Capa de jornal para impressão_LP02_04SQA03
Plano de Aula
Plano de aula: Manchetes e imagens de jornal: leitura e reflexão
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação
Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Manchetes e imagens de jornal em folha xerografada.
Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações o quê (ação), quem (sujeito da ação), quando (tempo), onde (local), como (o modo como aconteceu) e por que (motivo). no primeiro parágrafo da notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em considerar a imagem como um texto não verbal e relacioná-la à manchete. Dificuldade na localização das informações explícitas. Dificuldade em perceber as características específicas e funções das manchetes.
Referências sobre o assunto: FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto,1996.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
1- Apresente a proposta da aula para os alunos, na qual será trabalhar com atividades que visam:
- Identificar e ler manchetes e títulos, prevendo o conteúdo das notícias.
- · Ler legendas de fotografias, relacionar fotografias e ilustrações como chave de leitura para prever o conteúdo das matérias.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
1- Inicie a aula mostrando uma capa de jornal infantil e levante os seguintes questionamentos:
*Vocês sabem o que é isso?
*Para que serve este tipo de texto?
*Sobre o que a notícia principal irá falar?
*O que te ajudou a imaginar o assunto desta notícia?
Direcione a conversa coletivamente, atente para considerar as diferentes percepções e respostas para as questões.
2- Oriente os alunos a observar atenciosamente a capa de jornal infantil. Neste momento, estimule-os a perceber que a imagem da capa do jornal está ligada à manchete e ao assunto principal do texto e que ela tem a função de complementar e ilustrar a notícia. Chame a atenção dos alunos para o tamanho dos textos das manchetes, que destacam uma (ou algumas dependendo da capa selecionada) como sendo principal.
3- Se preferir, leve outra capa de jornal com outra manchete e imagem. O importante neste momento é a percepção da estrutura do texto, observando a presença de MANCHETES e a relação delas com as imagens.
Materiais complementares: Para acessar a capa de jornal infantil para impressão clique aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
1- Organize os alunos em duplas (favoreça a formação de duplas com crianças em diferentes níveis de leitura e escrita para que elas possam interagir e se ajudar).
2- Agora distribua, nas duplas, três manchetes e peça que, em conjunto, realizem a leitura destes textos. Neste momento, caminhe pelas duplas e observe atentamente a leitura realizada por eles, incentive a participação de todos e faça intervenções individuais para que os alunos que estiverem decodificando, consigam resgatar o sentido do texto (uma vez que a falta de fluência pode prejudicar a compreensão). O ato de ler é de grande importância para a aprendizagem, pois a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita e leva os alunos a se inserir em um contexto de comunicação.
3- Após a leitura, peça que eles tentem imaginar que tipo de imagem representa cada manchete. Oriente que conversem entre eles dentro das duplas. Este momento é muito relevante para a compreensão do texto, pois é aí que eles irão discutir estabelecendo expectativas em relação à imagem que deverá servir de ilustração e complementar o texto. Para isso, eles deverão se apoiar em seus conhecimentos prévios fazendo relação entre o que se sabe e o que foi lido no texto.
Materiais complementares: Para acessar as manchetes para impressão clique aqui
Desenvolvimento
Orientações:
1- Após alguns palpites, distribua três imagens e peça que releiam as manchetes e tentem relacionar cada foto com uma manchete.
2- Acompanhe a produção das duplas e realize as intervenções necessárias para que o objetivo da atividade seja alcançado.
3- Escolha três duplas e peça que cada uma mostre uma combinação (entre manchete e foto) organizada por eles. Peça também que localizem na manchete a informação (pode ser alguma palavra) que deu alguma pista que levou a dupla a escolher esta imagem para ilustrar e relacionar com o texto.
Materiais complementares: Para imprimir as imagens clique aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
1- Resgate coletivamente, as reflexões realizadas no desenvolvimento da aula de forma a consolidar a importância da relação entre a leitura da manchete e a informação trazida pela imagem.
2- Finalize a aula entregando uma folha xerografada, para cada dupla, com uma imagem e duas manchetes. Peça que eles leiam as duas manchetes e escolham a que mais está adequada com a imagem. Para a realização desta atividade oriente que os alunos atentem para os detalhes da foto e façam relação de significado entre o que há na manchete e na imagem.
Materiais complementares: Folha com atividade para impressão clique aqui
Para resolução da atividade clique aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe sua tela pelo Google Meet, para apresentar o slide Introdução aos estudantes, seguindo as orientações desta etapa. Se não for possível, envie as imagens e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que respondam através de áudios.
Desenvolvimento
Em vez de criar duplas, realize essa atividade em pequenos grupos. Oriente que os estudantes leiam as manchetes e depois conversem sobre ela, de acordo com as orientações do primeiro slide Desenvolvimento. Após a conversa, ainda em pequenos grupos, siga as orientações do segundo slide de Desenvolvimento e as orientações 1 e 2 do terceiro slide. Você pode fazer videochamadas com cada grupo através do Google Meet ou de outro canal de comunicação, orientando a atividade e fazendo as intervenções necessárias. Se não for possível realizar uma videochamada, crie grupos e envie as orientações através de áudios ou vídeos gravados. Deixe a manchete (disponível aqui) e as imagens (disponíveis aqui) impressas na escola para que os pais possam retirá-las, ou envie-as digitalmente para que imprimam. Se não for possível nenhuma das opções, oriente os pais a escreverem as manchetes como no segundo slide, nos cadernos dos estudantes, para que possam lê-las. Compartilhe as imagens do terceiro slide. Após a produção dos grupos, faça uma videochamada com toda a turma, através do Google Meet ou de outro canal de comunicação, e siga a orientação 3 do terceiro slide. Caso não seja possível, grave vídeos ou áudios com os questionamentos e envie pelo WhatsApp, pedindo que os estudantes mandem suas respostas através de áudios, para promover uma discussão. Tome cuidado para que todos participem.
Fechamento
Faça uma videochamada e compartilhe sua tela pelo Google Meet, para apresentar o slide de Fechamento aos estudantes, seguindo as orientações desta etapa. Se não for possível, envie as imagens e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que respondam através de áudios. Deixe a atividade (disponível aqui) impressa na escola para que os pais possam retirá-la, ou envie-a digitalmente para que imprimam. Se não for possível nenhuma das opções, oriente os pais a escreverem a atividade no caderno dos estudantes para que eles possam resolvê-la, e compartilhe as imagens com os estudantes.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a brincar junto com a criança, navegando pelo site do Jornal Joca, disponível aqui, ou pelo site de um jornal local. Sugira que escolham notícias interessantes, com imagens e manchetes. O jogo consiste em tapar a imagem e pedir que o adversário adivinhe a qual imagem aquela manchete se relaciona, ou tapar a manchete e pedir que o adversário adivinhe a qual manchete aquela imagem se relaciona. A hipótese de manchete ou imagem que mais se aproximar da real ganha a rodada.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Manchetes e imagens de jornal: leitura e reflexão
Finalidade da aula: Ler manchetes e imagens fazendo relação entre as duas partes da notícia e identificando as informações apresentadas.
Ano:2º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Manchetes e lides de notícias
Objeto(s) do conhecimento: Decodificação/fluência de leitura
Prática de linguagem: Leitura/escuta
Habilidade(s) da BNCC: (EF12LP01), (EF12LP08 ) ,(EF15LP02), (EF15LP03)
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação
Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Manchetes e imagens de jornal em folha xerografada.