Plano de Aula

Plano de aula: Leitura de verbete de enciclopédia infantil

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbetes de enciclopédia infantil

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbetes de enciclopédia infantil e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: lápis, caderno, borracha, piloto, verbete de leão ( clique aqui para acessar), impressão da página incial do site Brittanica Escola ( clique aqui para acessar), computador com acesso a internet.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em perceber o verbete como um texto informativo confiável para a aquisição de novas informações. Não conseguirem realizar antecipações e/ou inferências, por desconhecerem as características do verbete. Terem dificuldade em encontrar as informações solicitadas no texto, bem como compreendê-lo, por apresentarem ainda uma leitura silabada.

Referências sobre o assunto:

  • BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza . — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora
  • ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede. In: CD do Programa Ensino Médio em Rede, Rede do Saber/Cenp/SEE-SP, 2004.
Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Nessa segunda aula sobre o gênero verbete de enciclopédia infantil, iremos explorar as habilidades de antecipações, deduções, inferências e verificações tanto do verbete lido quanto do gênero. A leitura será do verbete “leão”, de uma enciclopédia virtual. A ideia é recuperar o contexto de produção e recepção do gênero utilizando um exemplo da sua versão digital.
  • Leia o tema da aula para a turma, se possível projete ou escreva no quadro. Desperte nos alunos a curiosidade pelo tema, diga :
  • Hoje teremos uma aula cheia de descobertas inusitadas sobre o rei da selva! Será que vocês vão ficar surpresos? Vamos descobrir!

3. Se a aula for na sala de informática, acesse o site previamente, já deixando a página inicial na tela dos computadores.Se não tiver acesso a esse espaço, imprima em um tamanho grande, se possível, a página inicial da enciclopédia virtual, pois irá explorá-la nas etapas seguintes.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos