reivindicação para prefeito de Goiânia, G1. Link: https://goo.gl/FF1jiZ Acesso em 12 de agosto de 2018;
Garoto órfão pede biscoito recheado em carta para o Papai Noel, MG Record. Link: https://bit.ly/2w2ow9S Acesso em 12 de agosto de 2018.
Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente, ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails de e mensagens por celular, que permitem uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável, demonstrando desse modo que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.
Dificuldades antecipadas: A timidez pode atrapalhar alguns alunos a realizar a leitura em voz alta, o que pode decorrer de um clima não apropriado para que o aluno se sinta à vontade para se expressar independentemente de julgamentos. Alguns alunos podem ter dificuldades em ler com autonomia e fluência os textos apresentados, o que, de fato, pode interferir na compreensão e realização de inferências. Por conter textos com letras cursivas e manuscritas, alguns alunos podem apresentar dificuldades em realizar uma leitura fluente.
Referências sobre o assunto:
AVANÇO, Terezinha Braido. Gêneros epistolares: Estratégias de leitura para o gênero carta. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_terezinha_braido_avanco.pdf
SILVA, Maria Emília Lins. Criando oportunidades significativas de leitura e produção de cartas. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.113 - 126. 2005. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/27.pdf
SILVA, Regina Marcia Michelato. Gênero “carta de reclamação”: uma proposta de intervenção a partir da metodologia das sequências didáticas. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_reginamarciamichelatosilva.pdf
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOSEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).