Resolução da atividade - Gráficos de colunas - LPO5_05SQA03
Plano de Aula
Plano de aula: Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
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Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: - Aparelho projetor de slides
- Folhas quadriculadas
- Canetinhas/lápis de cor
Informações sobre o gênero: Os gráficos e tabelas são textos presentes no cotidiano e muito comuns em jornais e revistas - aspectos em que se assemelham às crônicas. Apresentam as informações de forma clara e objetiva, facilitando, assim, sua análise e interpretação, características pelas quais são os gêneros mais adequados para apresentar dados quantitativos e comparativos. O trabalho com esses textos possibilita ricos momentos de interdisciplinaridade: explora-se a interpretação aliando-a à linguagem matemática, ambas de suma importância para o desenvolvimento da compreensão leitora de crianças.
Dificuldades antecipadas: A linguagem essencialmente visual presente nos gráficos e tabelas, embora direta e objetiva, pode gerar dúvidas, sobretudo pelo fato de ser nova para muitas crianças. É importante, portanto, acompanhar o processo de leitura, mediando, quando necessário, a análise dos dados apresentados.
Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Ler o título com os alunos, comentando-o e explicando-o brevemente.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Inicie a aula solicitando a um aluno que leia o texto do slide para os demais. Em seguida, leia para o grupo o desafio lançado no mesmo slide. Deixe que pensem e analisem a situação. Se necessário, complemente a ideia ilustrada no desafio, com interrogações do tipo: “Como poderíamos fazer para mostrar esses dados para os colegas?”, “Há uma forma mais rápida e direta de apresentar os números contidos no texto?”.
- À medida que forem lançando ideias, amplie os questionamentos ou refute-os, a fim de que percebam nos gráficos e tabelas a forma mais adequada e rápida de expor tais informações. Espera-se que os alunos cheguem a essa conclusão ou se aproximem bastante dela.
- Caso o grupo não chegue à terminologia correta (gráfico) ou a um consenso quanto à apresentação dos dados, a próxima lâmina possibilitará a comparação entre o texto verbal e o visual, que deverá ser explorada.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
- Distribua o tempo da aula da seguinte maneira: 15 minutos para a análise do gráfico de barras disponível no início do texto “Quais são os animais extintos do Brasil”, publicado no Nexo Jornal (https://www.nexojornal.com.br/grafico/2017/03/01/Quais-s%C3%A3o-os-animais-extintos-no-Brasil) + 13 minutos para a discussão e análise da tabela dos animais extintos, disponíveis no mesmo texto + 10 minutos para a produção do gráfico de colunas (slide 11).
- Apresente o gráfico aos alunos e peça que o leiam silenciosamente. Em seguida, questione: o gráfico traz informações iguais ou diferentes às que foram apresentadas no texto que acabamos de ler? Qual das duas formas vocês consideram melhor para analisar e compreender os dados? Por quê? Onde esse gráfico poderia ter sido publicado? Por quê? Quem é o público-alvo desse texto; ou seja, quem são os seus possíveis leitores?
- Proponha uma análise coletiva dos dados, a partir dos seguintes questionamentos:
- Quantas espécies foram analisadas ao todo?
- Que cor representa, no gráfico, os resultados conclusivos? Por que os pesquisadores só chegaram a resultados conclusivos de uma parte das espécies analisadas?
- Nesse contexto, o que significa a expressão dados insuficientes?
- O que as linhas pontilhadas que ligam uma barra à outra representam?
(Essa é uma questão possível de suscitar dúvidas. Para garantir a compreensão, questione sobre o espaço que elas estão demarcando; assim os alunos irão perceber que elas representam um recorte da barra anterior, algo que poderia ser substituído pela expressão “dentre estes”).
- Qual a relação entre a informação representada em verde escuro e a representada em laranja?
(Outra questão que pode gerar dúvidas. Para saná-las, o professor pode recorrer à linha pontilhada, que mostra que a barra laranja representa a parte verde escura ampliada).
- O que a barra preta, no final do gráfico, ilustra? É bom ou ruim essa barra ser tão fininha?
4. Inicie a leitura da tabela informativa sobre os animais considerados extintos (representados pela faixa preta da barra do gráfico inicial do texto). Solicite uma criança para a leitura de cada animal. Como as informações são literais, não é necessário discuti-las ou ater-se demasiadamente a cada coluna.
5. Chame a atenção dos alunos para as siglas que acompanham a imagem de cada bicho (RE - regionalmente extinta; EW - extinta na natureza; EX - extinta), questionando: Quem entende o significado dessas expressões? Qual delas lhe parece o problema mais grave? E o problema menos grave?
6. Em seguida, leia com os alunos a legenda disponível ao final do texto para confirmar as hipóteses levantadas.
Material complementar:
- Caso deseje consultar as respostas referentes a essas questões, clique aqui.
- Os dados que devem ser compartilhados com a turma foram originalmente publicados no site Nexo Jornal, em 01/03/17. Fonte: “Quais são os animais extintos no Brasil’, Thiago Quadros, disponível em: https://www.nexojornal.com.br/grafico/2017/03/01/Quais-s%C3%A3o-os-animais-extintos-no-Brasil. Acesso em 01 de setembro de 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a turma em grupos de 3 alunos e proponha a elaboração de 3 diferentes tipos de gráficos, com base nas informações da tabela, sobre as 11 espécies de animais extintos. Cada equipe fará apenas um gráfico, ficando a cargo do professor a distribuição/escolha entre os tipos de gráfico e os grupos de alunos.
- Entregue para cada grupo uma cópia da tabela, para que possam localizar as informações necessárias à produção do gráfico.
- Os gráficos serão produzidos na malha quadriculada, de acordo com as orientações a seguir:
- GRÁFICO 1: Os animais extintos e as regiões do Brasil
Produzir um gráficos de colunas que mostre a distribuição dos animais extintos pelas 5 regiões do Brasil, de acordo com o seu habitat.
- GRÁFICO 2: Os animais e a condição de extinção
Com base nas legendas analisadas, produzir um gráfico de colunas, classificando os animais de acordo com as categorias Regionalmente extinta, Extinta na natureza e Extinta.
- GRÁFICO 3: Os animais e as ameaças de extinção
Produzir um gráfico de colunas ilustrando as principais ameaças de extinção sofridas por esses animais, dentre as categorias Destruição do habitat, Caça, Pesca, Desmatamento, Outros.
IMPORTANTE: Atente-se para o fato de que este gráfico terá uma soma de resultados maior que os dois anteriores, pelo fato de que alguns animais sofreram mais de um tipo de ameaça de extinção (Ex.: O pássaro peito-vermelho-grande foi extinto devido à destruição de seu habitat e pela caça comercial ilegal).
- Estabeleça o tempo para a confecção dos gráficos (5 minutos) e, após esse tempo, os grupos deverão apresentar a sua produção para os demais colegas. Os grupos que produziram um mesmo tipo de gráfico devem se reunir para apresentá-los, a fim de comparar as informações elencadas.
- Durante a produção, circule entre as mesas/carteiras, observando a elaboração e sanando possíveis dúvidas, e estimule a participação de todos os membros do grupo. A atividade, bem como o momento de apresentação, possibilitam avaliar a compreensão dos alunos acerca das informações presentes no texto e do uso da linguagem gráfica.
Material complementar:
Para acessar o resultado dos gráficos, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Entregue para cada aluno uma cópia da atividade de fechamento, que explora a comparação entre os gêneros Gráfico e Crônica. Para acessar e imprimir essa atividade, clique aqui.
- Peça-lhes que leiam e respondam às questões individualmente.
- Na questão 1, espera-se que percebam que ambos os textos falam sobre o problema ambiental da extinção de animais e que este é um assunto presente em nossa vida cotidiana, e que se diferem pela função e maneira como abordam o assunto.
Material complementar:
Caso deseje consultar as respostas referentes a essa atividade, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia.
- Opcionais:
Ferramentas de videoaula, como WhatsApp, Google Meet, Hangouts e Zoom.
Introdução
Por meio de áudio ou vídeo, oriente os alunos a respeito da atividade, falando sobre as diferentes formas de apresentar dados. Para dar sentido à atividade, retome as propostas de aulas anteriores, em que os alunos compararam crônica e notícia e se aprofundaram nas características da crônica. Envie a consigna apresentada no slide de Introdução da aula e proponha que reflitam sobre a forma mais direta de apresentar os dados. Proponha que gravem um áudio com a resposta da questão. Nas orientações, selecione intervenções que ajudem os alunos a identificar gráficos e tabelas como formas eficientes de apresentação de dados.
Desenvolvimento
Envie aos alunos o gráfico apresentado no slide 1 do Desenvolvimento para que analisem e reflitam sobre essa forma de apresentação dos dados. Proponha as questões sugeridas no Desenvolvimento do plano de aula para guiar a análise. Solicite que os alunos respondam a atividade no caderno. Em um momento posterior, envie a atividade com as respostas, disponível aqui, para que os alunos a comparem com as suas próprias e corrijam o que for necessário. Durante as orientações, retome o conteúdo da crônica Um mundo lindo, trabalhada nas aulas anteriores. Peça que releiam a crônica e diga que ela trata do mesmo tema apresentado nos dados do gráfico “extinção dos animais”. Solicite aos alunos que analisem quais são as semelhanças e diferenças entre o gráfico e a crônica que tratam do mesmo tema. Para isso, proponha a atividade apresentada no slide do Fechamento do plano de aula. O plano original apresenta uma proposta de atividade em que os alunos devem produzir um gráfico. No entanto, considerando a distância dos alunos entre si e do professor, essa atividade seria pouco viável, uma vez que há necessidade de interação e intervenções. Caso seja possível, realize uma videochamada utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet, Hangouts ou Zoom, e possibilite que os alunos dialoguem sobre a comparação entre os textos. Aproveite para realizar intervenções que ajudem os alunos a saber mais sobre as características de uma crônica.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre o que aprenderam na aula. Para isso, envie a seguinte questão:
- Vimos que textos diferentes podem tratar do mesmo tema, como no caso da notícia, do gráfico e da crônica que tratam da extinção dos animais. A forma como esses textos tratam do tema é igual? Qual é a diferença entre a crônica e o gráfico?
Convite às famílias
Que tal propor um momento de informação em família? Sugira aos alunos que contem para os familiares sobre a extinção dos animais, apresentem o gráfico e a crônica e dialoguem sobre esse problema social.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas
Finalidade da aula: - Ler e compreender dados contidos em gráficos e tabelas, bem como título, legenda e fonte.- Estabelecer relações de sentido entre textos de diferentes gêneros - Gráficos/tabelas e Crônicas - que exploram temas semelhantes ou complementares. - Compreender o contexto de produção de gráficos e tabelas, bem como os meios mais comuns de veiculação e suporte.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura / Imagens analíticas em textos
Prática de linguagem: Leitura / escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF05LP16, EF05LP23
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: - Aparelho projetor de slides
- Folhas quadriculadas
- Canetinhas/lápis de cor
(O projetor é de suma importância, pois possibilita a análise coletiva dos dados apresentados. Porém, caso a escola não disponha desse aparelho, pode imprimir o gráfico e as tabelas em tamanho ampliado e apresentá-los aos alunos, clicando aqui).
Informações sobre o gênero: Os gráficos e tabelas são textos presentes no cotidiano e muito comuns em jornais e revistas - aspectos em que se assemelham às crônicas. Apresentam as informações de forma clara e objetiva, facilitando, assim, sua análise e interpretação, características pelas quais são os gêneros mais adequados para apresentar dados quantitativos e comparativos. O trabalho com esses textos possibilita ricos momentos de interdisciplinaridade: explora-se a interpretação aliando-a à linguagem matemática, ambas de suma importância para o desenvolvimento da compreensão leitora de crianças.
Dificuldades antecipadas: A linguagem essencialmente visual presente nos gráficos e tabelas, embora direta e objetiva, pode gerar dúvidas, sobretudo pelo fato de ser nova para muitas crianças. É importante, portanto, acompanhar o processo de leitura, mediando, quando necessário, a análise dos dados apresentados.
Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes