Atividade para impressão - Etiquetas - LPO5_05SQA01
Plano de Aula
Plano de aula: Crônica: uma leitura do cotidiano
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: - Projetor para exibição da Notícia* ou texto impresso para cada aluno
- Cópia do texto (Crônica*) para cada aluno
- 1 etiqueta em formato de estrela e 1 em formato de coração para cada aluno (Imprima aqui)
- Cola
- Papel madeira ou craft para a construção de um painel
- Pincéis atômicos/canetinhas
Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos tenham um conhecimento prévio acerca do gênero Notícia (sua função, estrutura e características), visto que ele será explorado e comparado com a Crônica. É possível que, ao comparar os textos, a análise dos alunos atenha-se ao tema abordado em ambos, sendo necessária a mediação do professor para que cheguem aos aspectos supracitados.
Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa
ARAUJO, Djario Dias. Crônica: o cotidiano em destaque. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. P.55 – 66. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Ler o título com os alunos, explicando-o brevemente.