13451
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infantil

POR: Lilian Bárbara Cavalcanti Cardoso 25/11/2018
Código: LPO2_06SQA02

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre interpretação de textos publicitários

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos) e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Dois textos publicitários e tabela de interpretação (seguem como material complementar). O primeiro texto a ser trabalhado deve ser impresso e exposto em cartolina ou em slides, dependendo do recurso disponível na escola.

Informações sobre o gênero: O gênero enfatizado nesta aula será campanha publicitária de conscientização infantil. Serão dois textos publicitários, por meio dos quais trabalharemos a interpretação de sua escrita e composição: o primeiro a ser trabalhado será uma campanha de vacinação contra o sarampo e o segundo uma campanha sobre higienização das mãos.

Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano estão no processo de alfabetização, podem sentir dificuldade em fazer a leitura (compreensão) das partes escritas dos exemplos de campanhas de publicidade de conscientização infantil que serão expostos nesta aula.

Referências sobre o assunto:

COLOMER, Tereza; CAMPS, Anna. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Trad. Fátima Muirad. Porto Alegre: Artmed,2002.

IRANDÉ. Antunes. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1. Antes de aplicar esta atividade, leia atentamente o plano inteiro, observando as etapas que estão organizadas em introdução, desenvolvimento e fechamento. Para cada etapa, há um tempo estipulado para execução, que deve ser adaptado à medida que você achar necessário. A aula deve ser conduzida de maneira que os alunos construam saberes sobre os gêneros textuais publicitários, sendo estimulados a pensar, inicialmente, sobre o que já sabem sobre esses textos a partir de questões geradoras, que estão como sugestões e que você deve fazer durante a aplicação. Você pode, também, realizar outras perguntas mediadoras, de acordo com a necessidade/interesse da sua turma.

2. Inicie explicando aos alunos o que será abordado nesta aula, fazendo os seguintes questionamentos:

  • Vocês sabem o que é uma campanha publicitária? E uma campanha publicitária de conscientização?

3. Ouça dois ou três alunos e siga para a introdução da aula.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula organizando os alunos em uma grande roda, sentados em suas carteiras, e estabelecendo a divisão entre eles em duplas ou trios. O ideal é que um estudante leitor se junte com outro estudante não leitor.

  • Após a organização, projete ou mostre (utilizando uma cartolina) a parte 1 do primeiro texto e questione as crianças ( essas questões devem seguir a dinâmica de bate-papo) :

  • Vocês já viram essa imagem? Onde?
  • O que será que esse personagem está fazendo?
  • Por que será que há um escudo junto a esse personagem?
  • O que está escrito no escudo? Qual a relação desse texto com o escudo? Vocês sabem me dizer?
  • Ele tem uma cruz e uma sigla no seu peito… vocês já viram essa imagem em algum lugar?
  • Vocês sabem o que significa a sigla que há no peito dele, SUS?
  • O que será que a pessoa que desenhou esse personagem quis dizer para as pessoas?
  • Vocês sabem o nome desse personagem?

3. Ouça as crianças apenas. Nesse primeiro momento, você deve só coletar/conhecer as hipóteses delas em relação a trechos da campanha que trabalharemos.

Materiais complementares: parte 1 do primeiro texto impresso e exposto em um cartaz ou exposto em um slide (campanha publicitária de vacinação contra o sarampo).

Orientações:

4. Depois de mostrar a parte 1, apresente a parte 2 do texto 1 e faça o seguinte questionamento:

  • O que está escrito nessa frase? Alguém poderia ler para todos?
  • Vocês sabem o que é sarampo?
  • Será que essa frase tem alguma relação com o desenho mostrado anteriormente? Por que acham isso?
  • Qual o significado da frase? Como você chegou a essa conclusão? (reforce aqui com as crianças a questão da importância das vacinas)
  • Onde poderíamos encontrar essa frase?
  • Vocês sabem se já tomaram vacina contra o sarampo?
  • Já tomaram outras vacinas também? Lembram-se?

5. Após ouvir as crianças, vamos para a análise da campanha propriamente dita, trabalhando sua análise mais aprofundada e confirmando ou refutando as hipóteses/respostas dadas anteriormente.

Materiais complementares: parte 2 do primeiro texto impresso e exposto em um cartaz ou exposto em um slide ( campanha publicitária de vacinação contra o sarampo).

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

O desenvolvimento desta aula está dividido em 2 momentos:

  • Primeiro momento (20 minutos):

  • Entregue a campanha na íntegra (um exemplar impresso para cada dupla/trio) (campanha que estávamos analisando na introdução).

  • Peça que todos observem a campanha publicitária e faça algumas perguntas:

  • Olhando agora a imagem com o texto, vocês sabem me dizer que tipo de texto é esse?
  • Já viram esse texto em algum lugar?
  • Sabem para que serve?

Observação: ouça 2 ou 3 alunos e siga para as próximas etapas.

2. Solicite que um dos alunos faça a leitura.

3. Após a leitura, leve os alunos a compreenderem, a partir de elementos explícitos no texto, a ideia geral da campanha publicitária e o objetivo do autor. Faça isso por meio de alguns questionamentos, com os quais conseguiremos interpretar a campanha e confirmar/refutar algumas hipóteses/respostas obtidas na introdução da aula. À medida em que as crianças forem respondendo às perguntas, você pode ir articulando/confrontando com as respostas dadas no início e/ou pode fazer isso ao final da análise da campanha. Se julgar relevante, pode pedir para as crianças circularem trechos/palavras-chave que conseguirão responder aos itens questionados:

  • Qual é a ideia que esse texto quer transmitir? Como vocês descobriram? Há alguma palavra/item no texto que ajuda a termos essa interpretação?
  • Possivelmente, quem é o autor desse texto?
  • Para quem esse texto foi escrito? (Aqui é importante ter em mente que o destinatário de um texto publicitário não é uma pessoa, mas um conjunto de indivíduos desconhecidos, o emissor, ao elaborar sua mensagem, projeta um perfil idealizado de seu público alvo, e apela para esse perfil para sustentar seu diálogo).
  • Vocês sabem que tipo de texto é esse?
  • Qual é a temática da campanha?
  • Onde será que esse texto poderia ser publicado para que as pessoas o recebessem/vissem e seu objetivo fosse, assim, atingido?

Observação: As perguntas devem ser realizadas e um tempo deve ser estabelecido para que os estudantes pensem nas respostas (1 minuto para pergunta ) e um tempo para eles socializarem as respostas (2 minutos) ouvindo três ou quatro duplas/trios.

4. Após escuta dos alunos, chame a atenção para as partes que compõem a campanha publicitária analisada fazendo as seguintes observações/questões:

  • Olhando para as partes do texto, quais elementos foram utilizados pelo autor para transmitir essa mensagem? (comente, aqui, sobre a questão do uso de texto e imagem).
  • O autor utilizou um personagem para compor o seu texto. Como ele ajudou na ideia que o autor quis passar? (Comente com as crianças aqui que, possivelmente, a intenção do autor do texto, ao escolher essa imagem, não é mostrar, através do personagem, a forma como a vacina será dada (uma vez que é via injeção), mas rememorar, através do conhecimento de mundo dos destinatários, a questão da vacina, já que o Zé Gotinha é uma referência para as crianças e pode levá-las a lembrar da vacina, onde ela é dada, sua importância, que é algo bom. Como a campanha contempla crianças também, colocar uma injeção não seria uma boa estratégia. E o Zé Gotinha acaba sendo mesmo um personagem de referência para as campanhas, ainda que a forma como a vacina será dada não seja via gotas)
  • Observem que no texto há palavras maiores, outras menores, algumas escritas em cinza e outras em vermelho. Por que será que o autor escreveu dessa forma e não tudo de um jeito só?
  • Por que será que ele quis destacar essas partes? (Trabalhe aqui alguns itens, como: a questão da data de vacinação, da doença que estão tentando prevenir)
  • Ler as partes “soltas” dessa campanha, como fizemos no início da aula, dá o mesmo sentido quando a vemos agora, completa? Por quê? Qual vocês acham que consegue “convencer” mais o leitor: as partes soltas ou assim, juntas? (Aqui espera-se que as crianças, após a análise feita, percebam o quanto os elementos visuais, gráficos e textuais, juntos, contribuem para a riqueza e força da campanha, contribuindo para sua finalidade: persuadir o interlocutor a realizar tal coisa, no caso, vacinar-se).

Observação: Disponibilize 1 minuto para eles pensarem nas resposta de cada pergunta à medida que for fazendo-a. Para socialização reservar 2 minutos, ouvindo as duplas ou trios.

Materiais complementares: Campanha de vacinação contra o sarampo impressa e entregue às duplas/trios.

Orientações:

  • Segundo momento (14 minutos):

1. Distribua para cada dupla ou trio o segundo texto publicitário impresso e a atividade complementar com as perguntas para interpretação.

2. Faça a seguinte explicação:

  • Conhecemos juntos uma campanha sobre vacinação, agora vamos analisar outro texto muito parecido com o que vimos anteriormente!

2. Solicite que eles observem o texto e peça a um estudante para fazer a leitura em voz alta da parte escrita da campanha publicitária entregue.

3. Depois explique o que eles deverão realizar e os itens que compõem a atividade complementar de interpretação:

  • Vocês irão, agora, nas duplas/trios ler novamente uma campanha e tentar analisá-la sozinhos. Depois, iremos discutir com a turma e a professora irá corrigir.
  • Para essa análise, vocês deverão pensar sobre alguns pontos, que já vimos e analisamos no texto anterior. Para ajudá-los, entreguei uma folha que tem algumas perguntas para análise, são elas: Qual é o tema do texto? Isto é, sobre o que ele diz?; Para que ele foi escrito? (qual é o seu objetivo?); Quem possivelmente é o autor desse texto?; Para quem foi escrito?; Onde poderíamos encontrá-lo?; Por que há o uso desta imagem (e não de outra)?

4. Após a explicação, solicitar que eles busquem responder às questões da lista de perguntas. Eles não precisam, necessariamente, responder/registrar no caderno, apenas dialogarem entre si para depois socializarem com todo o grupo.

Materiais complementares: Segundo texto, sobre a campanha de higienização das mãos e atividade complementar de interpretação disponível no material complementar e o seu respectivo gabarito.

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Para fechar a aula, peça para um representante das duplas/trios socializar as respostas para a turma. Você pode pedir para cada dupla/trio ficar responsável por um item da campanha, isto é, um responde sobre o tema, o outro sobre a finalidade, etc. Ou seja, você pode, para cada pergunta da atividade complementar, selecionar uma dupla/trio para responder a questão.

  • Faça intervenções durante as socializações, visando complementar ou corrigir as respostas dadas, chamando a atenção para itens da campanha e verificando se todos concordam com as respostas dadas pelos amigos. Pergunte, por fim, se eles têm o hábito de lavar as mãos e quando e por que é importante fazê-las.

  • Ao final, questione as crianças se elas conseguem perceber alguma coisa em comum nos dois textos trabalhados na aula (espera-se que elas respondam que, embora tenham temáticas diferentes, eles têm o mesmo objetivo: levar as pessoas a realizarem alguma ação).

  • Para auxiliar as crianças nessa conclusão, retome a ideia central dos textos da aula mostrando que eles possuem temáticas diferentes, porém sua composição (imagem e texto) e objetivo são parecidos. Chame a atenção, por fim, para a questão estrutural das campanhas (título, imagem, slogan), comentando sobre a importância do verbo utilizado, levando-os a perceberem que ele sempre vem redigido dessa forma com o intuito de ser uma ordem/conselho (já que não falaremos sobre tempo verbal aqui com as crianças). Feche comentando que esse tipo de frase é bem comum nas campanhas.

Materiais complementares: tabela de interpretação disponível no material complementar. e gabarito

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infantil.

Finalidade da aula: Interpretar, através de leituras individuais e reflexões em grupo, dois exemplares de textos que circulam na esfera publicitária, analisando sua escrita e composição, para perceber como essa produção está a serviço dos objetivos pretendidos. Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica.

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura

Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos) e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos.  A aula faz parte domódulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Dois textos publicitários e tabela de interpretação (seguem como material complementar). O primeiro texto a ser trabalhado deve ser impresso e exposto em cartolina ou em slides, dependendo do recurso disponível na escola.

Informações sobre o gênero: O gênero enfatizado nesta aula será campanha publicitária de conscientização infantil. Serão dois textos publicitários, por meio dos quais trabalharemos a interpretação de sua escrita e composição: o primeiro a ser trabalhado será uma campanha de vacinação contra o sarampo e o segundo uma campanha sobre higienização das mãos.

Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano estão no processo de alfabetização, podem sentir dificuldade em fazer a leitura (compreensão) das partes escritas dos exemplos de campanhas de publicidade de conscientização infantil que serão expostos nesta aula.

Referências sobre o assunto:

COLOMER, Tereza; CAMPS, Anna. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Trad. Fátima Muirad. Porto Alegre: Artmed,2002.

IRANDÉ. Antunes. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes