Plano de Aula
Plano de aula: Leitura colaborativa de textos expositivos
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Materiais selecionados pelos alunos na aula anterior.
Livros e revistas que trazem informações e curiosidades dos animais que vivem ou visitam os jardins e foram escolhidos pelos alunos. Dicionário.
Leia e analise os materiais antecipadamente, tanto para avaliar a pertinência de cada um deles para buscar informações e curiosidades como para selecionar apenas um trecho caso o texto seja muito longo. Lembre-se que a proposta nesta aula é separar os textos do gênero curiosidades de outros gêneros textuais.
Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter alguma dificuldade em decidir se o material ou texto possui curiosidades e informações sobre os animais que escolheram e também em compreender algumas informações e/ou termos técnicos.
Referências sobre o assunto:
https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora
http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053
KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010).
ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED
SOLÉ,I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed,1998
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Relembre com os alunos a atividade da aula anterior, na qual separaram alguns materiais de leitura sobre animais que vivem ou visitam os jardins.
- Pergunte que tipo de texto foi solicitado para a turma selecionar. Ajude-os a explicitar que eram materiais de leitura que teriam algumas informações sobre animais que vivem ou visitam o jardim tais como curiosidades, características, alimentação, onde vivem, como são seus filhotes, etc. Nesse plano escolhemos os seguintes animais: caracol, abelha, borboleta, grilo, sapo e formiga. Essa lista é uma mera sugestão e pode ser alterada conforme a disponibilidade de materiais de leitura.
- Relembre a turma que combinaram (na aula 1) de pesquisar sobre alguns animais para compartilhar com a comunidade escolar através de mural ou um livro confeccionado por todos.
- Compartilhe que hoje farão a leitura de alguns deles com a finalidade de analisar quais textos podem ajudar na busca das informações sobre os animais selecionados.
Materiais complementares: Livros, revistas, encartes e demais materiais separados na aula anterior, inclusive os materiais/textos que foram selecionados porém não contém as informações que estão procurando, tais como letra de canção, poema, história.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Organize os alunos de maneira a possibilitar que todos possam visualizar o material que será lido. Se possível faça uma roda com todos sentados no chão ou utilizando apenas as cadeiras.
- Selecione alguns textos para realizar a leitura, escolhendo dois que contenham informações e curiosidades e um ou dois que tratem de algum animal mas não tragam as informações que estão buscando. A proposta dessa aula é que os alunos diferenciem o gênero curiosidades de outros gêneros textuais.
- Mostre o texto e peça ajuda aos alunos para efetuarem a leitura:
- Quem pode me ajudar a ler o título?
- Pelo título será que é possível saber o que está escrito? E olhando as imagens? E a disposição do texto?
- Acolha as hipóteses e sugestões dos alunos.
- Leia o texto, ou um trecho dele que você selecionou antecipadamente, sem fazer interrupções. Ao final da leitura pergunte se tem alguma palavra que não compreenderam, esclareça-as e/ou utilize o dicionário caso necessário. Lembre-se de que é possível compreender um texto mesmo sem conhecer todas as palavras pois o contexto possibilita isso.
- Pergunte aos alunos se esse texto traz o tipo de informação que estão buscando.
- Ajude-os a explicitar que são curiosidades e informações sobre os animais.
- Repita o mesmo procedimento com os demais textos.
- Se um dos textos for poema, história ou canção ajude os alunos a caracterizá-lo como tal. Dê dicas como “observem como o texto está diagramado/organizado. O que parece ser (caso seja um poema ou letra de uma canção)?
- Proceda da mesma maneira que no texto anterior se for um poema ou canção. Se for uma história, leia até que a turma perceba tratar-se desse gênero e então proponha interromper a leitura já que não é o que estão buscando.
- Após a análise de cada material de leitura, disponha-o em locais diferentes, de um lado os que serão utilizados e de outro os que não possuem as informações que estão buscando.
- Seguem algumas sugestões de sites e textos (próximos slides), entretanto é importante que a atividade seja realizada com os livros e materiais selecionados pela turma.
Materiais complementares:
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/abelha/480760
http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/borboletas
http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/musica/cancoes/abelhas
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/caracol-e-lesma/482525
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/sapo/482683
Desenvolvimento
Orientações: Continuação do slide anterior.
Desenvolvimento
Orientações: Continuação do slide anterior.
Desenvolvimento
Orientações: Continuação do slide anterior.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Retome com os alunos os textos que foram selecionados explicitando o tipo de informação que contém.
- Combine com a turma onde ficarão os materiais selecionados, pode ser numa caixa, estante ou mesmo numa mesa reservada para tal.
- Proponha aos alunos que continuem a trazer materiais como livros e revistas que podem contribuir com as pesquisas sobre os animais que vivem ou visitam o jardim, lembrando-os que irão produzir alguns textos para compartilhar com a comunidade escolar.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário:
Canal de comunicação como o WhatsApp.
- Opcionais:
Grupo do Google (tutorial disponível aqui);
Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio pelo WhatsApp (ou outro canal) explicando que hoje irão verificar quais materiais selecionados (da aula anterior: LPO1_03SQA02) podem de fato ajudar nas pesquisas. Siga as orientações do slide de Introdução do plano de aula, considerando que as mensagens de áudio precisam ser curtas e claras.
Desenvolvimento
Antecipadamente, você deve selecionar 3 ou 4 dos materiais sugeridos pela turma para analisar. Escolha dois que contenham informações e curiosidades, e um ou dois que tratem de algum animal, mas não tragam as informações que estão buscando. Se possível, realize essa aula em um dos canais opcionais ou no grupo de WhatsApp da turma, enviando fotos do material e áudios curtos e claros.
Pergunte aos alunos se esse material traz o tipo de informação que estão buscando. Se necessário, lembre-os de que são curiosidades e informações sobre os animais que moram ou visitam os jardins.
Repita o mesmo procedimento com os demais materiais. Se um deles for poema, história ou canção, ajude os alunos a caracterizá-lo como tal. Dê dicas como: “Observem como o texto está diagramado/organizado. O que parece ser (caso seja um poema ou letra de uma canção)?
Fechamento
Retome com os alunos os materiais selecionados, explicitando o tipo de informação que contêm. Explique que estes serão utilizados para as pesquisas (inclua mais alguns que você selecionou). Proponha aos alunos que continuem a separar materiais como livros e revistas que podem contribuir com as pesquisas, lembrando-os de que irão produzir alguns textos para compartilhar virtualmente com outras pessoas e a comunidade escolar.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar na continuidade da busca de materiais, assim como acompanhar e interagir com a criança durante a aula de hoje. Considere efetuar uma orientação à família para que a criança seja de fato a protagonista desse momento.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Helena Ruiz
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Leitura colaborativa de textos expositivos
Finalidade da aula:Leitura dos materiais selecionados na aula anterior, com autonomia ou escuta, dialogando com colegas e professores a pertinência destes para a busca das informações que procuram.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Curiosidades
Objeto(s) do conhecimento:Compreensão em leitura e estratégia de leitura
Prática de linguagem:Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF12LP17
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Materiais selecionados pelos alunos na aula anterior.
Livros e revistas que trazem informações e curiosidades dos animais que vivem ou visitam os jardins e foram escolhidos pelos alunos. Dicionário.
Leia e analise os materiais antecipadamente, tanto para avaliar a pertinência de cada um deles para buscar informações e curiosidades como para selecionar apenas um trecho caso o texto seja muito longo. Lembre-se que a proposta nesta aula é separar os textos do gênero curiosidades de outros gêneros textuais.
Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter alguma dificuldade em decidir se o material ou texto possui curiosidades e informações sobre os animais que escolheram e também em compreender algumas informações e/ou termos técnicos.
Referências sobre o assunto:
https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora
http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053
KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010).
ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED
SOLÉ,I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed,1998