Plano de aula: Diário: conhecendo o gênero.

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário, esta aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia e tela ou impressão dos slides. Bloco de folhas pautadas, grampeadas, ou de acordo com a realidade local, disponibilizar um caderno com pautas para cada aluno.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos, e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis. Entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária no fim do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: No início do 3º ano, a expectativa é que os alunos tenham construído o Sistema de Escrita Alfabética e, que, deste modo, leiam e escrevam autonomamente. O desafio é ampliar a fluência na leitura e na escrita com base em textos orais e escritos, inseridos em contextos reais ou imaginários.

Referências sobre o assunto:

PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1. Projete o slide ou reproduza-o no quadro.

2. Organize os estudantes em duplas. Ative os conhecimentos prévios quanto ao gênero Diário:

Vocês já tiveram ou têm um Diário Pessoal?

O que vocês sabem sobre Diário Pessoal?

Para que serve o Diário Pessoal?

As palavras DIÁrio PESSOAl nos dizem alguma coisa?

Conhecem alguém que faz uso de um diário?

De que tipos de diário vocês já ouviram falar? É bom que saibam que os diários eram utilizados para manifestações públicas e comunitárias, cujo objetivo era narrar acontecimentos de um determinado grupo social: Diário de Classe, Diário de Bordo, Diário de Viagem, Diário de Guerra. O diário, como instrumento de autorreflexão, surgiu mais tarde.

Alguém já assistiu a filmes com o título “Diário”? Quais? Acolha todas as hipóteses e registre suas observações.

3. Informe aos alunos que, por um período, eles vão se dedicar ao estudo do gênero Diário e que a escolha se deu por se tratar de um gênero que expressa, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma e que qualquer pessoa pode fazer uso do Diário, bastando iniciativa e compromisso.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência