Plano de Aula

Plano de aula: Rodas de leitura

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. Os campos de atuação priorizados nesta atividade são: artístico-literário/vida cotidiana. O objetivo é enfatizar atividades que busquem os efeitos de sentido dos textos multissemióticos, das atividades poéticas, da brincadeira com a palavra e a imagem. Neste nível de leitura, espera-se o trabalho das relações entre o verbal e não verbal, buscando a intencionalidade da produção de mensagens. Os gêneros priorizados são: contos (populares, de fadas, de assombração etc.), cordel, crônicas, texto dramático. A esfera lúdica escolhida para o 3º ano do Ensino Fundamental é o universo circense: Ler é um espetáculo!

Justificativa: Esta atividade de roda de leitura pode ampliar a fluência e a consolidação da leitura expressiva, de modo que, na dinâmica proposta, os alunos se constituam como mediadores de suas próprias leituras. Assim, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo as histórias como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, tendo como foco a função lúdica, de encantamento com os textos, mas também pela criticidade, pelo escutar o outro, pelo diálogo, principalmente por meio da leitura coletiva e compartilhada.

Materiais necessários: Selecionar o grupo de livros a ser utilizado na atividade previamente. Na dinâmica desta proposta de Roda de leitura, se possível, criar uma cenografia do ambiente de leitura para que os estudantes adentrem na ideia comparativa do espetáculo circense com a prática leitora e, com isso, sejam criadas expectativas artístico-literárias de leitura. O fio condutor dos elementos do livro serão destacados com o uso das “cartas mágicas”, que viabilizarão questões para ser comentadas pelos estudantes.

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada.

Referências sobre o assunto:

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. (disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf).

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem PLETSCH, M. D. & RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010 (p. 59 -66).

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: 10 minutos.

Preparação: Professor, no ambiente em que serão realizadas as rodas de leitura, os estudantes deverão ser distribuídos em círculo ou semicírculo. É importante criar um ambiente agradável e, se possível, fornecer tapetes ou almofadas para que os estudantes possam se sentar de maneira confortável no chão .

Introdução

A leitura é um espetáculo que todos os estudantes podem apreciar: é prazerosa e estimula a aquisição de conhecimentos sobre o mundo e sobre si mesmo.
Nesta dinâmica, há a proposta de comparar o circo enquanto expressão artística e cultural de diversão, de vislumbramento e participação, com a prática de
leitura individual e coletiva. Desta maneira, crie expectativas de leitura comentando sobre como a leitura pode ser interessante e divertida quando há a leitura
em voz alta e expressiva e a interação entre todos: assim como no circo, ler é uma atividade de entretenimento.

Nesta fase, como as crianças provavelmente já conseguem relacionar elementos verbais e não verbais e os efeitos de sentido que podem existir entre uma e outra em textos multissemióticos, indique que realizem a escolha da obra a ser lida individualmente com base em critérios como:

  • Título da obra
  • Nome do autor
  • Ilustrações (e a relação entre o texto verbal)
  • Capa
  • Gênero