Plano de aula: Manchetes e imagens de jornal: leitura e reflexão

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação
Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Manchetes e imagens de jornal em folha xerografada.

Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações o quê (ação), quem (sujeito da ação), quando (tempo), onde (local), como (o modo como aconteceu) e por que (motivo). no primeiro parágrafo da notícia.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em considerar a imagem como um texto não verbal e relacioná-la à manchete. Dificuldade na localização das informações explícitas. Dificuldade em perceber as características específicas e funções das manchetes.

Referências sobre o assunto: FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto,1996.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

1- Apresente a proposta da aula para os alunos, na qual será trabalhar com atividades que visam:

• Identificar e ler manchetes e títulos, prevendo o conteúdo das notícias.
  • · Ler legendas de fotografias, relacionar fotografias e ilustrações como chave de leitura para prever o conteúdo das matérias.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência