Plano de aula: Compreendendo as fábulas

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas/ Provérbios no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Quadro, giz, texto impresso, lápis, borracha.

Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (a referência completa do texto de Bagno encontra-se abaixo e está disponível on-line).

Dificuldades antecipadas: Alunos que ainda não leem e escrevem convencionalmente.

Referências sobre o assunto: SILVA, Jorge Luis Lira. “Fábula ConFabulando”. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 67 – 78. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Bibliografia para usar nesta aula: BAGNO, M. “Fábulas fabulosas”. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de, MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. 180 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf .

Temada aula

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Proponha um desafio aos alunos: O que são fábulas? Para que servem? De onde se originaram? Professor, ouça as respostas dos alunos e contribua com informações sobre este gênero: Fábulas são histórias curtas que apresentam uma moral ou lição ao final e animais com características humanas. Essas narrativas registram as experiências e o modo de vida dos povos. Fale das origens e principalmente de Esopo, que iremos conhecer nesta aula. Diga-lhes que Esopo é de uma época em que os povos se dividiam basicamente em dois grupos: os mais fortes e os mais fracos. Um povo queria dominar o outro. Guerreavam entre si e quem perdia era transformado em escravo, podendo ser vendido ou comprado como mercadoria. Esopo também foi um escravo. Dizem que apresentava uma aparência física feia, mas ninguém duvidava que era muito inteligente. Ele dava conselhos através das fábulas.

Material complementar: Bibliografia para usar nesta aula: BAGNO, M. “Fábulas fabulosas. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de, MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. 180 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf .

Texto fatiado no documento Atividade para impressão.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência