Plano de aula: A fábula na sala de aula

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas / Provérbios e no campo de atuação Artístico-literário/ Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura / escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Uso de projetor conectado à caixa de som e/ou lousa interativa, quadro, caderno, lápis, borracha, texto impresso com provérbios/morais de fábulas em tiras.

Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (A referência completa do texto de Bagno encontra-se abaixo e está disponível on-line).

Dificuldades antecipadas: Alunos que ainda não lêem e escrevem convencionalmente.

Referências sobre o assunto:BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza . — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p.

Disponível em: portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

Orientações:

• Escreva o título da aula no quadro ou projete este slide.
  • Questione com os alunos sobre que características esses animais têm que são comuns aos seres humanos. Esperamos que respondam que o coelho é rápido, a formiga sempre está em serviço, a tartaruga é bem lenta, a raposa é esperta e ágil, sempre quer se dar bem em todas as situações.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência