Plano de Aula
Plano de aula: Roda de notícias
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 2º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Vida pública.
Justificativa: O trabalho com a “Roda de notícias” nos anos iniciais oferece aspectos textuais importantes para a formação de leitores.. Parte-se do pressuposto de que as crianças ainda estão criando uma familiaridade com a leitura nos seus diversos campos de atuação. Por isso, se faz necessário situações comunicativas na sala de aula, para que as crianças desenvolvam sua capacidade argumentativa, comunicativa, o vocabulário e fala de modo geral. O meio possível para isso é a Roda de notícias que realiza na prática o desenvolvimento deste processo onde a criança será estimulada a construir sentidos prévios sobre as informações que circulam no mundo ao explorar os elementos imagéticos e escritos.
Materiais necessários: Recortes de notícias, papel metro, canetas coloridas, cola, tesoura, papel crepom, revistas, jornais, lápis de cor, lápis, caneta e borracha.
Dificuldades antecipadas:
1. Dificuldade em identificar a função social da notícia.
2. Dificuldade em interpretar as notícias apresentadas.
Referências sobre o assunto:
FRANCHI, Eglê. Pedagogia do alfabetizar letrando: da oralidade à escrita. 9ª. ed. - São Paulo: Cortez, 2012.
https://jornaljoca.com.br/portal/ Acesso em: 02 de Setembro de 2018.
http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf. Acesso em: 02 de Setembro de 2018.
https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/ Acesso em: 02 de Setembro de 2018.
http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/_ed704_por_onde_andava_o_gazeteiro/ Acesso em: 02 de Setembro de 2018.
http://www.sinvejor.org.br/component/content/article/3/35. Acesso em 02 de Setembro de 2018.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 10 minutos
Preparação:
Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
Precisamos mostrar para os alunos que jornal não é coisa de “gente grande”. Para isso:
- Espalhe pela sala jornais de circulação local ou nacional;
- Imagem de bancas de jornais e de vendedores “antigos” de jornais;
- Caixote ou sua representação.
Orientações:
- Forme uma roda de conversa para aproximar os alunos uns dos outros e tornar o espaço da sala de aula mais dinâmico e afetuoso.
- Antes de iniciar os trabalhos, sugerimos que peça aos alunos que circulem pela sala de aula, percebam os jornais espalhados no chão, as imagens dos vendedores de jornais, os caixotes de madeira ou sua representação.
- Desperte neles a curiosidade ao pedir que observem os jornais abertos no chão da sala.
- Solicite que explorem as imagens, que leiam as manchetes, os anúncios e os cadernos de notícias que fazem parte da composição do jornal.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA