Exemplos de carta ao leitor
Exemplos de carta ao leitor
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta do leitor
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta do leitor e no campo de atuação vida pública.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou papel para cartaz, caso não houver disponibilidade para projeção dos slides.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer características semelhantes nos textos analisados.
Referências sobre o assunto: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU
MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158.
Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
Materiais complementares: Texto para impressão - acesse aqui
Tempo sugerido: 32 minutos.
Orientações:
(Continuação)
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).
- Material para a atividade:
Texto: Introdução, disponível aqui.
- Opcionais: Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe os dois textos em um documento do Google. Oriente os alunos, pelo WhatsApp, a colocarem suas opiniões através de comentários, levantando hipóteses sobre o gênero. Siga as orientações do plano.
Desenvolvimento
Crie dois formulários: um com os textos e as perguntas principais, sugeridas nas orientações do plano, e outro com o quadro proposto na atividade. Oriente-os em áudio pelo WhatsApp quanto ao preenchimento do quadro, seguindo as orientações do plano. Se preferir, organize uma videochamada via Meet ou Zoom para fazer essa atividade coletivamente. Compartilhe os textos através de sua tela e faça as perguntas propostas nas orientações. Em seguida, apresente o quadro e faça o preenchimento coletivamente, compartilhando sua tela, apresentando o quadro e registrando nele as respostas dos alunos.
Fechamento
Compartilhe o quadro proposto no slide de fechamento do plano com as orientações em um documento do Google, para que cada aluno tenha um espaço determinado para acrescentar suas opiniões. Se preferir, envie as orientações por áudio, através do WhatsApp.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero compartilhando como eles usavam as cartas pessoais e qual a importância delas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mirian Carla Neiva
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Carta de leitor: Descobrindo o gênero
Finalidade da aula: Conhecer o gênero textual Carta do leitor bem como sua função social.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Carta do leitor
Objetos do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos /estratégias de leitura
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade da BNCC:EF15LP01, EF15LP02
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta do leitor e no campo de atuação vida pública.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou papel para cartaz, caso não houver disponibilidade para projeção dos slides.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer características semelhantes nos textos analisados.
Referências sobre o assunto: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU
MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158.
Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: