Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título do plano: Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica.
Finalidade da aula: Reconhecer as características dos textos expositivos de divulgação científica e identificar sua função social.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Textos expositivos de divulgação científica
Objetos do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos / Estratégias de leitura.
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade da BNCC: EF15LP01, EF15LP02
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textos expositivos de divulgação científica e no campo de atuação “Estudo e pesquisa e Vida pública” . A aula faz parte do módulo “Abertura”.
Materiais necessários: Computador com projetor ou cartaz, textos impressos e caderno.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
- Dificuldades específicas de leitura.
- Falta de conhecimentos prévios sobre o tema da aula.
- Falta de entendimento sobre a função social do gênero textual abordado.
Sugestões de leitura ao professor nos links:
Referências sobre o assunto:
ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402/422. Acesso em 01 de setembro de 2018.