Atividade para impressão - trecho do conto para apoio - LPO1_02SQA03
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo um conto acumulativo
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos
Insira seu Whatsapp para receber o PDF!
Preencha com o seu número de telefone
mais ações
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação artístico-Literário/todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Sugestão de conto acumulativo, “A princesa Maribel”, de Patacrúa, ed. Positivo; cartões com perguntas (adivinhas) sobre o conto; projetor e trecho do conto para projeção ou cartaz com trecho do texto ou caneta para transcrever trecho no quadro. O trecho deve conter a sequência acumulativa completa do conto.
Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP: Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Leia o tema da aula para as crianças. Diga que vão conhecer um novo conto acumulativo, mas que antes vão adivinhar algumas informações sobre o conto.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Conhecendo um conto acumulativo
Finalidade da aula: Espera-se que os alunos apreendam o sentido global do texto deste gênero observando recursos gráficos, imagens e dados da obra, fazendo inferências e destacando na escrita informações explícitas, coletivamente ou entre pares.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos acumulativos
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura/leitura colaborativa e autônoma/ formação do leitor literário.
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03, EF15LP15, EF15LP16
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação artístico-Literário/todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Sugestão de conto acumulativo, “A princesa Maribel”, de Patacrúa, ed. Positivo; cartões com perguntas (adivinhas) sobre o conto; projetor e trecho do conto para projeção ou cartaz com trecho do texto ou caneta para transcrever trecho no quadro. O trecho deve conter a sequência acumulativa completa do conto.
Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP: Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA