Cordel e ilustração
Cordel e ilustração
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides , cópias do texto, folhas de cartolina, papel pardo ou papel 40kg, tiras de papel, uma caixa e ficha técnica (Conheça o teatro!) da peça de teatro para ser completada pelos alunos.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou “). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas: Os alunos no quarto ano ainda podem apresentar dificuldades tanto na leitura silenciosa quanto na oral por falta de prática ou mesmo porque não se interessam por leituras. Na leitura oral, a timidez de alguns alunos também é um fato que pode acontecer por não gostarem de se expor ou por medo de não corresponder às expectativas dos colega. Quanto a compreensão do texto, alguns alunos podem apresentar problemas na localização de informações explícitas do texto, da ideia central ou dos significados de palavras segundo o contexto em que são empregadas. Isso pode ocorrer por lacunas de conhecimento em anos anteriores, por dificuldades na leitura, por exemplo, uma leitura muito pausada ou silabada pode fazer com que os alunos percam a noção do conjunto, o que dificulta a compreensão do todo e das partes. A falta de contato com o gênero pode levar a uma dificuldade no levantamento de suas características.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e Ensinar - o texto dramático na escola. Revista Científica FAP. Curitiba, v4, 2009. P.149-154. Discponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952>.
FERREIRA, Anna Rachel. Prepare-se para cenas dramáticas. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/2205/prepare-se-para-cenas-dramaticas>. Acesso em: 21 jul. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).