Trecho de texto de Ricardo Azevedo
Trecho de texto de Ricardo Azevedo
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Valéria da Silveira
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Diário : ampliando o conhecimento sobre o gênero.
Finalidade da aula: Ampliar o conhecimento sobre o gênero por meio de critérios de escolhas de livros ou textos para a roda de leitura.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Diário
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02/EF15LP03/ EF03LP12
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de <Leitura>
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia e tela ou impressão dos slides. Quadro. Textos impressos.
AZEVEDO, Ricardo. Nossa Rua Tem um Problema. São Paulo: Ática, 1999.(opcional)
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: No início do 3º ano, a expectativa é que os alunos tenham construído o Sistema de Escrita Alfabética e, que, deste modo, leiam e escrevam, autonomamente. O desafio é ampliar a fluência na leitura e escrita com base em textos orais e escritos, inseridos em contextos reais ou imaginários. O agrupamento se faz necessário.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212
LEMOV, Douglas. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução Leda Beck; consultoria e revisão técnica Guiomar Namo de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Boa Prosa. Fundação Lemann,2011.
CLARA, /Regina Andrade; ALTENFELDER, Anna Helena. Se bem me lembro... Olimpíada de Língua Portuguesa- São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social; Brasília, DF: MEC, 2008.
LERNER,Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Editora Penso,2002.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).