Plano de aula: Roda de notícias

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para ser trabalhada no 5º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Vida pública.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e o mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias divulgadas em blogs com o objetivo de conhecer, ler e valorizar a notícia nos seus mais variados suportes.

Materiais necessários: Recortes de notícias de blogs, aparelho multimídia, papel metro, régua, canetas coloridas, envelopes, imagens, computador, caneta, papel, cola, tesoura, fita adesiva e lápis.

Dificuldades antecipadas:

• Considerar ou identificar o contexto na qual a notícia é apresentada.
  • Identificar a intenção do autor.
  • Relacionar as notícias apresentadas com outros suportes de informações.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidades. In: DIONÍSIO, A.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (2004). Gêneros textuais e ensino.

HERR, Nicole. Aprendendo a ler com o jornal. Belo Horizonte: Dimensão, 1997.

ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Dinâmica da atividade

Preparação:

Você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

Neste momento, é importante que tenha acesso a internet na sala de aula ou em qualquer outro ambiente para explorar as notícias, os elementos gráficos do blog e toda a sua estrutura.

• Perguntas disparadoras:

Você sabe o que é blog? Já acessou algum? Que podemos encontrar notícias nele?

Se sim, ótimo! Se não, vamos neste momento acessar um e ler algumas notícias?

Orientações:

• O que é o blog?
  • As notícias estão presentes neste espaço? De qual forma?

2. Apresente um blog para os alunos e destaque que na aula vamos priorizar as notícias disponibilizadas nos suportes eletrônicos, neste caso o blog.

• Para isso, seguem estes links como sugestão: https://ataba.com.br/. Acesso em 11/11/2018; www.blog.trical.com.br. Acesso em 11/11/2018.
  • Professor, divida a turma em pequenos grupos.
  • Cada grupo terá 5 minutos para acessar, observar, anotar, ler e escolher alguma notícia que chamou a atenção no blog indicado pelo professor. Como sugestão, escolha um blog que esteja relacionado ao universo e faixa etária dos alunos.
  • Enquanto apresenta um blog para os alunos, escute as considerações das crianças sobre ele; circule entre eles oportunizando breves diálogos que faça sentido para esta atividade de revisitar o gênero. Tenha como norte as perguntas expostas no slide.

1. Você sabe o que é blog? Enfatize o espaço virtual diversificado, no qual podem ser encontrados relatos, fotos e até notícias.

2. Já acessou algum? Que podemos encontrar notícias nele?

3. Se sim, ótimo! Se não, vamos neste momento acessar um e ler algumas notícias?

• Este é o momento de socializar as informações escolhidas:
  • Peça que os alunos voltem para a roda.
  • Cada equipe deverá apresentar para a turma o que chamou atenção no blog.
  • As equipes também poderão apresentar a notícia escolhida, que poderá ser lida por um dos membros na hora da apresentação.
  • Os alunos deverão abordar pela notícia qual a informação que mais chamou a atenção.