Plano de aula: Apresentando a notícia em sala de aula

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos.

Notícia de jornal em folha xerografada, tabela para preenchimento em folha xerografada e cartolina ou qualquer outra folha para confecção de um cartaz.

Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar as relações existentes entre a manchete e o corpo do texto.

Referências sobre o assunto:

FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto,1996.

PEREIRA, Valquíria. A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora. Acesso em: 2 de setembro de 2018.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1- Leia o título da aula e apresente a proposta para os alunos. Procure estabelecer relação entre o tema a ser trabalhado e os focos de interesse dos alunos.

A utilização das notícias de jornal, revistas e/ou sites , como um instrumento pedagógico em sala de aula, pode favorecer a motivação dos alunos ao trabalhar com assuntos envolvendo a atualidade, o contexto social e que despertam a curiosidade.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência