Atividade para impressão - Trecho do Texto "Pluft, o fantasminha"
Atividade para impressão - Trecho do Texto "Pluft, o fantasminha"
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os vídeos propostos: Pluft, o fantasminha - https://www.youtube.com/watch?v=Jkt1GD9YBQU - (anúncio da peça teatral) e Pluft, o fantasminha - 3:44 - https://www.youtube.com/watch?v=bz-pxMCPQ8o (cenas da peça teatral), cópias do texto: Pluft, o fantasminha (cena inicial) e fichas com questões para os alunos discutirem e responderem em grupos, identificando os elementos do gênero.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou “rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral, esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso, o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja: o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara) )
Dificuldades antecipadas: Os alunos no quarto ano ainda podem apresentar dificuldades tanto na leitura silenciosa quanto na oral, por falta de prática ou mesmo porque não se interessam por leituras. Na leitura oral, a timidez de alguns alunos também é uma questão que pode surgir, por não gostarem de se expor ou por medo de não corresponderem às expectativas dos colegas. Quanto à compreensão do texto, alguns alunos podem apresentar problemas na localização de informações explícitas do texto, da ideia central ou dos significados de palavras segundo o contexto em que são empregadas. Isso pode ocorrer por lacunas de conhecimento em anos anteriores ou por dificuldades na leitura (por exemplo, uma leitura muito pausada ou silabada pode fazer com que os alunos percam a noção do conjunto, o que dificulta a compreensão do todo e das partes). A falta de contato com o gênero pode levar a uma dificuldade no levantamento de suas características.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952
Prepare-se para cenas dramáticas - disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/2205/prepare-se-para-cenas-dramaticas - acessado em 21 de julho de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para iniciar essa aula serão utilizados dois vídeos. O primeiro vídeo é uma chamada para a peça teatral, faz a propaganda da peça e mostra a ficha técnica com todas as pessoas que trabalham no palco e nos bastidores. Ao assistir esse vídeo, é possível fazer um link com a aula anterior e reconstruir as condições de produção, circulação e recepção do gênero dramático. O segundo vídeo mostra cenas de uma montagem da mesma obra no teatro. São cenas com momentos da peça e podem estabelecer expectativas e levantar hipóteses em relação ao texto que os alunos irão ler e, após a leitura, confirmar ou não as hipóteses que levantaram.
a. O que vimos nesse vídeo? (Respostas possíveis: Uma apresentação da peça Pluft, o fantasminha, Uma apresentação de uma peça de teatro)
b. Onde ele está sendo apresentado? (Respostas possíveis: Em um teatro, em um auditório)
c. Para quem ele está sendo dirigido? (Respostas possíveis: Ao público que está assistindo, às crianças, ao público infantil)
d. Que pessoas participam da produção dessa obra?- Chame a atenção ou retome a parte do vídeo que mostra a sua ficha técnica (Respostas possíveis: diretor, autor, elenco, iluminadores, responsáveis pelo cenário, patrocinadores…)
e. São muitas pessoas? (Respostas possíveis: São muitas pessoas nos bastidores e no palco)
f. São somente os atores que estão no palco? (Respostas possíveis:Não, há pessoas nos bastidores também)
g. Qual é o papel de cada uma delas? (Respostas possíveis: Autor: escrever o texto, Diretor: dirigir o elenco nos ensaios, Elenco: encenam a peça, Iluminadores: iluminação da cena, Patrocinador: cede recursos para produção da peça em troca de divulgação de sua marca…)
3. Passe o segundo vídeo. Esse vídeo mostra algumas cenas de uma das montagens da peça.
4. Após o vídeo, levante questões para a discussão com os alunos. As questões do slide podem ser projetadas ou somente feitas/lidas para os alunos.
a. E nesse vídeo? O que conseguimos ver? (Respostas possíveis: A peça Pluft, o fantasminha, cenas da peça Pluft, o fantasminha…)
b. Qual é a diferença entre os dois vídeos? (Respostas possíveis: O primeiro é uma propaganda e o segundo são cenas da peça)
c. Sobre o que vocês acham que é essa história? (Respostas possíveis: Sobre um fantasma que tem medo de gente)
d. Quais personagens fazem parte da obra? (Respostas possíveis: fantasmas, marinheiros, piratas e uma menina)
e. Onde se passa a história? (Respostas possíveis: em um casarão, em um navio)
f. Para quem está sendo apresentada a obra? (Respostas possíveis: para crianças, para o público infantil
g. Esse espetáculo está sendo apresentado “ao vivo”? Como podemos comprovar isso? (você pode chamar atenção para o fato de que alguém faz ´shiii´no vídeo, pedindo silêncio para a plateia. Comente que como a apresentação é “ao vivo”isso pode acontecer)
5. Caso surjam outras questões, vindas dos alunos, aproveite o momento questionando os outros alunos. Esse momento de introdução será muito importante para a leitura do texto no desenvolvimento da aula.
Materiais complementares:
Vídeos:
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Projete o slide com as orientações para a tarefa a ser realizada pelos alunos. Caso não consiga projetar, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as instruções para os alunos.
Comentários: Com relação a essa última pergunta sobre “as características do gênero dramático” é importante que os alunos percebam que o texto dramático é composto basicamente por diálogos e marcas cênicas. As marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias”) são as indicações para montagem de cenário, vestuário e orientações para os atores no que diz respeito a gestos, expressões e entonações de voz. Ao notarem essas duas características do gênero, é possível ainda perguntar: “há narrador?”. Em geral esses textos não possuem narrador pois são feitos para serem encenados por atores que vão representar cenas. O público estará assistindo a tudo e por isso não será preciso que o narrador lhes “conte” a história. Você pode fazer uma comparação com filmes ou telenovelas, em que, geralmente, também não há um narrador.
Materiais complementares:
Orientações:
Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.
Orientações:
Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.
Orientações:
Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.
Orientações:
Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o slide com as orientações para o preenchimento coletivo da ficha técnica a ser realizado pelos alunos. Caso não consiga projetar, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as questões para os alunos.
Material complementar:
Texto na íntegra: Pluft, o fantasminha
Maria Clara Machado - Biografia - http://otablado.com.br/maria-clara-machado/vida/ - Acessado em 12 de agosto de 2018.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
“Pluft, o fantasminha”: vídeo 1, disponível aqui, e vídeo 2, disponível aqui;
Trecho do texto “Pluft, o fantasminha”, disponível aqui, e ficha sobre o texto, disponível aqui;
Link para donwload da peça “Pluft, o fantasminha”, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Ficha “Conheça o teatro”, disponível aqui, para ser preenchida ao final de cada aula, quando houver a apresentação de um novo texto.
Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, os dois vídeos da peça “Pluft, o fantasminha” e as perguntas correspondentes a cada um deles, que estão na introdução do plano original. Solicite que enviem as respostas a você (podendo ser a foto do caderno ou um arquivo digital) e organize uma devolutiva geral para a turma esclarecendo possíveis dúvidas ou equívocos (as respostas às perguntas estão no slide de introdução do plano).
Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, o texto com a cena inicial da peça “Pluft, o fantasminha”. Envie também a ficha sobre o texto, disponível aqui, solicitando que os estudantes preencham as partes que puderem. Deixe-os tranquilos e informe que em um próximo momento coletivo, de preferência em uma videochamada, vocês vão preencher juntos a última parte da ficha, sobre as características do gênero dramático presentes no texto. Estipule um prazo para o envio das respostas.
Fechamento
Convide os estudantes para uma videochamada em que vocês possam ler o texto e preencher a ficha coletivamente. Para a leitura, convide três alunos: um para ler as marcas cênicas e outros dois para interpretarem as personagens. Mesmo que cada um esteja em sua casa, por meio de uma videochamada será possível que haja interação entre eles. Esclareça que, se estivessem encenando para o público, as marcas cênicas não seriam lidas, apenas os diálogos seriam interpretados. Dê atenção especial para o preenchimento da última parte da ficha sobre o texto e, se os estudantes não chegarem à resposta, informe que as características importantes desse gênero textual são as marcas cênicas e os diálogos. Informe que esse é um gênero que, em geral, não tem narrador, por isso o cenário, o figurino e a interpretação das personagens devem ser suficientes para dar vida às histórias.
Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar. Caso não seja possível realizar a videochamada, faça alguns esclarecimentos sobre o gênero, de acordo com as respostas obtidas na atividade, e sugira que eles façam a leitura do texto em casa, com a ajuda de familiares, cada um interpretando uma personagem. Em ambos os casos, envie o link para download da peça na íntegra, disponível aqui, àqueles que queiram conhecer todo o enredo da história.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a assistir aos vídeos e ler o texto da peça “Pluft, o fantasminha” junto com as crianças. Podem brincar de interpretar as personagens e de improvisar essa ou outras cenas que queiram inventar, aproveitando para se divertirem juntos!
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os vídeos propostos: Pluft, o fantasminha - https://www.youtube.com/watch?v=Jkt1GD9YBQU - (anúncio da peça teatral) e Pluft, o fantasminha - 3:44 - https://www.youtube.com/watch?v=bz-pxMCPQ8o (cenas da peça teatral), cópias do texto: Pluft, o fantasminha (cena inicial) e fichas com questões para os alunos discutirem e responderem em grupos, identificando os elementos do gênero.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou “rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral, esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso, o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja: o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara) )
Dificuldades antecipadas: Os alunos no quarto ano ainda podem apresentar dificuldades tanto na leitura silenciosa quanto na oral, por falta de prática ou mesmo porque não se interessam por leituras. Na leitura oral, a timidez de alguns alunos também é uma questão que pode surgir, por não gostarem de se expor ou por medo de não corresponderem às expectativas dos colegas. Quanto à compreensão do texto, alguns alunos podem apresentar problemas na localização de informações explícitas do texto, da ideia central ou dos significados de palavras segundo o contexto em que são empregadas. Isso pode ocorrer por lacunas de conhecimento em anos anteriores ou por dificuldades na leitura (por exemplo, uma leitura muito pausada ou silabada pode fazer com que os alunos percam a noção do conjunto, o que dificulta a compreensão do todo e das partes). A falta de contato com o gênero pode levar a uma dificuldade no levantamento de suas características.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952
Prepare-se para cenas dramáticas - disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/2205/prepare-se-para-cenas-dramaticas - acessado em 21 de julho de 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: