Plano de aula: Notícias e manchetes

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Computador com acesso à internet; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que leem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.

Dificuldades antecipadas: Muitas crianças do 4º ano ainda estão ganhando fluência na leitura, para aumentar a possibilidade de compreensão sobre a notícia apresentada, sugere-se que essa leitura seja compartilhada. Para isso, leia a notícia e peça que as crianças acompanhem o texto projetado no quadro ou em cópias impressas.

Referências sobre o assunto:

ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>.

Jornal Joca, disponível em: https://jornaljoca.com.br/portal/ (Visite o site para conhecer o jornal e ler algumas notícias escritas para jovens e crianças).

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Inicie a aula lendo o tema.
  • Questione os alunos sobre o que eles acham que aprenderão neste dia, mas sem falar que a aula será sobre o gênero notícia.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos