
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Livros, revistas ou outros materiais solicitado como tarefa na aula anterior.
Professor procure providenciar mais materiais, além dos solicitados aos alunos, para que tenha o suficiente para todos. Sugestões: enciclopédias, livros de literatura e poemas, livros com informação científica, dicionários, encartes, álbuns e revistas com conteúdo relacionados ou não com informações sobre animais que vivem ou visitam os jardins (os alunos farão a análise da pertinência ou não do material).
Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.
Dificuldades antecipadas: Selecionar, apoiados nas estratégias de antecipação e inferência, os materiais de leitura que possivelmente possuem curiosidades e informações sobre alguns animais.
Referências sobre o assunto:
http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053
KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010).
ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED
SOLÉ,I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed,1998
Algumas indicações: Enciclopédias de Animais Ilustrada, Revistas Ciência Hoje para Crianças (CHC), Enciclopédia Infantil, Livros de pesquisa sobre animais, Livro de poemas com o tema animais ilustrado, livro de histórias tais como Dona Baratinha, A formiguinha e a neve e outros que tenham animais como personagens, Revistas como Superinteressante, Saúde, Época, Galileu ou outras que contenham textos e imagens.
É importante que os materiais de leitura tenham como tema os animais de jardim, contendo ou não informação científica. Exemplificando: se vão pesquisar sobre a abelha haverá livro de história ou poemas que tem como personagem esse animal mas não traz informação científica e outros textos que trazem informações científicas ou curiosidades sobre a abelha.
Sugestões de alguns livros de literatura que trazem a temática de animais de jardim, muitos deles enviados pelo MEC para as escolas públicas:
TANTO BICHO, Editora Dimensão;
BONITEZA SILVESTRE - POESIA PARA OS ANIMAIS AMEAÇADOS PELO HOMEM, Editora Peirópolis;
O CASO DA LAGARTA QUE TOMOU CHÁ DE SUMIÇO e RÁPIDO COMO UM GAFANHOTO, Brinque Book Editora de livros ltda;
A ARCA DE NOÉ, Editora Globo
A REPRODUÇÃO DA BORBOLETA, Edições SM ltda
A FESTA NO CÉU, Editora Melhoramentos
A JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS, Editora Dimensão
BICHOS DE QUINTAL, Editora Dimensão
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique que, nesta aula, irão analisar vários livros, revistas e textos para selecionar aqueles que podem conter algumas informações específicas.
Ao organizar as fontes de pesquisa de informações científicas, as crianças vão exercitar algumas estratégias de leitura, como antecipação dos conteúdos e checagem das hipóteses, localização e comparação de informações, recuperação do contexto de produção a partir dos suportes de textos, entre outras (ROJO, 2012). É importante que você faça, ao longo da aula, perguntas que instiguem a criança a selecionar os gêneros textuais informativos que nos ajudem a obter informações e curiosidades sobre os animais que vamos pesquisar.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário:
Canal de comunicação como o WhatsApp.
- Opcionais:
Grupo do Google (tutorial disponível aqui);
Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui);
Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio pelo WhatsApp (ou outro canal) explicando que irão verificar juntos quais materiais enviados pela turma (tarefa aula anterior: LP01_03SQA01) podem de fato ajudar nas pesquisas. Siga as orientações 1, 2 e 3 do slide de Introdução do plano de aula, considerando que as mensagens precisam ser curtas e claras.
Desenvolvimento
Antecipadamente, você deve selecionar de 4 a 6 materiais sugeridos pela turma para analisar. Cuide para que nenhum deles contribua para o tipo de pesquisa que farão, como um livro de literatura infantil ou de poemas, por exemplo. Lembre-se de que o objetivo dessa aula é aprender a selecionar materiais de pesquisa científica, e será através da comparação entre eles que a turma poderá aprender.
Envie ao grupo da turma (WhatsApp ou outro) a imagem do material e mais alguma informação. Se for um livro de histórias de uma abelha, por exemplo, envie a foto da capa e a leitura um trecho (áudio do WhatsApp). Se for um material online, como vídeos do YouTube, por exemplo, envie o link.
Lembre-se de que a análise será realizada a partir dos aspectos do contexto material, tais como: leitura do título e de um trecho do texto; configuração do texto; relação entre imagens e textos; aspectos gráficos, como tabelas com dados numéricos, box com informações etc.
Oriente os alunos a dizer se o material pode ser útil para encontrar curiosidades e informações sobre os animais selecionados.
Você não deve intervir na decisão do grupo. Caso selecionem um poema sobre a aranha porque havia uma ilustração e a palavra escrita, por exemplo, o mesmo será analisado pela turma na próxima aula desta sequência.
Fechamento
Siga as orientações 4 e 6 do slide de Fechamento do plano de aula, enviando um áudio ou utilizando outro canal de comunicação sugerido como opcional.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acompanhar e interagir com a criança durante a atividade. Considere efetuar uma orientação para que a criança seja de fato a protagonista desse momento.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Helena Ruiz
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula:Estratégias de leitura em ação
Finalidade da aula:Localizar possíveis fontes de informação dos animais selecionados fazendo uso de algumas estratégias de leitura e organizar os materiais (livros, enciclopédia, revistas e outros) que poderão ser utilizados para pesquisar curiosidades ao longo da sequência de atividades.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Curiosidades
Objeto(s) do conhecimento:Formação do leitorEstratégia de leitura
Prática de linguagem:Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF12LP02
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Livros, revistas ou outros materiais solicitado como tarefa na aula anterior.
Professor procure providenciar mais materiais, além dos solicitados aos alunos, para que tenha o suficiente para todos. Sugestões: enciclopédias, livros de literatura e poemas, livros com informação científica, dicionários, encartes, álbuns e revistas com conteúdo relacionados ou não com informações sobre animais que vivem ou visitam os jardins (os alunos farão a análise da pertinência ou não do material).
Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.
Dificuldades antecipadas: Selecionar, apoiados nas estratégias de antecipação e inferência, os materiais de leitura que possivelmente possuem curiosidades e informações sobre alguns animais.
Referências sobre o assunto:
http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053
KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010).
ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED
SOLÉ,I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed,1998
Algumas indicações: Enciclopédias de Animais Ilustrada, Revistas Ciência Hoje para Crianças (CHC), Enciclopédia Infantil, Livros de pesquisa sobre animais, Livro de poemas com o tema animais ilustrado, livro de histórias tais como Dona Baratinha, A formiguinha e a neve e outros que tenham animais como personagens, Revistas como Superinteressante, Saúde, Época, Galileu ou outras que contenham textos e imagens.
É importante que os materiais de leitura tenham como tema os animais de jardim, contendo ou não informação científica. Exemplificando: se vão pesquisar sobre a abelha haverá livro de história ou poemas que tem como personagem esse animal mas não traz informação científica e outros textos que trazem informações científicas ou curiosidades sobre a abelha.
Sugestões de alguns livros de literatura que trazem a temática de animais de jardim, muitos deles enviados pelo MEC para as escolas públicas:
TANTO BICHO, Editora Dimensão;
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: