Plano de Aula
Plano de aula: Apresentação de uma campanha publicitária de conscientização infantil
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivos de divulgação científica e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Recursos elencados pela turma para a apresentação (pensados e registrados no roteiro de apresentação - aula 11 dessa sequência).
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em seguir o roteiro para a apresentação da campanha, não seguindo a temática previamente definida, tampouco reproduzindo as condições de textualidade típicas do gênero.
Referências sobre o assunto:
FÁVERO, Leonor Lopes; ANDRADE, Maria Lúcia C.V.O.; AQUINO, Zilda, G.O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10ed. São Paulo: Cortez, 2010.
ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minutos
Orientações:
- Leia o título da aula em voz alta e explique que na aula de hoje eles irão apresentar, oralmente, as campanhas escolhidas na aula anterior.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Inicie a aula lembrando os elementos necessários para uma apresentação oral das campanhas (eles podem consultar o roteiro elaborado na aula anterior):
- Na aula anterior, vimos algumas diferenças entre as apresentações de campanhas publicitárias que utilizam apenas a voz e campanhas que utilizam também a imagem (como as que são divulgadas na TV). Quem poderia dizer alguma diferença? (Aqui, você irá ouvir e completar o que for necessário. Espera-se que os alunos relembrem dos aspectos relacionados à apresentação das campanhas, tais como: características comuns- objetivo do texto, mensagem, público, timbre e tom da voz, fundo musical; características específicas da campanha utilizando apenas o áudio - há a presença apenas do som da voz, de alguns elementos sonoros, ou seja, é eminentemente sonora, não há a visualização dos personagens, do cenário, de gestos, etc.; características específicas da campanha utilizando imagem - possibilidade de visualizar a forma de falar, gesticulando, por exemplo, visualização do cenário, das personagens, da forma de olhar para câmera)
- Vocês viram que para apresentar uma campanha oralmente, é necessário pensar no timbre e tom da voz, além disso, se for utilizar um fundo musical, devemos escolher algum som ou música que complementa a mensagem que está sendo transmitida.
- Nas aulas anteriores, montamos um roteiro e pensamos na apresentação que faremos hoje. Realizamos alguns ensaios e hoje, finalmente, mostraremos o resultado do nosso esforço e trabalho! Vocês estão preparados? (resposta livre)
- Ouça 2 ou 3 crianças e siga para o desenvolvimento.
- É importante tranquilizar as crianças que podem estar nervosas ou temerosas de errarem e não conseguirem cumprir a proposta, tendo em vista que, para muitas, esse tipo de atividade é uma novidade. O importante é fortalecê-las e encorajá-las a darem o melhor no momento em que forem apresentar.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Caso o local escolhido para a apresentação não seja a sala de aula, dirijam-se para o espaço em que ela acontecerá e/ou dê as orientações da introdução já no espaço em que as apresentações acontecerão.
- É importante também que todos os grupos estejam com os recursos que utilizarão para a apresentação (e que especificaram no roteiro).
- Antes de iniciar as apresentações, caso as crianças tenham optado por convidar pessoas que não participaram do processo de trabalho dessa sequência (como, por exemplo, os pais, outras turmas, etc.), seria interessante realizar uma breve apresentação do percurso realizado, até chegar no momento dessa apresentação. Essa contextualização pode ser feita por você, como também pelas crianças. Caso opte por dar vez e voz às crianças nessa abertura, seria bacana orientá-las e ajudá-las na elaboração dessa apresentação.
- Solicite que as crianças iniciem a apresentação. É importante que essa organização (quem começará, quem terminará) tenha sido negociada com as crianças previamente.
- Após as apresentações, caso isso não tenha sido explicitado na abertura, pode-se comentar a importância das temáticas escolhidas e, assim, do público “aderir” ao que está sendo apresentado.
Fechamento
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
- Finalize a aula dando abertura para que os ouvintes comentem sobre as apresentações que assistiram.
- Em seguida, dê um breve feedback das apresentações e colha as impressões dos alunos quanto à experiência ( durante as apresentações, você deve observar se os alunos conseguiram contemplar os pontos destacados no roteiro, como o tom e o timbre e se seguiram o texto da campanha ou se fizeram adaptações):
- Gostaram das apresentações? (resposta pessoal)
- Qual foi a sensação de ouvir e apresentar uma campanha publicitária ? (resposta pessoal)
- Diante do que vimos sobre apresentação oral de textos publicitários, vocês acham que as equipes conseguiram apresentar de acordo com o estilo de apresentação oral de uma campanha publicitária? . (Neste momento, lembre com os alunos alguns pontos de reflexão, como: se teve clareza e segurança na transmissão da mensagem da campanha, se o fundo musical ou efeito sonoro utilizados foram adequados, como foram os começos e fins das apresentações e se ocorreu integração entre os integrantes da equipe )
- Ouça 2 ou 3 alunos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
Introdução
Inicie a aula pelo WhatsApp comunicando que os alunos farão uma releitura de uma campanha já trabalhada em aulas anteriores, com apresentação oral gravada em vídeo. Se preferir utilizar a temática atual (Covid-19), faça um combinado com a turma.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e faça uma revisão da aula anterior, sobre as campanhas publicitárias divulgadas na TV, seguindo as orientações da introdução do plano original. Há também uma lista comparativa (campanha divulgada via TV ou rádio) que pode ser apresentada e discutida com a turma. Organize-os em grupos de 3 ou 4 integrantes e relembre alguns itens, antes de solicitar a elaboração do roteiro para oralização da campanha, observando os encaminhamentos detalhados no plano.
É importante ajudá-los no que for necessário. Portanto, marque horários para conversar com cada grupo por videochamada. Outro fator importante nesta adaptação é que a apresentação deverá ser filmada. Assim, erros, esquecimentos, tom da voz, expressão facial, gestos etc. podem ser revistos e melhorados para um resultado mais satisfatório. Como nem todos têm desenvoltura diante da câmera, a gravação poderá ser feita apenas por um dos integrantes, mas a preparação e organização do roteiro devem ser feitas pelo grupo.
Atenção, professor: no plano, você encontra alguns materiais complementares que podem auxiliá-lo, como:
- Roteiro;
- Exemplo de texto para apresentação oral;
- Roteiro comentado;
- Sugestões de apresentação.
Fechamento
Convide-os a compartilhar suas produções no grupo de WhatsApp e finalize a aula dando abertura para que comentem sobre as apresentações.
Convite às famílias
A família está convidada a ser ‘coadjuvante’ na preparação do roteiro, a ‘plateia’ durante os ensaios e ‘cinegrafistas’ na apresentação final.