Atividade para impressão_tabela_LP02_04SQA01
Plano de Aula
Plano de aula: Apresentando a notícia em sala de aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos.
Notícia de jornal em folha xerografada, tabela para preenchimento em folha xerografada e cartolina ou qualquer outra folha para confecção de um cartaz.
Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar as relações existentes entre a manchete e o corpo do texto.
Referências sobre o assunto:
FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto,1996.
PEREIRA, Valquíria. A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora. Acesso em: 2 de setembro de 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
1- Leia o título da aula e apresente a proposta para os alunos. Procure estabelecer relação entre o tema a ser trabalhado e os focos de interesse dos alunos.
A utilização das notícias de jornal, revistas e/ou sites , como um instrumento pedagógico em sala de aula, pode favorecer a motivação dos alunos ao trabalhar com assuntos envolvendo a atualidade, o contexto social e que despertam a curiosidade.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
1- Inicie a aula com a organização dos alunos em grupos. Os grupos devem ser formados por quatro ou cinco alunos. Esta organização ajudará no andamento de toda a atividade proposta, pois os alunos com mais dificuldades na leitura poderão ser auxiliados pelos alunos que já estão mais avançados, além de poderem trocar ideias sobre a compreensão das informações do texto.
2- Mostre a notícia a ser trabalhada e levante o seguintes questionamentos:
- Alguém sabe que tipo de texto é este?
- Como sabem que tipo de texto é este antes de lê-lo na íntegra?
- Para que serve?
- Onde é encontrado?
- Quais partes o compõem?
Estes questionamentos farão com que os alunos socializem os conhecimentos prévios e se familiarizem com o gênero.
3- Apresente para os grupos a notícia de jornal: “ONU doará 15 milhões para a Indonésia ”, que fala sobre a doação da ONU para ajudar um país que foi vítima de terremotos e tsunamis. Distribua a versão impressa do texto e realize a leitura compartilhada com os alunos. A leitura compartilhada é uma proposta em que os alunos e professor leem juntos o mesmo texto. Ela pode ser uma grande aliada do professor para ajudar a desenvolver a habilidade leitora. De acordo com Kátia Bräkling "...ensinar a ler, ou seja, criar condições para que as estratégias de atribuição de sentido (sejam relativas à mobilização de capacidades de leitura, ou utilização de determinados procedimentos e desenvolvimento de comportamentos leitores) sejam explicitadas pelos diferentes leitores, possibilitando, desta forma, que uns se apropriem de estratégias utilizadas por outros, ampliando e aprofundando sua proficiência leitora pessoal”
Levante algumas reflexões sobre o assunto abordado na notícia:
- Na notícia foi anunciada uma doação para um país. Por que a ONU decidiu fazer a doação?
- Com a doação da ONU o que pode ser feito para ajudar a Indonésia?
- Quem terá prioridade de ajuda, de acordo com a notícia que acabamos de ler?
Os questionamentos acima devem ser realizados com o objetivo de envolver o aluno na temática deste gênero, levantando elementos do texto e de seus conhecimentos prévios que possibilitem a interpretação das informações explícitas bem como o levantamento de hipóteses baseadas na leitura. Caso seja necessário, esclareça para os alunos o significado de palavras desconhecidas por eles, como por exemplo tsunami, socorrista, humanitário, etc.
4- Converse com os alunos sobre o tema do texto para que os mesmos se sintam motivados e envolvidos com o gênero apresentado.
Se preferir, pode utilizar outra notícia que aborde assuntos mais específicos de sua região ou outra área de interesse dos alunos.
Materiais complementares: Para acessar a notícia clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações:
1- Discuta sobre as características da notícia (está presente geralmente em jornais e revistas, tem como objetivo principal informar algo, por isso, trata-se de um texto informativo) abordando todas as partes constituintes deste tipo de texto.
2- Em seguida, distribua nos grupos a tabela com perguntas sobre a estrutura da notícia (está disponível para impressão) e proponha uma discussão entre os alunos dos grupos:
- Que tipo de texto acabamos de ler?
- Onde ele pode ser encontrado?
- Para que ele foi produzido?
- Que partes ele possui?
Nos grupos os alunos irão pensar sobre as questões e preencher a tabela. Estabeleça que um aluno de cada grupo seja o escriba, ou seja, aquele que irá escrever o que o grupo decidir. Neste momento o ideal é que os alunos alfabéticos ocupem este lugar, pois além de conseguir preencher a tabela poderão auxiliar os outros alunos do grupo a organizar seus pensamentos.
3- Após o preenchimento, incentive que compartilhem suas respostas com o objetivo de promover uma discussão sobre as diferentes produções. Aproveite este momento para validar as diferentes possibilidades de resposta. Atente-se as resposta e não desperdice tempo com as respostas iguais. Chame atenção dos alunos para manchete e lide em notícia.
Reserve os 5 minutos finais do desenvolvimento da aula para mostrar o próximo slide e conversar sobre a finalidade das manchetes e lides em notícias.
Materiais complementares: Para acessar a tabela para impressão clique aqui.
Para acessar a resolução da atividade clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
4- Com base nas discussões e respostas apresentadas, conclua com os alunos qual a finalidade da manchete (apresentar a notícia e chamar a atenção do leitor para o texto principal) e do lide (a primeira parte de uma notícia, geralmente o primeiro parágrafo contendo as principais informações: o quê, quem, quando, onde, como e por quê). A participação dos alunos será fundamental para a construção dos conceitos trabalhados, eles devem ser os protagonistas no processo de aprendizagem.
Se achar necessário, utilize outras notícias para que eles identifiquem as manchetes e os lides.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
1- Resgate, coletivamente, as reflexões realizadas no desenvolvimento da aula de forma a sistematizar as características e as finalidades das partes da notícia com ênfase na manchete e no lide de jornal.
2- Finalize a aula propondo a construção coletiva de uma definição de manchete e lides em notícias. Após a construção desta definição, ela deverá ser escrita em um cartaz e ficar exposta na sala de aula.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail; Padlet.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe sua tela pelo Google Meet, apresentando o slide Introdução aos estudantes e seguindo as orientações ali presentes. Se não for possível, envie as imagens e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que respondam através de áudios.
Desenvolvimento
Se você estiver em uma videochamada, crie um Padlet, escolhendo o modelo coluna. Compartilhe sua tela e utilize-o para realizar a atividade, escrevendo, na primeira coluna, os itens indicados na tabela do slide Desenvolvimento, e, na outra coluna, as respostas dos estudantes, de modo a promover uma discussão. Realize essa atividade com a turma inteira, ou a divida em pequenos grupos e repita a aula em mais de uma videochamada, se achar conveniente. Se não for possível realizar uma aula síncrona, envie uma foto do slide Desenvolvimento pelo canal de comunicação que estiver utilizando e faça os questionamentos por áudios ou vídeos. Da mesma forma, peça que os estudantes respondam através de áudios. Deixe a tabela disponível aqui, sobre a estrutura da notícia, impressa na escola para que os pais possam retirá-la, ou envie-a digitalmente para que imprimam. Se não for possível nenhuma das opções, oriente os pais a construírem uma tabela como a do slide, nos cadernos dos estudantes.
Fechamento
Se você estiver em uma videochamada, crie um Padlet, escolhendo o modelo mural. Compartilhe sua tela e utilize-o para realizar a atividade. Converse com a turma, criando, coletivamente, as definições indicadas no slide Fechamento. Se não for possível realizar uma videochamada, envie vídeos ou áudios pelo canal de comunicação que estiverem utilizando, e peça que os estudantes deem as respostas por áudio, promovendo uma reflexão coletiva. Monte o mural no Padlet e compartilhe com os estudantes.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a navegar pelo site do Jornal Joca, disponível aqui, ou um site de um jornal local, para procurar por outras notícias interessantes e depois compartilhar com a turma suas descobertas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Apresentando a notícia em sala de aula
Finalidade da aula: Perceber as características e finalidades da notícia, com ênfase na manchete e lides, apoiando-se em seus conhecimentos prévios e hipóteses antecipadoras.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Manchetes e lides de notícias
Objeto(s) do conhecimento:Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
Prática de linguagem:Leitura/escuta
Habilidade(s) da BNCC: (EF15LP01), (EF15LP02)
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos.
Notícia de jornal em folha xerografada, tabela para preenchimento em folha xerografada e cartolina ou qualquer outra folha para confecção de um cartaz.
Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em identificar as relações existentes entre a manchete e o corpo do texto.
Referências sobre o assunto:
FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto,1996.
PEREIRA, Valquíria. A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora. Acesso em: 2 de setembro de 2018.