Cartas para analisar
Cartas para analisar
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações.
Vídeos: Criança de 9 anos escreve carta de reivindicação para prefeito de Goiânia, G1. Link: https://goo.gl/FF1jiZ Acesso em 12 de agosto de 2018;
Garoto órfão pede biscoito recheado em carta para o Papai Noel, MG Record. Link: https://bit.ly/2w2ow9S Acesso em 12 de agosto de 2018.
Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente, ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails de e mensagens por celular, que permitem uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável, demonstrando desse modo que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.
Dificuldades antecipadas: A timidez pode atrapalhar alguns alunos a realizar a leitura em voz alta, o que pode decorrer de um clima não apropriado para que o aluno se sinta à vontade para se expressar independentemente de julgamentos. Alguns alunos podem ter dificuldades em ler com autonomia e fluência os textos apresentados, o que, de fato, pode interferir na compreensão e realização de inferências. Por conter textos com letras cursivas e manuscritas, alguns alunos podem apresentar dificuldades em realizar uma leitura fluente.
Referências sobre o assunto:
AVANÇO, Terezinha Braido. Gêneros epistolares: Estratégias de leitura para o gênero carta. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_terezinha_braido_avanco.pdf
SILVA, Maria Emília Lins. Criando oportunidades significativas de leitura e produção de cartas. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.113 - 126. 2005. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/27.pdf
SILVA, Regina Marcia Michelato. Gênero “carta de reclamação”: uma proposta de intervenção a partir da metodologia das sequências didáticas. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_reginamarciamichelatosilva.pdf
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Outras crianças podem se posicionar do lado dos pais argumentando que elas são responsáveis pela educação das crianças e que precisam, às vezes, utilizar de sua autoridade. Podem, ainda, dizer que reclamar dos adultos é falta de respeito.
Materiais complementares:
SÁ, Eduardo de. Livro de reclamações das crianças. Eduardo de Sá, Lisboa: Oficina do Livro, 2017.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Textos disponíveis nos materiais complementares Atividade para Impressão Carta 1 e Carta 2. Acesse aqui.
Orientações:
Perceba também que algumas respostas não serão possíveis de ser dadas com as informações fornecidas nas cartas. Por exemplo, a primeira carta não foi assinada pelo autor. Outras informações sobre o local de onde escrevem, por exemplo, podem ser dadas na primeira carta, mas não na segunda. Todas as informações faltantes serão fornecidas posteriormente nos vídeos que assistirão logo no próximo slide.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Peça aos alunos que assistam aos vídeos com atenção, preocupando-se em detectar informações que possam confirmar ou completar as respostas dadas aos questionamentos apresentados no slide anterior. São reportagens curtas que contextualizam a escrita, envio e, em um dos casos, os resultados obtidos dos textos anteriormente lidos. Após assistirem aos vídeos, espera-se que os alunos concluam que:
Carta 1:
Quem escreveu: um menino de 9 anos chamado Cauã.
Material utilizado: uma folha de uma agenda.
Para quem: para o prefeito.
Para quê: reivindicando a reforma da praça.
Por que motivo: a praça estava descuidada, faltando manutenção do campo e dos brinquedos.
Local de onde escreve: de uma praça sem condições para que as crianças brinquem.
Como a carta chegou até o destinatário: pelos elementos apresentados no vídeo, pode-se deduzir que alguém da família entregou a carta na prefeitura.
Resultados: os elementos apresentados não permitem inferir se a praça foi ou não reformada.
Carta 2:
Quem escreveu: um menino de 11 anos chamado Ailton.
Material utilizado: uma folha branca.
Para quem: para Papai Noel.
Para quê: solicitar ajuda, fazer pedido de presente de natal.
Por que motivo: por ser de família pobre e sem recursos, órfão de mãe e de pai, estar precisando de alimentos e de materiais escolares e por desejar um natal com alimentação.
Local de onde escreve: de uma casa simples e de difícil acesso em um bairro da região metropolitana de Belo Horizonte.
Como a carta chegou até o destinatário: por meio dos correios.
Resultados: a família recebeu bastante doações, inclusive chocolates que o garoto começou a devorar.
Materiais complementares:
Vídeo 1: Criança de 9 anos escreve carta de reivindicação para prefeito de Goiânia, G1. Disponível em http://g1.globo.com/goias/videos/v/crianca-de-9-anos-escreve-carta-de-reivindicacao-para-prefeito-de-goiania/2829413/ . Acesso em 12 de agosto de 2018.
Vídeo 2: Garoto órfão pede biscoito recheado em carta para o Papai Noel, R7. Disponível em https://noticias.r7.com/minas-gerais/mg-record/videos/garoto-orfao-pede-biscoito-recheado-em-carta-para-o-papai-noel-21022018 . Acesso em 12 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre as atividades;
Cartas para analisar, disponíveis aqui;
Vídeo 1, disponível aqui, e Vídeo 2, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui)
Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a conhecerem diferentes tipos de cartas. Pergunte que tipos de carta eles já conhecem, para que elas servem e em que situações, nos dias atuais, ainda são utilizadas. Peça que respondam no grupo, de modo que possam compartilhar suas ideias. Envie a imagem do “livro de reclamações das crianças” e algumas das reclamações que estão no slide de Introdução deste plano. Siga as orientações do plano original para levantar alguns questionamentos, de modo que fique claro que reclamar pode ir além da queixa, pode ser uma forma de reivindicação com argumentos e que a carta, nesses casos, pode ser uma via de registro e envio formal das reclamações.
Desenvolvimento
Envie à turma as duas cartas que estão no Desenvolvimento deste plano. A primeira traz a reivindicação de um menino por melhorias no campinho de seu bairro e a segunda é uma carta para o Papai Noel. Envie também os questionamentos que estão no plano original, incentivando a reflexão sobre a situação comunicativa, o conteúdo e os recursos linguísticos empregados em cada um dos casos. Estipule um prazo para o envio das respostas.
Analise as respostas obtidas para dar uma devolutiva para a turma, e envie também os dois vídeos que mostram os autores das cartas e o contexto em que foram escritas. Peça que os estudantes comparem o material com as respostas dadas, podendo confirmá-las ou completá-las.
Fechamento
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação que atinja todo o grupo, o seguinte questionamento: “Quais motivos podem levar as pessoas a escrever e enviar cartas?”. Vá criando junto com os estudantes uma lista de possibilidades; depois, peça que registrem no caderno as várias finalidades que pode ter uma carta. Neste fechamento, é importante que eles percebam que também podem ser autores deste gênero textual.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a conversar com as crianças sobre o envio e recebimento de cartas, tentando elencar as situações em que esse tipo de troca de mensagens ainda ocorre. As famílias podem ler os textos e assistir aos vídeos do plano junto com os estudantes, apoiando não só o acesso ao material, mas também a reflexão sobre os temas apresentados.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações.
Vídeos: Criança de 9 anos escreve carta de reivindicação para prefeito de Goiânia, G1. Link: https://goo.gl/FF1jiZ Acesso em 12 de agosto de 2018;
Garoto órfão pede biscoito recheado em carta para o Papai Noel, MG Record. Link: https://bit.ly/2w2ow9S Acesso em 12 de agosto de 2018.
Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente, ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails de e mensagens por celular, que permitem uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável, demonstrando desse modo que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.
Dificuldades antecipadas: A timidez pode atrapalhar alguns alunos a realizar a leitura em voz alta, o que pode decorrer de um clima não apropriado para que o aluno se sinta à vontade para se expressar independentemente de julgamentos. Alguns alunos podem ter dificuldades em ler com autonomia e fluência os textos apresentados, o que, de fato, pode interferir na compreensão e realização de inferências. Por conter textos com letras cursivas e manuscritas, alguns alunos podem apresentar dificuldades em realizar uma leitura fluente.
Referências sobre o assunto:
AVANÇO, Terezinha Braido. Gêneros epistolares: Estratégias de leitura para o gênero carta. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_terezinha_braido_avanco.pdf
SILVA, Regina Marcia Michelato. Gênero “carta de reclamação”: uma proposta de intervenção a partir da metodologia das sequências didáticas. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_reginamarciamichelatosilva.pdf
ILVA, Maria Emília Lins. Criando oportunidades significativas de leitura e produção de cartas. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.113 - 126. 2005. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/27.pdfVocê pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
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