Atividade para impressão - Etiquetas - LPO5_05SQA01
Plano de Aula
Plano de aula: Crônica: uma leitura do cotidiano
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Insira seu Whatsapp para receber o PDF!
Preencha com o seu número de telefone
mais ações
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: - Projetor para exibição da Notícia* ou texto impresso para cada aluno
- Cópia do texto (Crônica*) para cada aluno
- 1 etiqueta em formato de estrela e 1 em formato de coração para cada aluno (Imprima aqui)
- Cola
- Papel madeira ou craft para a construção de um painel
- Pincéis atômicos/canetinhas
Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos tenham um conhecimento prévio acerca do gênero Notícia (sua função, estrutura e características), visto que ele será explorado e comparado com a Crônica. É possível que, ao comparar os textos, a análise dos alunos atenha-se ao tema abordado em ambos, sendo necessária a mediação do professor para que cheguem aos aspectos supracitados.
Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa
ARAUJO, Djario Dias. Crônica: o cotidiano em destaque. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. P.55 – 66. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Ler o título com os alunos, explicando-o brevemente.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Crônica: uma leitura do cotidiano
Finalidade da aula: Compreender o gênero Crônica, reconhecendo suas principais características, o contexto de produção do gênero e os principais meios de circulação/suporte.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos/ Estratégias de leitura
Prática de linguagem: Leitura / escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01, EF15LP02
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: - Projetor para exibição da Notícia* ou texto impresso para cada aluno
- Cópia do texto (Crônica*) para cada aluno
- 1 etiqueta em formato de estrela e 1 em formato de coração para cada aluno (Imprima aqui)
- Cola
- Papel madeira ou craft para a construção de um painel
- Pincéis atômicos/canetinhas
* Textos aguardando autorização para uso. As solicitações já foram encaminhadas.
Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos tenham um conhecimento prévio acerca do gênero Notícia (sua função, estrutura e características), visto que ele será explorado e comparado com a Crônica. É possível que, ao comparar os textos, a análise dos alunos atenha-se ao tema abordado em ambos, sendo necessária a mediação do professor para que cheguem aos aspectos supracitados.
Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa
ARAUJO, Djario Dias. Crônica: o cotidiano em destaque. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. P.55 – 66. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf