Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias de leitura em ação
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Livros, revistas ou outros materiais solicitado como tarefa na aula anterior.
Professor procure providenciar mais materiais, além dos solicitados aos alunos, para que tenha o suficiente para todos. Sugestões: enciclopédias, livros de literatura e poemas, livros com informação científica, dicionários, encartes, álbuns e revistas com conteúdo relacionados ou não com informações sobre animais que vivem ou visitam os jardins (os alunos farão a análise da pertinência ou não do material).
Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.
Dificuldades antecipadas: Selecionar, apoiados nas estratégias de antecipação e inferência, os materiais de leitura que possivelmente possuem curiosidades e informações sobre alguns animais.
Referências sobre o assunto:
http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053
KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010).
ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED
SOLÉ,I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed,1998
Algumas indicações: Enciclopédias de Animais Ilustrada, Revistas Ciência Hoje para Crianças (CHC), Enciclopédia Infantil, Livros de pesquisa sobre animais, Livro de poemas com o tema animais ilustrado, livro de histórias tais como Dona Baratinha, A formiguinha e a neve e outros que tenham animais como personagens, Revistas como Superinteressante, Saúde, Época, Galileu ou outras que contenham textos e imagens.
É importante que os materiais de leitura tenham como tema os animais de jardim, contendo ou não informação científica. Exemplificando: se vão pesquisar sobre a abelha haverá livro de história ou poemas que tem como personagem esse animal mas não traz informação científica e outros textos que trazem informações científicas ou curiosidades sobre a abelha.
Sugestões de alguns livros de literatura que trazem a temática de animais de jardim, muitos deles enviados pelo MEC para as escolas públicas:
TANTO BICHO, Editora Dimensão;
BONITEZA SILVESTRE - POESIA PARA OS ANIMAIS AMEAÇADOS PELO HOMEM, Editora Peirópolis;
O CASO DA LAGARTA QUE TOMOU CHÁ DE SUMIÇO e RÁPIDO COMO UM GAFANHOTO, Brinque Book Editora de livros ltda;
A ARCA DE NOÉ, Editora Globo
A REPRODUÇÃO DA BORBOLETA, Edições SM ltda
A FESTA NO CÉU, Editora Melhoramentos
A JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS, Editora Dimensão
BICHOS DE QUINTAL, Editora Dimensão
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique que, nesta aula, irão analisar vários livros, revistas e textos para selecionar aqueles que podem conter algumas informações específicas.
Ao organizar as fontes de pesquisa de informações científicas, as crianças vão exercitar algumas estratégias de leitura, como antecipação dos conteúdos e checagem das hipóteses, localização e comparação de informações, recuperação do contexto de produção a partir dos suportes de textos, entre outras (ROJO, 2012). É importante que você faça, ao longo da aula, perguntas que instiguem a criança a selecionar os gêneros textuais informativos que nos ajudem a obter informações e curiosidades sobre os animais que vamos pesquisar.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA