Habilidades focais relacionadas
(EF03LP19) Identificar e discutir o propósito do uso de recursos de persuasão (cores, imagens, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho de letras) em textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.
(EF03LP21) Produzir anúncios publicitários, textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, observando os recursos de persuasão utilizados nos textos publicitários e de propaganda (cores, imagens, slogan, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho e tipo de letras, diagramação).
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
Objetos de conhecimento relacionados
- Compreensão em leitura.
- Escrita colaborativa.
- Decodificação/Fluência de leitura.
- Correspondência fonema-grafema.
- Estratégia de leitura.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar a finalidade do uso de recursos multissemióticos responsáveis pela persuasão dos textos publicitários e de propaganda.
- Discutir a finalidade do uso de recursos multissemióticos responsáveis pela persuasão dos textos publicitários e de propaganda.
- Planejar anúncios publicitários, considerando a forma composicional do gênero.
- Reconhecer os recursos multissemióticos responsáveis pela persuasão nos textos publicitários.
- Produzir anúncios publicitários, atendendo às características do gênero e explorando os recursos multissemióticos.
- Ler palavras novas, decodificando-as.
- Ler globalmente palavras conhecidas.
- Escrever palavras espontaneamente ou quando ditadas pelo professor, respeitando as regularidades do sistema de escrita convencional (de forma alfabética).
- Escrever frases espontaneamente ou quando ditadas pelo professor de forma alfabética, empregando noções básicas de segmentação.
- Inferir o sentido de palavras e expressões desconhecidas em textos lidos.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- Não há indicação de habilidades prioritárias pelos Mapas de Foco. Mas é importante que o estudante tenha desenvolvido, em alguma medida, consciência fonológica, reconheça que letras representam sons e reconheça que palavras comunicam ideias e são formadas por letras.
Comentários para os professores
O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui estão situadas no campo de atuação da vida pública. Para desenvolvê-las, ao longo de três etapas interdependentes, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero slogan. Na primeira delas, propomos o contato dos estudantes, de maneira contextualizada, ou seja, com a centralidade no texto e socialmente situada, com o campo, o gênero e o tema. A ideia nessa primeira parte é, de maneira mediada e com intencionalidade pedagógica, aproximar os estudantes dos objetos de conhecimentos participantes da sequência de atividades que eles estudarão, além de mobilizar seus conhecimentos prévios.
Em seguida, na segunda etapa, a proposta é construir aprendizados sobre aspectos composicionais da linguagem e do gênero. Para isso, sugerimos, em duplas, a identificação e a criação de um slogan para uma campanha já existente. Durante o trabalho, pretende-se conduzir uma conversa em grupo sobre o contexto de produção e a finalidade do slogan, além de sua forma composicional. A terceira e última etapa é a de produção textual, na qual as crianças, de fato, criarão um produto e seu respectivo slogan. Ao final, oferecemos aos professores e às professoras uma maneira de avaliar e sistematizar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes.
Sugestões de atividades
Sequência de Atividades - Gênero: Slogan
Conjunto de atividades organizadas em três etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero slogan. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.
Slogans para atividade da etapa 01
Sugestões de mapas para projeção, conforme orientações da atividade da etapa 01.
Sugestão de atividade da etapa 02
Sugestão de atividade a ser desenvolvida com os estudantes, conforme orientações da atividade da etapa 02.
Sugestão de atividade da etapa 03
Sugestão de atividade a ser desenvolvida com os estudantes, conforme orientações da atividade da etapa 03.