Plano de Aula

Plano de aula: Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Panfletos de campanhas de conscientização diversas,

Materiais complementares: Poderão ser utilizados panfletos de campanhas educativas disponíveis em sua cidade, mas segue abaixo link para impressão de alguns pré-selecionados:

Informações sobre o gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.

O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Por meio desta brevidade, o slogan chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao slogan algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Dificuldades antecipadas:

Familiarização com determinados tipos de slogan, conhecimento de mundo.

Referências sobre o assunto:

https://www.significados.com.br/slogan/

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI.;M.; Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS.;V.M. São Paulo : Contexto,2011

BRASIL, L. F. .O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula, em que será feita uma brincadeira chamada CAÇA AO SLOGAN.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos