Plano de Aula

Plano de aula: Crônica: uma leitura do cotidiano

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: - Projetor para exibição da Notícia* ou texto impresso para cada aluno

- Cópia do texto (Crônica*) para cada aluno

- 1 etiqueta em formato de estrela e 1 em formato de coração para cada aluno (Imprima aqui)

- Cola

- Papel madeira ou craft para a construção de um painel

- Pincéis atômicos/canetinhas

Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos tenham um conhecimento prévio acerca do gênero Notícia (sua função, estrutura e características), visto que ele será explorado e comparado com a Crônica. É possível que, ao comparar os textos, a análise dos alunos atenha-se ao tema abordado em ambos, sendo necessária a mediação do professor para que cheguem aos aspectos supracitados.

Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa

ARAUJO, Djario Dias. Crônica: o cotidiano em destaque. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. P.55 – 66. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Ler o título com os alunos, explicando-o brevemente.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos