Plano de aula: Reproduzindo campanhas publicitárias de conscientização infantil

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação Vida pública/Estudo e pesquisa/ Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: Impressão das atividades complementares, impressão da campanha-modelo, impressão da notícia, cartolina para montar o painel, canetas coloridas.

Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano estão no processo de alfabetização, podem sentir dificuldade de fazer a leitura de partes escritas dos textos publicitários ou escrever o texto da atividade proposta.

Referências sobre o assunto:

SILVA.;A.; MELO.; K.L.R.; Produção de textos: uma atividade social e cognitiva. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental.(org) LEAL.;T.F.;BRANDÃO.; A.C.P. Belo Horizonte: Autêntica,2007.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Leia o título da aula em voz alta.

• Faça algumas perguntas. Estas perguntas são apenas para iniciar o tema geral das campanhas que serão apresentadas. Não há, pois, necessidade de se focar muito nelas:

• Por que vocês acham que os macacos estão sendo maltratados? (Resposta pessoal.)
  • Já ouviram alguma história sobre maus tratos a macacos? (Resposta pessoal.)
  • Vamos saber que história é esta?

• Ouça dois ou três alunos e siga com atividade.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência