Plano de Aula

Plano de aula: Roda de notícias

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para ser trabalhada no 5º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Vida pública.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e o mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias divulgadas em blogs com o objetivo de conhecer, ler e valorizar a notícia nos seus mais variados suportes.

Materiais necessários: Recortes de notícias de blogs, aparelho multimídia, papel metro, régua, canetas coloridas, envelopes, imagens, computador, caneta, papel, cola, tesoura, fita adesiva e lápis.

Dificuldades antecipadas:

  • Considerar ou identificar o contexto na qual a notícia é apresentada.
  • Identificar a intenção do autor.
  • Relacionar as notícias apresentadas com outros suportes de informações.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidades. In: DIONÍSIO, A.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (2004). Gêneros textuais e ensino.

HERR, Nicole. Aprendendo a ler com o jornal. Belo Horizonte: Dimensão, 1997.

http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/648/criar-programas-de-radio-com-a-turma.html

ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: 20 minutos

Preparação:

Você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

Neste momento, é importante que tenha acesso a internet na sala de aula ou em qualquer outro ambiente para explorar as notícias, os elementos gráficos do blog e toda a sua estrutura.

  • Perguntas disparadoras:

Você sabe o que é blog? Já acessou algum? Que podemos encontrar notícias nele?

Se sim, ótimo! Se não, vamos neste momento acessar um e ler algumas notícias?

Orientações:

  • O que é o blog?
  • As notícias estão presentes neste espaço? De qual forma?

2. Apresente um blog para os alunos e destaque que na aula vamos priorizar as notícias disponibilizadas nos suportes eletrônicos, neste caso o blog.

  • Para isso, seguem estes links como sugestão: https://ataba.com.br/. Acesso em 11/11/2018; www.blog.trical.com.br. Acesso em 11/11/2018.
  • Professor, divida a turma em pequenos grupos.
  • Cada grupo terá 5 minutos para acessar, observar, anotar, ler e escolher alguma notícia que chamou a atenção no blog indicado pelo professor. Como sugestão, escolha um blog que esteja relacionado ao universo e faixa etária dos alunos.
  • Enquanto apresenta um blog para os alunos, escute as considerações das crianças sobre ele; circule entre eles oportunizando breves diálogos que faça sentido para esta atividade de revisitar o gênero. Tenha como norte as perguntas expostas no slide.

1. Você sabe o que é blog? Enfatize o espaço virtual diversificado, no qual podem ser encontrados relatos, fotos e até notícias.

2. Já acessou algum? Que podemos encontrar notícias nele?

3. Se sim, ótimo! Se não, vamos neste momento acessar um e ler algumas notícias?

  • Este é o momento de socializar as informações escolhidas:
  • Peça que os alunos voltem para a roda.
  • Cada equipe deverá apresentar para a turma o que chamou atenção no blog.
  • As equipes também poderão apresentar a notícia escolhida, que poderá ser lida por um dos membros na hora da apresentação.
  • Os alunos deverão abordar pela notícia qual a informação que mais chamou a atenção.