Texto - Ossain, dono das ervas e médico da religião africana no Brasil
Texto - Ossain, dono das ervas e médico da religião africana no Brasil
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação artístico-literário / vida cotidiana / todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Texto fragmentado “Ossain dono das ervas e médico da religião africana no Brasil” para cada grupo.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos com menos autonomia na leitura podem sentir dificuldade em organizar as partes do texto e necessitarem de apoio de outros colegas com um maior grau de autonomia.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, M. A. F. de & MENDONÇA, R. H. (org.) Práticas de leitura e escrita. Ministério da Educação. Brasília, 2006.
FARIA, M. Alice. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
NASPOLINI, A. T. Didática do Português. Tijolo por tijolo. Leitura e produção escrita. São Paulo: FTD, 1996.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Nesta atividade é importante perceber que, ao montar o texto, os alunos estarão mobilizando várias operações mentais que concorrem para a compreensão em leitura, como a inferência de informações implícitas. Para juntar parágrafos fragmentados, o aluno terá que verificar se há expressões ou palavras que retomam outras anteriores ou se há informações que dependam do conhecimento de outras; além disso, os alunos desenvolverão habilidades de ativar conhecimentos prévios, antecipar fatos e verificá-los em seguida, assim como produzir inferências.
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