Plano de Aula

Plano de aula: Cartas, para quê elas servem?

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações.

Vídeos: Criança de 9 anos escreve carta de reivindicação para prefeito de Goiânia, G1. Link: https://goo.gl/FF1jiZ Acesso em 12 de agosto de 2018;
Garoto órfão pede biscoito recheado em carta para o Papai Noel, MG Record. Link: https://bit.ly/2w2ow9S Acesso em 12 de agosto de 2018.

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente, ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails de e mensagens por celular, que permitem uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável, demonstrando desse modo que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: A timidez pode atrapalhar alguns alunos a realizar a leitura em voz alta, o que pode decorrer de um clima não apropriado para que o aluno se sinta à vontade para se expressar independentemente de julgamentos. Alguns alunos podem ter dificuldades em ler com autonomia e fluência os textos apresentados, o que, de fato, pode interferir na compreensão e realização de inferências. Por conter textos com letras cursivas e manuscritas, alguns alunos podem apresentar dificuldades em realizar uma leitura fluente.

Referências sobre o assunto:

AVANÇO, Terezinha Braido. Gêneros epistolares: Estratégias de leitura para o gênero carta. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_terezinha_braido_avanco.pdf

SILVA, Maria Emília Lins. Criando oportunidades significativas de leitura e produção de cartas. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.113 - 126. 2005. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/27.pdf

SILVA, Regina Marcia Michelato. Gênero “carta de reclamação”: uma proposta de intervenção a partir da metodologia das sequências didáticas. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_reginamarciamichelatosilva.pdf

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Nesta aula, os alunos irão analisar cartas, buscando perceber que possuem diversas finalidades: reivindicar, reclamar, solicitar, informar familiares e amigos sobre fatos pessoais e obter informações sobre eles, emitir opiniões, etc. Deve estar presente a ideia de que a carta prevê um diálogo entre os correspondentes e que, em geral, objetiva uma resposta. A exceção ficará por conta de algumas cartas públicas, como carta do leitor, que em si já é uma resposta ao que se leu.
  • Antes de iniciar a aula, prepare todos os recursos que serão utilizados: recursos áudio visuais, cópia das cartas que serão lidas pelos alunos (acesse aqui esse material).
  • Leia o título da aula e deixe que os alunos especulem a respeito do tema que será tratado nessa aula.
  • Pergunte aos alunos:
  • Que tipos de cartas vocês conhecem?
  • Para que elas servem?
  • Nos dias atuais, ainda é comum o envio de cartas? Em que situações?

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos