Plano de aula: Leitura de verbete de enciclopédia infantil

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbetes de enciclopédia infantil

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbetes de enciclopédia infantil e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: lápis, caderno, borracha, piloto, verbete de leão ( clique aqui para acessar), impressão da página incial do site Brittanica Escola ( clique aqui para acessar), computador com acesso a internet.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em perceber o verbete como um texto informativo confiável para a aquisição de novas informações. Não conseguirem realizar antecipações e/ou inferências, por desconhecerem as características do verbete. Terem dificuldade em encontrar as informações solicitadas no texto, bem como compreendê-lo, por apresentarem ainda uma leitura silabada.

Referências sobre o assunto:

• BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza . — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora
  • ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede. In: CD do Programa Ensino Médio em Rede, Rede do Saber/Cenp/SEE-SP, 2004.
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Nessa segunda aula sobre o gênero verbete de enciclopédia infantil, iremos explorar as habilidades de antecipações, deduções, inferências e verificações tanto do verbete lido quanto do gênero. A leitura será do verbete “leão”, de uma enciclopédia virtual. A ideia é recuperar o contexto de produção e recepção do gênero utilizando um exemplo da sua versão digital.
  • Leia o tema da aula para a turma, se possível projete ou escreva no quadro. Desperte nos alunos a curiosidade pelo tema, diga :
  • Hoje teremos uma aula cheia de descobertas inusitadas sobre o rei da selva! Será que vocês vão ficar surpresos? Vamos descobrir!

3. Se a aula for na sala de informática, acesse o site previamente, já deixando a página inicial na tela dos computadores.Se não tiver acesso a esse espaço, imprima em um tamanho grande, se possível, a página inicial da enciclopédia virtual, pois irá explorá-la nas etapas seguintes.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência