Trecho de texto de Ricardo Azevedo
Trecho de texto de Ricardo Azevedo
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia e tela ou impressão dos slides. Quadro. Textos impressos.
AZEVEDO, Ricardo. Nossa Rua Tem um Problema. São Paulo: Ática, 1999.(opcional)
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: No início do 3º ano, a expectativa é que os alunos tenham construído o Sistema de Escrita Alfabética e, que, deste modo, leiam e escrevam, autonomamente. O desafio é ampliar a fluência na leitura e escrita com base em textos orais e escritos, inseridos em contextos reais ou imaginários. O agrupamento se faz necessário.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212
LEMOV, Douglas. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução Leda Beck; consultoria e revisão técnica Guiomar Namo de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Boa Prosa. Fundação Lemann,2011.
CLARA, /Regina Andrade; ALTENFELDER, Anna Helena. Se bem me lembro... Olimpíada de Língua Portuguesa- São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social; Brasília, DF: MEC, 2008.
LERNER,Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Editora Penso,2002.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).