Plano de aula: Leitura colaborativa de textos expositivos

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Materiais selecionados pelos alunos na aula anterior.

Livros e revistas que trazem informações e curiosidades dos animais que vivem ou visitam os jardins e foram escolhidos pelos alunos. Dicionário.

Leia e analise os materiais antecipadamente, tanto para avaliar a pertinência de cada um deles para buscar informações e curiosidades como para selecionar apenas um trecho caso o texto seja muito longo. Lembre-se que a proposta nesta aula é separar os textos do gênero curiosidades de outros gêneros textuais.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter alguma dificuldade em decidir se o material ou texto possui curiosidades e informações sobre os animais que escolheram e também em compreender algumas informações e/ou termos técnicos.

Referências sobre o assunto:

htts://novaescola.org.br/conteudo/860/ana-maria-espinoza-e-essencial-ensinar-a-ler-textos-de-ciencias

KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010).

ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED

SOLÉ,I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed,1998

Orientações:

• Relembre com os alunos a atividade da aula anterior, na qual separaram alguns materiais de leitura sobre animais que vivem ou visitam os jardins.
  • Pergunte que tipo de texto foi solicitado para a turma selecionar. Ajude-os a explicitar que eram materiais de leitura que teriam algumas informações sobre animais que vivem ou visitam o jardim tais como curiosidades, características, alimentação, onde vivem, como são seus filhotes, etc. Nesse plano escolhemos os seguintes animais: caracol, abelha, borboleta, grilo, sapo e formiga. Essa lista é uma mera sugestão e pode ser alterada conforme a disponibilidade de materiais de leitura.
  • Relembre a turma que combinaram (na aula 1) de pesquisar sobre alguns animais para compartilhar com a comunidade escolar através de mural ou um livro confeccionado por todos.
  • Compartilhe que hoje farão a leitura de alguns deles com a finalidade de analisar quais textos podem ajudar na busca das informações sobre os animais selecionados.

Materiais complementares: Livros, revistas, encartes e demais materiais separados na aula anterior, inclusive os materiais/textos que foram selecionados porém não contém as informações que estão procurando, tais como letra de canção, poema, história.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência