Texto para impressão LPO303SQA03
Plano de Aula
Plano de aula: A fábula na sala de aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas / Provérbios e no campo de atuação Artístico-literário/ Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura / escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Uso de projetor conectado à caixa de som e/ou lousa interativa, quadro, caderno, lápis, borracha, texto impresso com provérbios/morais de fábulas em tiras.
Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (A referência completa do texto de Bagno encontra-se abaixo e está disponível on-line).
Dificuldades antecipadas: Alunos que ainda não lêem e escrevem convencionalmente.
Referências sobre o assunto:BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza . — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p.
Disponível em: portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
Introdução
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Escreva o título da aula no quadro ou projete este slide.
- Questione com os alunos sobre que características esses animais têm que são comuns aos seres humanos. Esperamos que respondam que o coelho é rápido, a formiga sempre está em serviço, a tartaruga é bem lenta, a raposa é esperta e ágil, sempre quer se dar bem em todas as situações.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA