Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos) e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Dois textos publicitários e tabela de interpretação (seguem como material complementar). O primeiro texto a ser trabalhado deve ser impresso e exposto em cartolina ou em slides, dependendo do recurso disponível na escola.
Informações sobre o gênero: O gênero enfatizado nesta aula será campanha publicitária de conscientização infantil. Serão dois textos publicitários, por meio dos quais trabalharemos a interpretação de sua escrita e composição: o primeiro a ser trabalhado será uma campanha de vacinação contra o sarampo e o segundo uma campanha sobre higienização das mãos.
Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano estão no processo de alfabetização, podem sentir dificuldade em fazer a leitura (compreensão) das partes escritas dos exemplos de campanhas de publicidade de conscientização infantil que serão expostos nesta aula.
Referências sobre o assunto:
COLOMER, Tereza; CAMPS, Anna. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Trad. Fátima Muirad. Porto Alegre: Artmed,2002.
IRANDÉ. Antunes. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1. Antes de aplicar esta atividade, leia atentamente o plano inteiro, observando as etapas que estão organizadas em introdução, desenvolvimento e fechamento. Para cada etapa, há um tempo estipulado para execução, que deve ser adaptado à medida que você achar necessário. A aula deve ser conduzida de maneira que os alunos construam saberes sobre os gêneros textuais publicitários, sendo estimulados a pensar, inicialmente, sobre o que já sabem sobre esses textos a partir de questões geradoras, que estão como sugestões e que você deve fazer durante a aplicação. Você pode, também, realizar outras perguntas mediadoras, de acordo com a necessidade/interesse da sua turma.
2. Inicie explicando aos alunos o que será abordado nesta aula, fazendo os seguintes questionamentos:
- Vocês sabem o que é uma campanha publicitária? E uma campanha publicitária de conscientização?
3. Ouça dois ou três alunos e siga para a introdução da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Inicie a aula organizando os alunos em uma grande roda, sentados em suas carteiras, e estabelecendo a divisão entre eles em duplas ou trios. O ideal é que um estudante leitor se junte com outro estudante não leitor.
- Após a organização, projete ou mostre (utilizando uma cartolina) a parte 1 do primeiro texto e questione as crianças ( essas questões devem seguir a dinâmica de bate-papo) :
- Vocês já viram essa imagem? Onde?
- O que será que esse personagem está fazendo?
- Por que será que há um escudo junto a esse personagem?
- O que está escrito no escudo? Qual a relação desse texto com o escudo? Vocês sabem me dizer?
- Ele tem uma cruz e uma sigla no seu peito… vocês já viram essa imagem em algum lugar?
- Vocês sabem o que significa a sigla que há no peito dele, SUS?
- O que será que a pessoa que desenhou esse personagem quis dizer para as pessoas?
- Vocês sabem o nome desse personagem?
3. Ouça as crianças apenas. Nesse primeiro momento, você deve só coletar/conhecer as hipóteses delas em relação a trechos da campanha que trabalharemos.
Materiais complementares: parte 1 do primeiro texto impresso e exposto em um cartaz ou exposto em um slide (campanha publicitária de vacinação contra o sarampo).
Introdução
Orientações:
4. Depois de mostrar a parte 1, apresente a parte 2 do texto 1 e faça o seguinte questionamento:
- O que está escrito nessa frase? Alguém poderia ler para todos?
- Vocês sabem o que é sarampo?
- Será que essa frase tem alguma relação com o desenho mostrado anteriormente? Por que acham isso?
- Qual o significado da frase? Como você chegou a essa conclusão? (reforce aqui com as crianças a questão da importância das vacinas)
- Onde poderíamos encontrar essa frase?
- Vocês sabem se já tomaram vacina contra o sarampo?
- Já tomaram outras vacinas também? Lembram-se?
5. Após ouvir as crianças, vamos para a análise da campanha propriamente dita, trabalhando sua análise mais aprofundada e confirmando ou refutando as hipóteses/respostas dadas anteriormente.
Materiais complementares: parte 2 do primeiro texto impresso e exposto em um cartaz ou exposto em um slide ( campanha publicitária de vacinação contra o sarampo).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
O desenvolvimento desta aula está dividido em 2 momentos:
- Primeiro momento (20 minutos):
- Entregue a campanha na íntegra (um exemplar impresso para cada dupla/trio) (campanha que estávamos analisando na introdução).
- Peça que todos observem a campanha publicitária e faça algumas perguntas:
- Olhando agora a imagem com o texto, vocês sabem me dizer que tipo de texto é esse?
- Já viram esse texto em algum lugar?
- Sabem para que serve?
Observação: ouça 2 ou 3 alunos e siga para as próximas etapas.
2. Solicite que um dos alunos faça a leitura.
3. Após a leitura, leve os alunos a compreenderem, a partir de elementos explícitos no texto, a ideia geral da campanha publicitária e o objetivo do autor. Faça isso por meio de alguns questionamentos, com os quais conseguiremos interpretar a campanha e confirmar/refutar algumas hipóteses/respostas obtidas na introdução da aula. À medida em que as crianças forem respondendo às perguntas, você pode ir articulando/confrontando com as respostas dadas no início e/ou pode fazer isso ao final da análise da campanha. Se julgar relevante, pode pedir para as crianças circularem trechos/palavras-chave que conseguirão responder aos itens questionados:
- Qual é a ideia que esse texto quer transmitir? Como vocês descobriram? Há alguma palavra/item no texto que ajuda a termos essa interpretação?
- Possivelmente, quem é o autor desse texto?
- Para quem esse texto foi escrito? (Aqui é importante ter em mente que o destinatário de um texto publicitário não é uma pessoa, mas um conjunto de indivíduos desconhecidos, o emissor, ao elaborar sua mensagem, projeta um perfil idealizado de seu público alvo, e apela para esse perfil para sustentar seu diálogo).
- Vocês sabem que tipo de texto é esse?
- Qual é a temática da campanha?
- Onde será que esse texto poderia ser publicado para que as pessoas o recebessem/vissem e seu objetivo fosse, assim, atingido?
Observação: As perguntas devem ser realizadas e um tempo deve ser estabelecido para que os estudantes pensem nas respostas (1 minuto para pergunta ) e um tempo para eles socializarem as respostas (2 minutos) ouvindo três ou quatro duplas/trios.
4. Após escuta dos alunos, chame a atenção para as partes que compõem a campanha publicitária analisada fazendo as seguintes observações/questões:
- Olhando para as partes do texto, quais elementos foram utilizados pelo autor para transmitir essa mensagem? (comente, aqui, sobre a questão do uso de texto e imagem).
- O autor utilizou um personagem para compor o seu texto. Como ele ajudou na ideia que o autor quis passar? (Comente com as crianças aqui que, possivelmente, a intenção do autor do texto, ao escolher essa imagem, não é mostrar, através do personagem, a forma como a vacina será dada (uma vez que é via injeção), mas rememorar, através do conhecimento de mundo dos destinatários, a questão da vacina, já que o Zé Gotinha é uma referência para as crianças e pode levá-las a lembrar da vacina, onde ela é dada, sua importância, que é algo bom. Como a campanha contempla crianças também, colocar uma injeção não seria uma boa estratégia. E o Zé Gotinha acaba sendo mesmo um personagem de referência para as campanhas, ainda que a forma como a vacina será dada não seja via gotas)
- Observem que no texto há palavras maiores, outras menores, algumas escritas em cinza e outras em vermelho. Por que será que o autor escreveu dessa forma e não tudo de um jeito só?
- Por que será que ele quis destacar essas partes? (Trabalhe aqui alguns itens, como: a questão da data de vacinação, da doença que estão tentando prevenir)
- Ler as partes “soltas” dessa campanha, como fizemos no início da aula, dá o mesmo sentido quando a vemos agora, completa? Por quê? Qual vocês acham que consegue “convencer” mais o leitor: as partes soltas ou assim, juntas? (Aqui espera-se que as crianças, após a análise feita, percebam o quanto os elementos visuais, gráficos e textuais, juntos, contribuem para a riqueza e força da campanha, contribuindo para sua finalidade: persuadir o interlocutor a realizar tal coisa, no caso, vacinar-se).
Observação: Disponibilize 1 minuto para eles pensarem nas resposta de cada pergunta à medida que for fazendo-a. Para socialização reservar 2 minutos, ouvindo as duplas ou trios.
Materiais complementares: Campanha de vacinação contra o sarampo impressa e entregue às duplas/trios.
Desenvolvimento
Orientações:
- Segundo momento (14 minutos):
1. Distribua para cada dupla ou trio o segundo texto publicitário impresso e a atividade complementar com as perguntas para interpretação.
2. Faça a seguinte explicação:
- Conhecemos juntos uma campanha sobre vacinação, agora vamos analisar outro texto muito parecido com o que vimos anteriormente!
2. Solicite que eles observem o texto e peça a um estudante para fazer a leitura em voz alta da parte escrita da campanha publicitária entregue.
3. Depois explique o que eles deverão realizar e os itens que compõem a atividade complementar de interpretação:
- Vocês irão, agora, nas duplas/trios ler novamente uma campanha e tentar analisá-la sozinhos. Depois, iremos discutir com a turma e a professora irá corrigir.
- Para essa análise, vocês deverão pensar sobre alguns pontos, que já vimos e analisamos no texto anterior. Para ajudá-los, entreguei uma folha que tem algumas perguntas para análise, são elas: Qual é o tema do texto? Isto é, sobre o que ele diz?; Para que ele foi escrito? (qual é o seu objetivo?); Quem possivelmente é o autor desse texto?; Para quem foi escrito?; Onde poderíamos encontrá-lo?; Por que há o uso desta imagem (e não de outra)?
4. Após a explicação, solicitar que eles busquem responder às questões da lista de perguntas. Eles não precisam, necessariamente, responder/registrar no caderno, apenas dialogarem entre si para depois socializarem com todo o grupo.
Materiais complementares: Segundo texto, sobre a campanha de higienização das mãos e atividade complementar de interpretação disponível no material complementar e o seu respectivo gabarito.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Para fechar a aula, peça para um representante das duplas/trios socializar as respostas para a turma. Você pode pedir para cada dupla/trio ficar responsável por um item da campanha, isto é, um responde sobre o tema, o outro sobre a finalidade, etc. Ou seja, você pode, para cada pergunta da atividade complementar, selecionar uma dupla/trio para responder a questão.
- Faça intervenções durante as socializações, visando complementar ou corrigir as respostas dadas, chamando a atenção para itens da campanha e verificando se todos concordam com as respostas dadas pelos amigos. Pergunte, por fim, se eles têm o hábito de lavar as mãos e quando e por que é importante fazê-las.
- Ao final, questione as crianças se elas conseguem perceber alguma coisa em comum nos dois textos trabalhados na aula (espera-se que elas respondam que, embora tenham temáticas diferentes, eles têm o mesmo objetivo: levar as pessoas a realizarem alguma ação).
- Para auxiliar as crianças nessa conclusão, retome a ideia central dos textos da aula mostrando que eles possuem temáticas diferentes, porém sua composição (imagem e texto) e objetivo são parecidos. Chame a atenção, por fim, para a questão estrutural das campanhas (título, imagem, slogan), comentando sobre a importância do verbo utilizado, levando-os a perceberem que ele sempre vem redigido dessa forma com o intuito de ser uma ordem/conselho (já que não falaremos sobre tempo verbal aqui com as crianças). Feche comentando que esse tipo de frase é bem comum nas campanhas.
Materiais complementares: tabela de interpretação disponível no material complementar. e gabarito