Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo novos contos de fadas
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de fada
Por: Cibele Diogo Kimura
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura / escuta (compartilhada e autônoma)
Materiais necessários: livro de um conto de fadas contemporâneo ainda não apresentado para turma, folha de atividade para leitura com autonomia.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas é um gênero textual formado por narrativas simples. Segundo Nelly Novaes, são narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptados dos contos de fadas são vinculadas a literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explícita a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
- Dificuldade em inferir possíveis hipóteses sobre os contos que não conhecem.
- Dificuldade em realizar a leitura com certa autonomia.
- Dificuldade em compreender as informações por meio da leitura realizada.
Referências sobre o assunto:
REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização São Paulo:FTD,1988.
SOLÉ.; I.;Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN.;A.M.; RODRIGUEZ.;M.E. Escola, leitura e produção de textos.Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59,nº1,p.59-60. 2007.
LEAL.;T.F.; BRANDÃO.;A.C.P.; É Possível ensinar a produzir textos!Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In:Produção de textos na escola:reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL.;T.F.BRANDÃO.;C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos conhecer novos contos com diferentes versões dos contos tradicionais.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Relembre com as crianças alguns contos de fadas bem conhecidos. Caso as crianças não se recordem, selecione uma versão do conto de fadas para ler para elas, preferencialmente o conto de fadas da Cinderela, assim os alunos poderão fazer inferências no decorrer da atividade. Esse cuidado permitirá que possam compreender a releitura contemporânea e apreciar os efeitos de humor.
- Questione a turma se eles conhecem alguma releitura dessa obra.
- Pergunte o que há de diferente nessas versões.
- Será que podemos imaginar, que nessas novas versões, acontecerão os mesmos episódios do conto de fadas que já conhecemos?
- Apresente a imagem acima do livro “Os oito pares de sapatos de Cinderela”* escrita por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, publicado pela Companhia das Letrinhas.
- Diga aos alunos que esse livro traz uma versão um pouco diferente da que conhecemos do conto de fadas da Cinderela.
- Relembre com as crianças a versão tradicional desse conto de fadas.
- Converse sobre o que a imagem e o título trazem de dicas para levantar algumas hipóteses do que pode ser apresentado nessa nova versão. A estratégia é antecipar o conteúdo do livro a partir da observação de elementos paratextuais, como título da obra ou dos capítulos, capa, ilustração, sumário, informações presentes na quarta capa etc.
- Qual o título do livro?
- Será que esse título – Os oito pares de sapatos de Cinderela – dá uma pista sobre o que vamos encontrar na história?
- Observe a ilustração da capa. Há oito pares de sapato desenhados? (Na verdade, a imagem reproduz oito tipos diferentes de sapatos, mas apenas um pé de cada par. Verifique se as crianças notam isso.)
- O que esses pares de sapato sugerem a respeito da história que vamos ler? Será que vai ser parecido com o conto de fadas da Cinderela? Que tipo de baile será esse em que se vai calçado com sapatos com molas ou rodinha?
* Caso não seja possível a leitura desse livro, o professor deve antecipadamente fazer a escolha de um outro conto de fadas com uma versão contemporânea que seja possível trazer alguma relação com o conto tradicional.
Sugere-se os livros dos autores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, no qual os mesmos trazem em suas obras diferentes versões de alguns contos de fadas tradicionalmente conhecidos. Nessas versões os autores procuram estimular a imaginação das crianças, trazendo diferentes pontos de vistas e consequentemente diferentes desfechos para histórias, sendo que em muitos momentos serão os pequenos que irão escolher a versão que mais agrada, fazendo de um único livro, diferentes finais.
Outras sugestões de títulos: Branca de Neve e as sete versões, O Patinho feio que não era patinho nem feio, Os 33 porquinhos, As Belas Adormecidas (e alguma acordadas), Joões e Marias e João e os pés de Feijão, todos títulos escritos por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, publicado pela Companhia das Letrinhas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Com as crianças sentadas em círculo, apresente o livro “Os oito pares de sapatos de Cinderela”.
- Apresente o título para as crianças e passe na roda para que os alunos possam observar a imagem da capa.
- Faça uma roda de conversa procurando instigar as expectativas das crianças para a leitura, buscando inferir sentido de possíveis acontecimentos, personagens, enredos e final esperado.
- Leia para as crianças o texto da quarta capa. Que pistas ele dá sobre o conto que vamos ler?
- A partir do que acabamos de ler, é possível afirmar que vai ter baile nesse livro?
- E fada madrinha? Tem fada madrinha nesse livro?
Aqui já há uma diferença: parece que vão aparecer muitas fadas e cada uma vai dar um sapato diferente para Cinderela. Será que as crianças conseguem considerar essas dicas?
- Quais personagens possivelmente encontraremos ao ler a história?
- Será que já podemos prever que haverá elementos mágicos nessa história?
- E qual o final que podemos esperar?
- Escreva no quadro as hipóteses levantadas pelos alunos.
- Após permitir a manifestação dos alunos, realize a leitura do conto de fadas contemporâneo “Os oito pares de sapatos de Cinderela” .
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Após realização da leitura, retome as anotações do quadro com as hipóteses previamente levantadas por eles e verifique juntos aos alunos o que foi possível confirmar com a realização da leitura,checando a adequação das hipóteses realizadas. O objetivo desse momento da aula é confirmar as hipóteses levantadas durante e após a leitura do conto, trazendo as hipóteses prévias discutidas com os alunos e constatando com o que realmente se confirmou após a leitura realizada.
- Em seguida, entregue uma folha contendo a seguinte comanda:
“As situações abaixo, são hipóteses levantadas pelas crianças do 1º ano antes de conhecer a história que acabamos de ler. Agora que vocês também já conhecem a história, circule as ideias que se confirmam.”
Esta folha, deve apresentar situações de hipóteses reais e outras equivocadas com relação ao conto de fadas lido. Clique aqui para ver um exemplo dessa folha de impressão e sua resolução. Esse modelo de atividade está relacionada a leitura do livro “Os oito pares de sapatos de Cinderela” escrita por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta. Será necessário mudar as frases, caso seja outro livro escolhido para leitura.
- Peça que as crianças façam a leitura das frases e circule as que são verdadeiras ao conto de fadas que acabaram de conhecer. A proposta é que nesse momento as crianças façam a leitura com autonomia e compreendam o que foi lido, identificando as informações referentes ao conto.
- Em seguida, faça coletivamente a leitura das frases e compare com as marcações feitas pelas crianças.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou Google Meet (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe a imagem do slide Introdução com os estudantes, seguindo as orientações do slide. Se não for possível, envie uma foto do slide e os questionamentos em áudio, pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que os estudantes respondam através de áudios.
Desenvolvimento
Faça uma videochamada, através do Google Meet, seguindo as orientações do slide Desenvolvimento. Se não for possível, envie os questionamentos em áudio, pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que os estudantes respondam também através de áudios, promovendo uma discussão. Após essa discussão, pergunte se eles gostariam de ver quem são os autores da história. Instigue a curiosidade deles, perguntando o que achariam de ouvir a história contada pelos próprios autores. Se estiver em aula síncrona, compartilhe sua tela e assista com os estudantes à contação da história “Os oito pares de sapatos da Cinderela”, feita pelos autores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, disponível aqui. Você pode ir pausando o vídeo e conversando com os estudantes sobre as escolhas feitas pelo público, já que se trata de um vídeo gravado, além de perguntar quais seriam as escolhas deles. Se não for possível realizar uma videochamada, envie o link para que os estudantes possam assistir à contação.
Fechamento
Retome com os estudantes as hipóteses levantadas anteriormente, seguindo as orientações do slide Fechamento. Deixe impressa na escola a atividade que se encontra na aba do plano para que os pais possam retirá-la, ou envie para que imprimam em casa. Peça que os estudantes enviem os registros pelo canal de comunicação que estiver sendo usado. Depois, crie um mural no Padlet com algumas marcações e dê devolutivas aos estudantes, através de fotos, áudios ou vídeos gravados, ou através do compartilhamento de tela em videochamada.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a assistir a outras contações feitas pelos autores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta: Joões e Marias, disponível aqui, e As Belas Adormecidas e Algumas Acordadas, disponível aqui.