Plano de Aula

Plano de aula: Roda de notícias

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 3º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida pública.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e do mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado na leitura de notícias e nas suas imagens, com o objetivo de conhecer e valorizar as mesmas nos seus mais variados suportes.

Materiais necessários: Recortes de notícias, imagens, fotos, revistas, jornais, lápis, caneta, borracha, placas escritas verdade e mentira.

Dificuldades antecipadas:

1. Desconhecer as especificidades da esfera jornalística.

2. Compreender as notícias apresentadas.

3. Relacionar as imagens/fotografias as notícias expostas em sala.

Referências sobre o assunto:

Magda Soares. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade. Campinas, v. 23, nº 81, dez., 2002, pp. 143-160.

http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf. Acessado em: 9 de setembro de 2018.

ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acessado em: 9 de setembro de 2018.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: 10 minutos.

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

Para tanto, sugiro que, ao eleger as notícias, opte por materiais com diagramação. que chame a atenção dos alunos, ou seja, que contenham fotos ou outros elementos não verbais que auxiliem o aluno a antecipar o conteúdo da notícia, que as letras utilizadas no corpo do texto não sejam tão pequenas e que toda notícia selecionada esteja de acordo com a faixa etária das crianças.

  • Pregue nas paredes da sala de aula recortes, imagens (fotos retiradas de notícias) ou cópias de notícias publicadas recentemente.
  • Se possível espalhe em cada ponto da sala objetos como: uma TV (pode ser uma representação), rádio, celular e um notebook.

Orientações:

  • Forme uma Roda de conversa para aproximar os alunos uns dos outros e tornar o espaço da sala de aula mais dinâmico e afetuoso.
  • Antes de iniciar os trabalhos, sugerimos que o professor peça aos alunos que circulem pela sala de aula, que percebam os recortes e as imagens das notícias pregados nas paredes assim como os objetos dispostos na sala.
  • Solicite que os alunos realizem uma leitura prévia sobre as notícias, por um todo, seus elementos visuais, gráficos, títulos, entre outros elementos.
  • Professor, o importante neste momento é que o aluno tenha uma noção prévia sobre os assuntos a ser tratados nas notícias, por meio dos elementos
    que compõem o texto.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA