Jogo de associação
Jogo de associação
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Computador com acesso à internet; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).
Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que leem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.
Dificuldades antecipadas: Muitas crianças do 4º ano ainda estão ganhando fluência na leitura, para aumentar a possibilidade de compreensão sobre a notícia apresentada, sugere-se que essa leitura seja compartilhada. Para isso, leia a notícia e peça que as crianças acompanhem o texto projetado no quadro ou em cópias impressas.
Referências sobre o assunto:
ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>.
Jornal Joca, disponível em: https://jornaljoca.com.br/portal/ (Visite o site para conhecer o jornal e ler algumas notícias escritas para jovens e crianças).
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar a notícia na íntegra pelo jornal digital clique aqui .
Orientações:
1. Inicie uma roda de conversa, perguntando para as crianças o que entenderam e o que acharam do que foi lido.
2. Siga com os questionamentos do slide. Caso você não tenha acesso a recursos tecnológicos, escreva as questões de discussão no quadro para que todos possam acompanhar.
3. Dicas para mediar as discussões:
a. O que nós lemos? Espera-se que os alunos cheguem às seguintes conclusões: Uma notícia/ reportagem (notícia e reportagem não são sinônimos, ambas são do gênero jornalístico, mas enquanto a notícia tende a ser mais objetiva e tratar de fatos novos, a reportagem pode ser mais extensa, relacionando fatos correlatos, como causas e desdobramentos de um acontecimento que pode ter ocorridos a qualquer momento. Entretanto isso não precisa ser dito para os alunos nesse momento). Caso os alunos respondam apenas “lemos um texto”, questione: que tipo de texto? É, por exemplo, um conto, uma lenda? É importante fazê-los refletir que o texto lido trouxe uma notícia, narrou um acontecimento da vida real.
b. Porque foi escrito? Resposta esperada: Para contar um acontecimento. Continue investigando: Textos que contam um acontecimento, tem um nome específico? Como são chamados? Alguém sabe? Resposta esperada: São as notícias. Caso os alunos não saibam, não responda por eles, explique que vai retomar a pergunta no final da aula.
c. Por quem foi escrito? Resposta esperada: por um jornalista. Pode ser que os alunos respondam que foi escrito por um jornal. Pergunte quem são as pessoas que trabalham em um jornal: pode ser que digam jornalistas, repórteres, fotógrafos, editor, revisor.
d. Vocês já conheciam a história da Stheffany? Se alguém responder que sim, pergunte onde ouviu sobre essa história. Vocês já estarão elencando os meios por onde circulam as notícias, como rádio, jornal impresso e digital, telejornal. O que é assunto para a próxima pergunta.
e. Como essa história chegou até nós? Resposta esperada: por meio de um jornal.
f. Para quem esse texto foi escrito? É possível que nomeiem os diferentes públicos que podem ter acesso a um jornal (adultos, crianças…). Valide se disserem que, em geral, o jornal é escrito para adultos, mas comunique que tem exceções, como o Jornal Joca. Diga para que se lembrem que ao lado do nome do jornal estavam os dizeres “Joca: o único jornal para jovens e crianças”. Siga investigando: em que textos feitos para adultos se diferem dos feitos para jovens e crianças?
4. Encerre a discussão, dizendo que a seguir eles terão acesso a outros textos desse mesmo gênero, também escritos para crianças.
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Para acessar o material do jogo clique aqui.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Caso não seja possível assistir ao vídeo, haverá, ao longo da sequência, nova oportunidade para aprofundar essa reflexão.
Materiais complementares:
1. Para acessar a resolução do jogo, clique aqui.
2.Para acessar a notícia gravada em um programa de televisão clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagem com os estudantes sobre a atividade;
Notícia da introdução (disponível aqui) ou site do Jornal Joca para escolha de outra notícia (disponível aqui);
Jogo de associação (disponível aqui) e resolução do jogo (disponível aqui).
Opcionais:
Canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui);
Google Apresentações (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a seguinte pergunta disparadora: “Vocês sabem que tipo de texto nos informa sobre os acontecimentos do Brasil e do Mundo?” Envie a notícia e os questionamentos que estão na introdução do plano. Se preferir, escolha outra notícia, no Jornal Joca, que esteja mais vinculada aos últimos acontecimentos.
Estipule um prazo para o envio das respostas. Apoie-se nas orientações do plano original, para dar uma devolutiva aos estudantes.
Se possível, grave um áudio com a leitura da notícia ou ainda experimente usar o Loom, ferramenta que permite a leitura e o compartilhamento de tela. Nesse caso, você pode apontar para diversos aspectos da notícia (título, foto e legenda, destaque em negrito, local e data, meio de veiculação), criando expectativa sobre a leitura antes mesmo de ler.
Desenvolvimento
Convide os estudantes a jogar um jogo de associação entre histórias infantis e notícias. No plano original, cada imagem é uma carta e a dinâmica funciona como em um jogo de memória. Você pode adaptar essa proposta enviando o arquivo com todas imagens e pedindo para os estudantes ligarem as histórias com as notícias e lhe enviarem um registro escrito do que associaram.
Outra opção é criar um arquivo, no Google Apresentações, com as imagens embaralhadas, e solicitar aos grupos que as organizem de acordo com as associações feitas. Para fazer isso, você pode tirar prints do arquivo em PDF (disponível aqui) e depois colar no Apresentações, recortando as imagens e colocando-as fora de ordem. Nesse caso, crie um arquivo para cada grupo e envie os links aos participantes.
Sugira que se comuniquem por telefone ou videochamada para realizarem a proposta juntos.
Fechamento
Combine uma videochamada para socializar a atividade. Peça que contem o que associaram e o por quê. Utilize as orientações do plano original para conduzir a discussão. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.
Caso não seja possível realizar a videochamada, analise o material enviado pelos estudantes e organize uma devolutiva para toda a turma. Se necessário, envie a resolução da atividade para que possam fazer uma autocorreção.
Convite às famílias
Esse é um período em que estamos diariamente conectados com notícias de jornais escritos, rádio e telejornais. Nesse contexto, as famílias podem conversar com os estudantes sobre o que tem acontecido no Brasil e no mundo (pergunta inicial no plano), ouvindo suas opiniões e inquietações. Além disso, a família pode apoiar a execução das atividades, favorecendo o contato dos estudantes com os colegas e com a professora.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Computador com acesso à internet; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).
Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que leem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.
Dificuldades antecipadas: Muitas crianças do 4º ano ainda estão ganhando fluência na leitura, para aumentar a possibilidade de compreensão sobre a notícia apresentada, sugere-se que essa leitura seja compartilhada. Para isso, leia a notícia e peça que as crianças acompanhem o texto projetado no quadro ou em cópias impressas.
Referências sobre o assunto:
ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>.
Jornal Joca, disponível em: https://jornaljoca.com.br/portal/ (Visite o site para conhecer o jornal e ler algumas notícias escritas para jovens e crianças).
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: