Trecho de texto de Ricardo Azevedo
Trecho de texto de Ricardo Azevedo
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia e tela ou impressão dos slides. Quadro. Textos impressos.
AZEVEDO, Ricardo. Nossa Rua Tem um Problema. São Paulo: Ática, 1999.(opcional)
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: No início do 3º ano, a expectativa é que os alunos tenham construído o Sistema de Escrita Alfabética e, que, deste modo, leiam e escrevam, autonomamente. O desafio é ampliar a fluência na leitura e escrita com base em textos orais e escritos, inseridos em contextos reais ou imaginários. O agrupamento se faz necessário.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212
LEMOV, Douglas. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução Leda Beck; consultoria e revisão técnica Guiomar Namo de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Boa Prosa. Fundação Lemann,2011.
CLARA, /Regina Andrade; ALTENFELDER, Anna Helena. Se bem me lembro... Olimpíada de Língua Portuguesa- São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social; Brasília, DF: MEC, 2008.
LERNER,Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Editora Penso,2002.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
3. Estabeleça critérios que nortearão o comportamento leitor para as próximas rodas de leitura:
4. Valide as hipóteses dos alunos lendo um trecho do livro: “Nossa rua tem um problema”, de Ricardo Azevedo. Diário do Zuza.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Características essenciais do gênero Diário:
Diário pessoal é uma forma de expressão íntima
Quem escreve? O próprio autor.
Para quem se escreve? Para ele mesmo.
Onde? Suportes diversificados: papéis, digitais, internet.
Quando? Diariamente, ao final do dia
Com que intenção? Relatar acontecimentos, expressar vivências, emoções, opiniões...
Forma: data, vocativo, despedida, assinatura
Linguagem: informal, o narrador personagem é identificado pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha], caligrafia como marca pessoal e emoção
Diálogo : com o próprio diário
Função: arquivo de relatos e confissões. Guarda de segredos.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Dicas para ampliar repertório sobre o gênero:
Material complementar: Curti e recomendo a leitura.
Sugestão de Obras Literárias para o gênero em estudo Diário:
AZEVEDO, Ricardo. Nossa Rua Tem um Problema. São Paulo: Ática, 1999.
ZIRALDO. Diário da Julieta: as histórias mais secretas da menina maluquinha. São Paulo. Globo.2006
KINNEY, Jeff. Coleção Diário de um banana.
SILVA, Flávia Lins e. Diário de Pilar na Grécia.
SCIESKA, Jon. O DIÁRIO DO LOBO - A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS.
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Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO3_02SQA2
Recursos indicados
- Necessários: whatsapp, email para compartilhar os documentos do Google da atividade. Veja como usá-lo em:
Google docs.
Material para a atividade, clique em:
Imagem atividade 1
Imagens atividade 2
Textos atividade
Trecho do livro
- Opcionais: Google formulários e Padlet.
Como usar formulários
Padlet
Introdução
Compartilhe as imagens sugeridas nos slides de introdução dos planos (imagens de diários e títulos de livros sobre diário). Pode ser pelo whatsapp ou pelo email. Depois envie as perguntas da introdução no grupo de whatsapp para levantar os conhecimentos dos alunos sobre o assunto.
Desenvolvimento
Compartilhe o texto proposto no slide, você pode criar um formulário com as perguntas sobre o texto sugeridas no plano. Conte em áudio a síntese da história de Anne Frank e envie a foto dela. Envie pelo email ou pelo whatsapp o trecho do livro: “Nossa rua tem um problema”. Em seguida você pode criar um mural no Padlet com duas colunas para que cada aluno coloque suas impressões: antes da leitura e depois da leitura. Procure colocar no mural as principais perguntas propostas na orientação do plano incluindo a opinião deles sobre o texto. Outra opção é criar um documento no Google com as colunas e compartilhar com os alunos pelo email ou whatsapp.
Fechamento
Faça uma lista com os alunos dos motivos que eles teriam para começar a escrever num diário pessoal. Pergunte pelo whatsapp e peça para que cada aluno responda por áudio ou por escrito. Depois, organize as respostas num quadro síntese para ser consultado pelos alunos posteriormente.
Convite às famílias
Convide os familiares a realizarem a leitura dos livros indicados ou assistirem ao filme. Você também pode sugerir que eles ajudem a criança a criar um diário.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Valéria da Silveira
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Diário : ampliando o conhecimento sobre o gênero.
Finalidade da aula: Ampliar o conhecimento sobre o gênero por meio de critérios de escolhas de livros ou textos para a roda de leitura.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Diário
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02/EF15LP03/ EF03LP12
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de <Leitura>
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia e tela ou impressão dos slides. Quadro. Textos impressos.
AZEVEDO, Ricardo. Nossa Rua Tem um Problema. São Paulo: Ática, 1999.(opcional)
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: No início do 3º ano, a expectativa é que os alunos tenham construído o Sistema de Escrita Alfabética e, que, deste modo, leiam e escrevam, autonomamente. O desafio é ampliar a fluência na leitura e escrita com base em textos orais e escritos, inseridos em contextos reais ou imaginários. O agrupamento se faz necessário.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212
LEMOV, Douglas. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução Leda Beck; consultoria e revisão técnica Guiomar Namo de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Boa Prosa. Fundação Lemann,2011.
CLARA, /Regina Andrade; ALTENFELDER, Anna Helena. Se bem me lembro... Olimpíada de Língua Portuguesa- São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social; Brasília, DF: MEC, 2008.
LERNER,Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Editora Penso,2002.
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