Plano de aula: Conhecendo poemas

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura/oralidade.

Materiais necessários: Professor, você precisará do poema “O relógio” de Vinícius de Moraes e do poema visual “Primavera” de Sérgio Capparelli impressos em folha A3 ou escritos em cartolina ou papel pardo para apresentação às crianças. Caso haja esse recurso em sua escola, você poderá projetar os poemas também.

Se preferir, deverá levar para a aula uma folha de cartolina ou papel pardo para anotar as hipóteses das crianças durante a apresentação dos textos acima (você pode anotá-las no quadro).

Confeccionar o “Sussurrofone” para cada dupla - um rolo de papel toalha ou um pedaço de cano de PVC decorado como preferir. Caso você julgue mais interessante, o material pode ser confeccionado com as crianças em uma aula anterior.

Caso você prefira e a escola disponibilize equipamento para projeção, você pode levar um dos vídeos abaixo para assistir com a turma:

“O relógio” de Vinícius de Moraes - Opção 1 - https://www.youtube.com/watch?v=z-QGcYQG6Z0 ou Opção 2 - https://www.youtube.com/watch?v=ItdiYRwH3Oo

Convite impresso em folha A3 ou reproduzido em cartaz.

Dificuldades antecipadas: A observação dos recursos linguísticos, como a sonoridade, durante a leitura do poema, devido à falta de fluência.

Breve descrição do gênero: O poema é um gênero literário que apresenta particularidades em sua estrutura que facilitam sua identificação. É elaborado para despertar sensações no leitor através de brincadeiras sonoras ou visuais com as palavras. A leitura de um poema, além de ser uma fonte de informação, é realizada pelo prazer de refletir e descobrir as ideias e sentimentos dos autores e perceber as emoções que provocam no leitor.

Referências sobre o assunto:

Vinícius de Moraes: (1913-1980)

Foi um poeta e compositor brasileiro. "Garota de Ipanema", feita em parceria com Antônio Carlos Jobim (Tom Jobim), é um hino da música popular brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro de 1913. A parceria com o músico Toquinho foi considerada a mais produtiva. Rendeu músicas importantes como "Aquarela", "A Casa", entre outras.

Sérgio Capparelli:

Nasceu em Uberlândia, Minas Gerais, em 11 de julho de 1947, mas vive em Porto Alegre há mais de 30 anos. É professor de comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo autor de diversos livros, muitos deles premiados. Apesar de também trabalhar com prosa, sente-se em casa com poesia para crianças.

Para conhecer mais sobre os poetas você poderá acessar os sites abaixo (lembrando que será necessário adequar a linguagem ao apresentar as informações às crianças):

Sérgio Capparelli - http://www.capparelli.com.br/

Vinícius de Moraes - http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/vida

MORAES, Giselly Lima. Estágio na licenciatura em Pedagogia: projetos de leitura e escrita nos anos iniciais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Professor, não é necessário mostrar este slide aos alunos. No entanto, é importante iniciar abordando o tema que será trabalhado durante a aula sem dizer às crianças que será poema, uma vez que elas deverão fazer inferências iniciais sobre o gênero, para que você possa verificar os conhecimentos prévios da turma. Você poderá dizer que nesta aula vocês descobrirão juntos como é possível usar as palavras para transmitir uma mensagem de forma divertida e/ou para emocionar alguém.
  • Você pode questionar as crianças neste momento também se elas já leram algum texto que as divertiram ou as emocionaram e que texto era esse.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência