Plano de aula: Roda de notícias

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 3º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida pública.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e do mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado na leitura de notícias e nas suas imagens, com o objetivo de conhecer e valorizar as mesmas nos seus mais variados suportes.

Materiais necessários: Recortes de notícias, imagens, fotos, revistas, jornais, lápis, caneta, borracha, placas escritas verdade e mentira.

Dificuldades antecipadas:

1. Desconhecer as especificidades da esfera jornalística.

2. Compreender as notícias apresentadas.

3. Relacionar as imagens/fotografias as notícias expostas em sala.

Referências sobre o assunto:

Magda Soares. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade. Campinas, v. 23, nº 81, dez., 2002, pp. 143-160.

http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf. Acessado em: 9 de setembro de 2018.

ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acessado em: 9 de setembro de 2018.

Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: 10 minutos.

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

Para tanto, sugiro que, ao eleger as notícias, opte por materiais com diagramação. que chame a atenção dos alunos, ou seja, que contenham fotos ou outros elementos não verbais que auxiliem o aluno a antecipar o conteúdo da notícia, que as letras utilizadas no corpo do texto não sejam tão pequenas e que toda notícia selecionada esteja de acordo com a faixa etária das crianças.

• Pregue nas paredes da sala de aula recortes, imagens (fotos retiradas de notícias) ou cópias de notícias publicadas recentemente.
  • Se possível espalhe em cada ponto da sala objetos como: uma TV (pode ser uma representação), rádio, celular e um notebook.

Orientações:

• Forme uma Roda de conversa para aproximar os alunos uns dos outros e tornar o espaço da sala de aula mais dinâmico e afetuoso.
  • Antes de iniciar os trabalhos, sugerimos que o professor peça aos alunos que circulem pela sala de aula, que percebam os recortes e as imagens das notícias pregados nas paredes assim como os objetos dispostos na sala.
  • Solicite que os alunos realizem uma leitura prévia sobre as notícias, por um todo, seus elementos visuais, gráficos, títulos, entre outros elementos.
  • Professor, o importante neste momento é que o aluno tenha uma noção prévia sobre os assuntos a ser tratados nas notícias, por meio dos elementos
    que compõem o texto.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma