Texto sobre Ossain
Texto sobre Ossain
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Texto “Ossain dono das ervas e médico da religião africana no Brasil” impresso para os alunos. Caso o professor venha acompanhando essa sequência de atividades, os alunos já receberam o texto na primeira aula desta sequência. Basta lembrá-los de trazer para esta aula.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: Alunos com pequeno grau de autonomia na leitura e na escrita podem ter dificuldade com a atividade.
Referências sobre o assunto:
ABÍLIO, E. C.; MATTOS, M. S. de. Letramento e leitura da literatura. In; CARVALHO, M. A. F. de & MENDONÇA, R. H. (org.) Práticas de leitura e escrita. Ministério da Educação. Brasília, 2006.
KLEIMAN, A. Oficina de Leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes/Editora Unicamp, 1993.
Contos afro-brasileiros do Mestre Didi: http://revistavozes.uespi.br/ojs/index.php/revistavozes/article/view/133
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente a proposta da aula: aprofundar a compreensão do texto utilizado na aula anterior “Ossain, dono das ervas e médico da religião africana no Brasil” (link para o texto) e reconhecer as características principais do gênero, através de uma atividade de interpretação com perguntas.
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