Cartaz - Energia verde
Cartaz - Energia verde
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textos expositivos de divulgação científica e no campo de atuação “Estudo e pesquisa e Vida pública” . A aula faz parte do módulo “Abertura”.
Materiais necessários: Computador com projetor ou cartaz, textos impressos e caderno.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
- Dificuldades específicas de leitura.
- Falta de conhecimentos prévios sobre o tema da aula.
- Falta de entendimento sobre a função social do gênero textual abordado.
Sugestões de leitura ao professor nos links:
Referências sobre o assunto:
ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402/422. Acesso em 01 de setembro de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1. Apresente o título da atividade aos alunos.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Atividade coletiva
1. Apresente o slide (ou imagem em forma de cartaz) aos alunos e deixe que observem.
2. Inicie um debate sobre a interpretação de sentido. Pergunte:
- Qual é a mensagem transmitida pela imagem?
- Existe relação entre a imagem e o título do slide (cartaz)? Qual?
3. Deixe que os alunos interajam e ouça suas conclusões.
4. Diga aos alunos:
- Agora vou apresentar a vocês textos impressos que tratam desse assunto. Que tipo de texto poderia tratar desse tema? Quem você acha que poderia escrever um texto sobre esse tema? Para quem? Com qual objetivo alguém escreveria sobre isso?
Propósito: Introduzir um tema, realizar antecipações e verificar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao gênero que será apresentado.
Materiais para impressão:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: documentos dos textos em suas páginas de veiculação das matérias.
Sugestões de leitura ao professor nos links:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
O objetivo dessa aula é que os alunos concluam que um texto de divulgação científica é:
1- Expositivo.
2- Utiliza um padrão de linguagem formal.
3- Transmite conhecimentos de natureza científica.
4- Divulga informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral.
5- Apresenta uma estrutura específica: Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Sugestão: Caderno de Descobertas - Solicite que os alunos reservem um caderno onde anotarão as descobertas que farão durante as aulas. Nele serão escritas as regras e conclusões que considerarem importantes para serem retomadas posteriormente ou para estudos.
Orientações:
O objetivo dessa aula é que os alunos concluam que um texto de divulgação científica:
1- É expositivo.
2- Utiliza um padrão de linguagem formal.
3- Transmite conhecimentos de natureza científica.
4- Divulga informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral.
5- Apresenta uma estrutura específica: Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Sugestão: Caderno de Descobertas - Solicite que os alunos reservem um caderno onde anotarão as descobertas que farão durante as aulas. Nele serão escritas as regras e conclusões que considerarem importantes para serem retomadas posteriormente ou para estudos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
PowerPoint ou Padle;
Textos para leitura, disponíveis aqui e aqui.
Introdução
Envie uma orientação sobre a atividade aos alunos pelo whatsApp. Envie a imagem disponível no slide da Introdução do plano de aula e proponha que os alunos analisem e reflitam sobre a seguinte questão:
- Analisando o título e a imagem, qual é a mensagem transmitida por essa imagem?
Oriente os alunos a responder ao questionamento enviando uma mensagem de texto ao professor. Monte um mural ou painel em PowerPoint e envie novamente aos alunos, para que conheçam as opiniões dos colegas. Outra possibilidade é criar um mural virtual colaborativo para a análise da imagem. Veja como usar o Padlet aqui.
Desenvolvimento
Envie os textos "Verde energia" e "Fontes renováveis de energia" aos alunos, convidando-os a conhecê-los. Explicite que são textos expositivos de divulgação científica e fale um pouco sobre esse tipo de texto. Diga aos alunos que o primeiro texto, "Verde energia", será lido por você em áudio ou vídeo, e solicite que eles acompanhem a leitura com o texto em mãos, caso seja possível. Leia o texto em voz alta para os alunos e, em seguida, proponha que leiam sozinhos o texto "Fontes renováveis de energia" e analisem as questões propostas no Desenvolvimento do plano de aula. Oriente os alunos a refletir sobre os textos e responder às questões no caderno. Peça que gravem um áudio respondendo às questões de análise do texto e socialize algumas reflexões entre os alunos.
Fechamento
Proponha aos alunos que registrem o que aprenderam sobre textos expositivos. Para isso, oriente-os a escrever uma nota usando a questão proposta no slide de Fechamento do plano de aula.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que contem para os familiares a respeito do tema dos textos lidos e dialoguem sobre o que aprenderam com a leitura.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título do plano: Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica.
Finalidade da aula: Reconhecer as características dos textos expositivos de divulgação científica e identificar sua função social.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Textos expositivos de divulgação científica
Objetos do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos / Estratégias de leitura.
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade da BNCC: EF15LP01, EF15LP02
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textos expositivos de divulgação científica e no campo de atuação “Estudo e pesquisa e Vida pública” . A aula faz parte do módulo “Abertura”.
Materiais necessários: Computador com projetor ou cartaz, textos impressos e caderno.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
- Dificuldades específicas de leitura.
- Falta de conhecimentos prévios sobre o tema da aula.
- Falta de entendimento sobre a função social do gênero textual abordado.
Sugestões de leitura ao professor nos links:
Referências sobre o assunto:
ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402/422. Acesso em 01 de setembro de 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: