Atividade para impressão - Texto - LPO3_03SQA02
Plano de Aula
Plano de aula: Compreendendo as fábulas
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas/ Provérbios no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Materiais necessários: Quadro, giz, texto impresso, lápis, borracha.
Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (a referência completa do texto de Bagno encontra-se abaixo e está disponível on-line).
Dificuldades antecipadas: Alunos que ainda não leem e escrevem convencionalmente.
Referências sobre o assunto: SILVA, Jorge Luis Lira. “Fábula ConFabulando”. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 67 – 78. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
Bibliografia para usar nesta aula: BAGNO, M. “Fábulas fabulosas”. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de, MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. 180 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf .
Temada aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.
Proponha um desafio aos alunos: O que são fábulas? Para que servem? De onde se originaram? Professor, ouça as respostas dos alunos e contribua com informações sobre este gênero: Fábulas são histórias curtas que apresentam uma moral ou lição ao final e animais com características humanas. Essas narrativas registram as experiências e o modo de vida dos povos. Fale das origens e principalmente de Esopo, que iremos conhecer nesta aula. Diga-lhes que Esopo é de uma época em que os povos se dividiam basicamente em dois grupos: os mais fortes e os mais fracos. Um povo queria dominar o outro. Guerreavam entre si e quem perdia era transformado em escravo, podendo ser vendido ou comprado como mercadoria. Esopo também foi um escravo. Dizem que apresentava uma aparência física feia, mas ninguém duvidava que era muito inteligente. Ele dava conselhos através das fábulas.
Material complementar: Bibliografia para usar nesta aula: BAGNO, M. “Fábulas fabulosas”. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de, MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. 180 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf .
Texto fatiado no documento Atividade para impressão.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Propor aos alunos que observem a imagem projetada e pensem sobre o que ela pode estar representando. Caso não possa projetar, solicite antecipadamente que alguém faça um desenho numa folha maior, sendo que este desenho represente uma situação de amizade.
- Concluído o exercício de leitura visual, coloque as seguintes perguntas para a turma:
- O que vocês perceberam nesta imagem?
- Como estas pessoas estão se sentindo?
- Você acha que elas são amigas? Como você sabe?
- Que atitudes demonstram amizade entre as pessoas?
- Para a organização desta aula, faça um círculo com as carteiras e mesas, possibilitando que todos sejam vistos e ouvidos.
Material complementar: Imagem Disponível em: https://docs.google.com/presentation/d/1Lok19U_lPIl_1fr65CeFt12kqAa8yXyp1i5N-D57eC8/edit#slide=id.g3a64f5af45_12_27 Acesso em 6/8/2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos acompanhem a fábula que será projetada em partes ( Link aqui ), previamente selecionadas e lidas alternadamente, ora pelo professor, ora por eles. Se não tiver projetor, distribua o texto impresso em partes, ou seja, na mesma sequência que os slides. Leia para os alunos esta primeira parte e pare a leitura na palavra “um”. Questione com os alunos:
Que palavra será que completa este espaço? Como vocês descobriram? Eles deverão descobrir que a palavra animais dá uma pista do que eles encontraram na floresta. Que bicho será que o viajante encontrou?
- É importante que você considere as respostas e analise os argumentos validando-os ou não, levando o aluno a observar as pistas que o texto favorece para uma interpretação adequada. Para isso, sempre que ouvir um argumento, questione como ele chegou ao raciocínio, o porquê do argumento.
- Em seguida, ouça alguns alunos sobre como reagiriam nesta situação. Cada aluno poderá falar o que faria. Peça que um dos alunos venha à frente e faça uma dramatização rápida da ação pensada.
- Ofereça a resposta segundo o texto original.
- Os slides 4, 5, 6 e 7 são parte do desenvolvimento da aula.
Material complementar: Disponível em: https://www.mundodasmensagens.com/mensagem/fabulas-os-viajantes-e-o-urso.html Acesso em 3/8/2018
Desenvolvimento
Orientações:
- Continue a leitura, parando agora na palavra “morto”.
- Questione com os alunos: Qual a atitude dos dois viajantes? O que você achou de suas atitudes? E agora o que será que vai acontecer?
É muito importante que você se comporte também como um leitor, ou seja, mostrando-se curioso, oferecendo opiniões, participando com interesse desse processo de descobertas.
- É importante que você considere as respostas e analise os argumentos validando-os ou não, levando o aluno a observar as pistas que o texto favorece para uma interpretação adequada.
- Convide os alunos a prosseguir com a leitura.
Desenvolvimento
Orientações:
- Continue a leitura, parando agora na palavra “perigo”.
- Confirme com os alunos se suas expectativas anteriores em relação ao desfecho da história se confirmaram ou não.
- O que você achou da atitude do urso? E dos viajantes?
- Escreva no quadro palavras que possam expressar a atitude do viajante que conseguiu subir na árvore. Eles poderão dizer que foi covarde, não ajudou o amigo, ou que é egoísta pensando somente em si.
- Desenhe o que você faria se estivesse no lugar dos viajantes. Os alunos certamente terão várias ideias. Ouça e intervenha com questionamentos que os façam pensar na coerência das respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia com os alunos a moral.
- Discuta o significado da expressão “põe à prova”. Na fábula lida, a amizade foi posta à prova? Como você acha que ficou a amizade depois desta prova? Em que situações uma amizade pode ser colocada à prova? Provavelmente os alunos dirão que em algum momento ficaram sozinhos no recreio, alguém brigou com eles sem motivo, sentiram-se abandonados. Ou quando chega outro colega para o grupo e eles ficaram sozinhos.Ou talvez digam que alguém fez uma travessura e colocaram a culpa só em uma pessoa.
- Ouça as opiniões, sempre garantindo uma circulação das informações, bem como o respeito às opiniões alheias.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Questione os alunos sobre o que aprenderam a respeito de fábulas.
- Organize as respostas em tópicos, no quadro, ouvindo o que os alunos aprenderam sobre fábulas. Provavelmente citarão os animais como personagens, a moral que ensina algo sobre a vida, as partes que evidenciam começo, meio e fim.
- Peça que os alunos registrem no caderno, para pesquisas futuras, em momentos em que falarão novamente sobre fábulas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).
- Materiais complementares:
Textos disponíveis aqui.
- Opcional: Google Formulários (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie, pelo WhatsApp, a imagem e as perguntas sugeridas no slide do plano. Se preferir, crie um formulário com a imagem e as perguntas, e envie o link por e-mail ou WhatsApp.
Desenvolvimento
Para essa atividade, será necessário organizar uma videochamada pelo Google Meet. Leia para eles o texto seguindo as orientações do plano. Deixe um documento do Google aberto para registrar as respostas dos alunos nos momentos sugeridos no plano. Permita que os alunos expressem suas opiniões e conduza a discussão conforme proposto no plano.
Fechamento
Para finalizar a videochamada, convide os alunos a preencherem coletivamente o quadro com as conclusões sobre a atividade. Depois de preenchido, compartilhe com cada aluno por e-mail ou envie o link do documento pelo WhatsApp, para consulta futura.
Convite às famílias
Convide os familiares a realizarem leitura em voz alta e contação das fábulas. Eles poderão alternar para que tanto a criança quanto os familiares leiam e contem as histórias. Sugira que o momento seja gravado para que a criança assista, avalie e envie a outros parentes ou amigos. Envie áudios aos familiares, pelo WhatsApp, orientando a atividade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Elenir Novaes
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Compreendendo as fábulas
Finalidade da aula: Perceber e analisar criticamente o ensinamento contido no texto através das ações das personagens.
Ano:3º ano do Ensino Fundamental Gênero: Fábulas / Provérbios
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura/Compreensão em leitura/ Leitura colaborativa e autônoma
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03, EF15LP16,EF35LP22
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas/ Provérbios no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Materiais necessários: Quadro, giz, texto impresso, lápis, borracha.
Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (a referência completa do texto de Bagno encontra-se abaixo e está disponível on-line).
Dificuldades antecipadas: Alunos que ainda não leem e escrevem convencionalmente.
Referências sobre o assunto: SILVA, Jorge Luis Lira. “Fábula ConFabulando”. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 67 – 78. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
Bibliografia para usar nesta aula: BAGNO, M. “Fábulas fabulosas”. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de, MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. 180 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf .