Placa de trânsito
Placa de trânsito para imprimir
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos) e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor multimídia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de leitura de textos escritos e compreensão da finalidade dos textos disponibilizados.
Referências sobre o assunto:
COLOMER, Tereza; CAMPS, Anna. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Trad. Fátima Muirad- Porto Alegre: Artmed,2002.
IRANDÉ. Antunes. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1. Antes de aplicar esta atividade, leia atentamente o plano inteiro, observando as etapas que estão organizadas em introdução, desenvolvimento e fechamento. Para cada etapa, há um tempo estipulado para execução, que deve ser adaptado à medida que você achar necessário. Esta aula deve ser conduzida de maneira que os alunos construam saberes sobre os gêneros textuais publicitários, sendo estimulados a pensar, inicialmente, sobre o que já sabem sobre esses textos a partir de questões geradoras, que estão como sugestões e que você deve fazer durante a aplicação. Você pode, também, realizar outras perguntas mediadoras, de acordo com a necessidade/interesse da sua turma.
2. Inicie explicando aos alunos o que será abordado nesta aula, fazendo o seguinte questionamento:
3. Ouça dois ou três alunos e siga para a introdução da aula.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Observação: A ideia das perguntas anteriores associadas à placa pretende mostrar para os alunos a relação entre linguagem verbal e não- verbal, para que eles façam a interpretação relacionado texto-imagem em campanhas publicitárias e seus efeitos de sentido. Além disso, as perguntas devem seguir a dinâmica de uma roda de conversa ou bate-papo sem se prolongar muito nas falas.
Materiais complementares: placa de trânsito .
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
1. Após apresentar a placa de trânsito, será feita a exploração de campanhas publicitárias em ambientes virtuais de pesquisa que abordam a temática: faixa de pedestre. Neste momento, você deve estar com o computador ligado, com acesso à internet e com a tela sendo projetada no telão ou quadro (é necessário o uso do projetor multimídia).
2. Antes de ministrar esta aula, você precisa fazer um levantamento de sites que abordam a temática e que tenham textos publicitários sobre a faixa de pedestre. O ideal é que sejam sites de diferentes fontes, como: sites de jornais, blogs sobre orientação para o trânsito, sites governamentais (pode ser o site do DETRAN do seu estado), entre outros. Escolha campanhas publicitárias que estejam direcionadas para o pedestre e para o condutor. Seguem algumas sugestões de campanhas sobre a faixa de pedestre com seus respectivos links (aqui).
3. A pesquisa será feita pelo site do Google Imagens. Segue uma sugestão de link (aqui) com várias campanhas publicitárias sobre o uso e respeito à faixa de pedestre. É importante ressaltar que as imagens e sites dos ambientes virtuais são muito voláteis, podem ficar disponíveis por tempo determinado, por isso é importante que você faça uma pesquisa e selecione campanhas que estejam de acordo com a finalidade desta aula e a realidade da escola em que ela vai ser aplicada. Isso pode ser feito por meio do registro do título do texto da página, ou de uma palavra-chave, etc. Essa seleção prévia é importante para, no caso da demonstração na aula, não corrermos o risco de encontrarmos alguma campanha/imagem inapropriada para a faixa etária. Os links aqui disponíveis com campanhas e o material complementar são sugestões que podem não estar mais disponíveis depois de um tempo.
4. Comece fazendo o seguinte comentário:
5. Escute 2 ou 3 estudantes e, antes de abrir o Google imagens, explore um pouco a página do Google, comentando sobre o que conseguimos encontrar nele (textos de forma geral, imagens, vídeos). Explore o caminho para conseguirem encontrar apenas imagens e não textos verbais. Em seguida, abra a página do google imagens, faça algumas indagações aos alunos sobre como pesquisar as campanhas:
Observação: À medida que for digitando as frases ou palavras-chave na espaço de busca da página do google, vá fazendo algumas observações relacionadas ao cuidado de acessar sites de confiança e de checar a veracidade das informações, tendo sempre a presença de um adulto no uso da internet (seja no computador, seja por outros instrumentos). Pode também aproveitar o momento para questionar como se escreve determinada palavra, pedir para eles ditarem uma parte do que será escrito, etc.
Orientações:
4. Ao abrir os resultados da pesquisa, selecione duas campanhas (uma direcionada aos motoristas e outra aos pedestres), explorando-as com os alunos, fazendo algumas observações:
Orientações:
5. Após ir ouvindo as sugestões das crianças, vá até as imagens das campanhas que você já tinha pesquisado previamente, que devem aparecer nos resultados da pesquisa. Caso verifique que alguma das sugestões dadas pelas crianças também seja adequada, você pode utilizá-la perfeitamente, apenas tenha o cuidado de analisar seu conteúdo (texto e imagens), verificando não só a adequação para a faixa etária, como também a confiabilidade.
6. Clique na imagem da campanha selecionada e comente com as crianças sobre essa busca (o site de busca traz várias imagens, mas, para termos acesso a elas, precisamos clicar duas vezes nelas. Ao realizarmos isso, somos direcionados à página inicial da campanha, isto é, onde, “originalmente” ela foi publicada). Foque bem na campanha (ampliando-a ou então deixando-a bem enquadrada na tela, de modo que fique bem nítida para as crianças). Peça, então, para um aluno fazer a leitura em voz alta da parte escrita e, depois, realize algumas perguntas para que os alunos compreendam, a partir de elementos explícitos no texto, a ideia geral da campanha publicitária e o objetivo do autor. Faça isso com os dois textos selecionados (o destinado ao condutor e o destinado aos pedestres).
8. Após ouvir 2 ou 3 alunos, siga com as questões sobre a composição e estrutura dos textos :
9. Após trabalhar os dois textos, siga com as questões que abordam a linguagem verbal e não-verbal relacionando à placa de trânsito apresentada na introdução:
10. Para auxiliar as crianças nessa conclusão, retome a ideia central dos textos da aula e, se necessário, destaque trechos das campanhas pesquisadas.
11. Para cada pergunte ouça alunos diferentes para que todos possam participar e explorar o texto publicitário analisado.
Materiais complementares: Campanhas publicitárias sobre orientações no trânsito impressas.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas.
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
* Site sugerido para este plano adaptado:
Vídeo: Campanha Maio Amarelo 2019, disponível aqui.
Introdução
Inicie a aula enviando pelo WhatsApp a placa de trânsito que sinaliza a faixa de pedestre (disponível aqui). O propósito é que eles consigam estabelecer a relação entre linguagem verbal e não verbal, fazendo a interpretação texto-imagem e sendo estimulados a pensar, a partir de questões geradoras, sobre o que já sabem.
Desenvolvimento
Vocês sabem o que é uma campanha publicitária de orientação para o trânsito?
Envie um áudio com esta pergunta solicitando que alguns a respondam. Posteriormente, agende o encontro desta aula e utilize algumas das orientações que constam na introdução do plano para um diálogo inicial sobre a pergunta disparadora e a imagem da placa.
Ainda neste momento síncrono, faça a exploração de campanhas publicitárias em ambientes virtuais de pesquisa que abordam a temática: faixa de pedestre. Conforme o tempo disponível para esta aula, selecione alguns dos encaminhamentos indicados no plano ou prepare-se com antecedência fazendo uma pesquisa prévia e selecionando o que for indispensável para explorar os textos publicitários com a turma.
Fechamento
Para finalizar a aula, faça algumas perguntas, que podem ser respondidas oralmente ou registradas pelos alunos:
- O que aprendemos com os textos vistos nesta aula?
- Acham que é importante fazer campanhas para orientação no trânsito? Por quê?
- Vocês acham que essas campanhas são eficientes?
- A forma como essas campanhas são escritas (textos e imagens) ajuda a alcançarem seus objetivos?
- Vocês costumam usar a faixa de pedestres? Por que é importante usá-la/respeitá-la?
Incentive-os a fazer, em casa, pesquisas virtuais sobre outras campanhas publicitárias, sugerindo alguns temas específicos.
Convite às famílias
Qual é o sentido de ouvir o conselho de uma criança? Ouça e assistam juntos a este vídeo para conscientizar as pessoas (disponível aqui) para um trânsito mais seguro, humano e responsável.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: A relação texto-imagem em campanhas publicitárias e seus efeitos de sentido.
Finalidade da aula: Interpretar diferentes exemplares de campanhas publicitárias, analisando os recursos expressivos gráficos-visuais, a relação texto-imagem, bem como seu texto escrito, para compreender como essa composição interfere nos efeitos de sentido pretendidos.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura/ Pesquisa
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP04, EF02LP21
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos) e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor multimídia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de leitura de textos escritos e compreensão da finalidade dos textos disponibilizados.
Referências sobre o assunto:
COLOMER, Tereza; CAMPS, Anna. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Trad. Fátima Muirad- Porto Alegre: Artmed,2002.
IRANDÉ. Antunes. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: