Crônica - Um mundo lindo
Crônica - Um mundo lindo
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: - Cópias da atividade para todos os alunos
- Pincel para quadro
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial, características que tornam a leitura envolvente e acessível aos leitores. Muitas vezes lançando mão de recursos humorísticos e ironia, a Crônica tem sempre um caráter crítico e/ou reflexivo.
Dificuldades antecipadas: O texto contém algumas palavras pouco usuais, como lograva, temeridade, ignaros. Para que os alunos as compreendam, serão empregadas diversas estratégias: releitura, substituição por equivalentes, escolha entre algumas opções. Os questionamentos que exploram os dados inferenciais podem precisar da intervenção do professor para serem respondidos.
Referências sobre o assunto:
ARAUJO, Djario Dias. Crônica: o cotidiano em destaque. In: MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores. Recife, MEC/CEEL, 2008. P.55 – 66. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>.
PORTILHO, Gabriela. Leve a crônica para as aulas de língua portuguesa. Nova Escola, 2013. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa>.
VILARINHO, Sabrina. Crônica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/cronica.htm>.
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-cronica.htm
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Ler o título com os alunos, comentando-o e explicando-o brevemente com base no item “informações sobre o gênero” (slide anterior).
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações (referem-se à atividade exposta nos slides 3 e 4):
Espera-se que os alunos lembrem-se dos textos explorados anteriormente (a notícia “Último rinoceronte-branco do norte morre e espécie entra em extinção” e a crônica “Um mundo lindo”) e que ambos tratavam do mesmo assunto - a extinção de animais -, porém com abordagens e objetivos diferentes.
Orientações (referem-se à atividade exposta nos slides 3 e 4):
Espera-se que os alunos lembrem-se dos textos explorados anteriormente (a notícia “Último rinoceronte-branco do norte morre e espécie entra em extinção” e a crônica “Um mundo lindo”) e que ambos tratavam do mesmo assunto - a extinção de animais -, porém com abordagens e objetivos diferentes.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações (referem-se à atividade exposta nos slides 5 a 8):
Materiais complementares: - Texto para impressão.
- Resolução da atividade.
Orientações (referem-se à atividade exposta nos slides 5 a 8):
Materiais complementares: - Texto para impressão.
- Resolução da atividade.
Orientações (referem-se à atividade exposta nos slides 5 a 8):
Materiais complementares: - Texto para impressão.
- Resolução da atividade.
Orientações (referem-se à atividade exposta nos slides 5 a 8):
Materiais complementares: - Texto para impressão.
- Resolução da atividade.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações e da atividade proposta;
Texto para leitura, disponível aqui;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais:
Crônicas em PDF.
Introdução
Faça uma orientação para os alunos, através de áudio, vídeo ou mensagem de texto, explicando a atividade e fazendo intervenções antecipadas para ajudá-los a realizar a atividade com autonomia. Retome brevemente a proposta da aula anterior e diga que, nesta atividade, eles lerão crônicas. Relembre a crônica trabalhada na aula anterior e convide os alunos a recontar a história: comece o reconto e pare em determinado ponto para que eles contem o restante por meio de áudio. Incentive os alunos a buscar a maior riqueza de detalhes possível no reconto.
Desenvolvimento
Envie o texto e a atividade aos alunos pelo WhatsApp ou e-mail, e oriente-os a reler o texto e respoder a atividade de interpretação. Para isso, utilize as orientações do Desenvolvimento do plano de aula de modo a oferecer condições para que os alunos resolvam a atividade com autonomia. Por isso, é necessário explicar cada questão da atividade, orientando sobre a resolução de cada uma. Em um momento posterior, envie a atividade respondida aos alunos e proponha que a comparem com suas próprias respostas, de modo a analisar os possíveis erros.
Fechamento
Proponha aos alunos que registrem as aprendizagens em relação ao gênero crônica. Utilize as questões do slide do Fechamento do plano de aula. Uma opção de integração é organizar duplas e propor aos alunos que se comuniquem pelo WhatsApp para discutir as questões propostas.
Convite às famílias
Ler crônicas em família é uma boa situação de rotina de leitura e uma boa oportunidade para a integração dos familiares. Proponha aos alunos que pesquisem novas crônicas, ou envie algumas em PDF e proponha que escolham uma para compartilhar com os familiares.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Ler e interpretar o gênero Crônica
Finalidade da aula: - Ler, de forma autônoma e compartilhada, o gênero crônica, compreendendo o sentido global do texto e o seu caráter reflexivo.- Localizar informações explícitas no texto e recuperar informações implícitas.- Compreender o sentido de palavras pelo contexto em que estão inseridas.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura / Decodificação/ Fluência de leitura
Prática de linguagem: Leitura / escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP16, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP05
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: - Cópias da atividade para todos os alunos
- Pincel para quadro
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial, características que tornam a leitura envolvente e acessível aos leitores. Muitas vezes lançando mão de recursos humorísticos e ironia, a Crônica tem sempre um caráter crítico e/ou reflexivo.
Dificuldades antecipadas: O texto contém algumas palavras pouco usuais, como lograva, temeridade, ignaros. Para que os alunos as compreendam, serão empregadas diversas estratégias: releitura, substituição por equivalentes, escolha entre algumas opções. Os questionamentos que exploram os dados inferenciais podem precisar da intervenção do professor para serem respondidos.
Referências sobre o assunto:
ARAUJO, Djario Dias. Crônica: o cotidiano em destaque. In: MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores. Recife, MEC/CEEL, 2008. P.55 – 66. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>.
PORTILHO, Gabriela. Leve a crônica para as aulas de língua portuguesa. Nova Escola, 2013. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa>.
VILARINHO, Sabrina. Crônica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/cronica.htm>.
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-cronica.htm
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: