Plano de Aula

Plano de aula: Resenha Crítica

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha Crítica e Vlog infantil de crítica, no campo de atuação da Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de introdução: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma). Resenha crítica é um gênero textual em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso o filme Mulher-Maravilha), faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento de um filme, livro, apresentação teatral, apresentação de dança, show, games, programa de TV, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Nesta aula a resenha crítica estudada é escrita, mas há também resenhas críticas orais que circulam em forma de vídeos. Se possível, promova a leitura dos textos em seu suporte real, pois dessa forma os alunos terão contato com os textos em seu meio de circulação e poderão compreender melhor a função social desses textos.

Fonte: “Filme de super-heroína é tão bom que parece da Marvel”, Thales de Menezes, Folha de São Paulo, disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/05/1888696-filme-de-super-heroina-e-tao-bom-que-parece-da-marvel.shtml

Acesso em 27 de julho de 2018

Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela R. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/

Acesso em 27 de julho de 2018

Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela L. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/?page=8

Acesso em 27 de julho de 2018

Materiais necessários:

  • Imagem de meninas jogando futebol. A imagem pode ser projetada no telão ou impressa.
  • Resenha crítica impressa ou projetada no telão.
  • Texto de opinião de espectadores do filme resenhado (impresso ou projetado no telão).
  • Computador com acesso à internet.

Dificuldades antecipadas:

  • Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão do texto, se costumam ler poucos textos opinativos.
  • Durante a discussão da imagem, alguns alunos podem não se manifestar, outros podem querer falar ao mesmo tempo que o colega ou mais alto para impor sua ideia. É importante que as discussões ajudem os alunos a compreenderem que expressar opinião é um direito e é preciso respeitar as opiniões divergentes.
  • Avalie se a turma necessita que as regras de uma discussão (esperar a vez para falar, ouvir o que colega fala, respeitar a opinião do outro) sejam combinadas antes de iniciar essa breve conversa ou se você pode iniciá-la e ir ajustando as regras durante as discussões.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:

https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196

Tema da Aula
Tema da Aula

Tempo sugerido: Reserve 2 minutos.

Orientações: Apresente o assunto aos alunos. Explique que nesta aula haverá o exercício de expressar e ouvir opiniões.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos