Texto - Ossain, Dono das ervas e médico da religião africana no Brasil
Texto - Ossain, Dono das ervas e médico da religião africana no Brasil
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada/autônoma)
Materiais necessários: Conto impresso
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: Os alunos mais tímidos podem não participar da interação oral na “chuva de ideias” ou nas interações ao longo da aula.
Referências sobre o assunto:
CAJÉ, A. M. dos S. Contos Afro-brasileiros de Mestre Didi: ensinando história e cultura. Vozes, Pretérito & Devir Dossiê Temático: História, África e Africanidades. Ano III, Vol. VI, Nº I (2016)
________________ Literatura dos Contos Afro-brasileiros, conhecendo nossas histórias afrodescendentes. Revista Brasileira de Literatura Comparada. v.18, n. 28, 2016. Disponível em http://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/393/385 . Acesso em 04/07/2018.
DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012 Acesso em 04/07/2018.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Materiais complementares:
O que é um conto? https://www.estudokids.com.br/o-que-e-um-conto/
Orientações:
Materiais complementares:
Dica de leitura para conhecer o autor: História do Mestre Didi , Biografia resumida em vídeo
Para compreender melhor o que é literatura afro-brasileira, sugerimos:
ABÍLIO, E. C; MATTOS, M.S. de. Letramento e leitura da literatura. in CARVALHO, M.A.F de; MENDONÇA, R. H. (org). Práticas de leitura e escrita. Ministério da Educação. Brasília, 2006.
DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012 Acesso em 04/07/2018.
MELO, C. A. de. GONÇALO, R. S. P. Uma proposta de intervenção para o ensino da literatura afro-brasileira nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Letras & Letras | Uberlândia | vol 33 / 1 | jan/jul 2017, p. 95 - 118. Disponível em:www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/download/6/20734 . Acesso em 27/07/2018.
Orientações:
Materiais complementares:
Conto para o professor: Ossain dono das ervas e médico da religião africana no Brasil.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Texto para leitura, disponível aqui.
- Opcionais:
Videoaula sobre contos populares, disponível aqui;
Ferramentas de chamada de vídeo: WhatsApp, Google Meets, Hangouts etc.
Introdução
Envie o texto aos alunos junto com um áudio ou vídeo orientando sobre a realização da atividade. Pergunte aos alunos se eles conhecem histórias e contos populares afro-brasileiros, e explique que esses contos se distinguem pelo ponto de vista e pela temática culturalmente identificados com a afrodescendência. Por essa razão, são de grande importância ideológica, histórica e literária. Diga aos alunos que eles irão conhecer um conto registrado pelo mestre Didi: "Ossain, dono das ervas e médico da religião africana no Brasil".
Desenvolvimento
Solicite que os alunos leiam o conto e procurem entender quem são os personagens e quais são as motivações de cada um deles. Nas orientações, fale um pouco sobre os contos populares e sobre a especificidade dos contos afro-brasileiros, ou envie aos alunos uma videoaula sobre contos populares. Para nortear a leitura, sugira que os alunos reflitam sobre o conto e registrem uma anotação sobre o que consideram diferente entre esse conto e os que já conhece. Oriente os alunos a grifar, no texto, palavras e expressões que considerem diferentes, e solicite que reflitam sobre a questão: de onde vêm essas palavras? Caso seja possível, faça uma chamada de vídeo com os alunos para discutir as especificidades do texto.
Fechamento
Envie aos alunos o quadro Memória da aula, proposto no slide de Fechamento do plano de aula. Solicite que os alunos analisem o quadro e façam um registro sobre o que aprenderam sobre contos populares afro-brasileiros na atividade.
Convite às famílias
Que tal sugerir aos alunos que leiam o conto para os familiares, conversem sobre ele e discutam se conhecem mais contos semelhantes a esse? Caso algum familiar conheça outro conto, é um bom momento para contação de histórias em família.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Tenório
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Atividade com o gênero conto popular afro-brasileiro
Finalidade da aula: Conhecer o gênero conto popular afro-brasileiro, identificando a função social, o campo onde circula, quem o produz e para quem produz.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos populares afro-brasileiros
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos / Estratégias de leitura.
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01, EF15LP02
Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada/autônoma)
Materiais necessários: Conto impresso
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: Os alunos mais tímidos podem não participar da interação oral na “chuva de ideias” ou nas interações ao longo da aula.
Referências sobre o assunto:
CAJÉ, A. M. dos S. Contos Afro-brasileiros de Mestre Didi: ensinando história e cultura. Vozes, Pretérito & Devir Dossiê Temático: História, África e Africanidades. Ano III, Vol. VI, Nº I (2016)
________________ Literatura dos Contos Afro-brasileiros, conhecendo nossas histórias afrodescendentes. Revista Brasileira de Literatura Comparada. v.18, n. 28, 2016. Disponível em http://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/393/385 . Acesso em 04/07/2018.
DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012 Acesso em 04/07/2018.
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