Exemplo de manuscrito
Exemplo de manuscrito
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário, esta aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia e tela ou impressão dos slides. Bloco de folhas pautadas, grampeadas, ou de acordo com a realidade local, disponibilizar um caderno com pautas para cada aluno.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos, e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis. Entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária no fim do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: No início do 3º ano, a expectativa é que os alunos tenham construído o Sistema de Escrita Alfabética e, que, deste modo, leiam e escrevam autonomamente. O desafio é ampliar a fluência na leitura e na escrita com base em textos orais e escritos, inseridos em contextos reais ou imaginários.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
1. Projete o slide ou reproduza-o no quadro.
2. Organize os estudantes em duplas. Ative os conhecimentos prévios quanto ao gênero Diário:
Vocês já tiveram ou têm um Diário Pessoal?
O que vocês sabem sobre Diário Pessoal?
Para que serve o Diário Pessoal?
As palavras DIÁrio PESSOAl nos dizem alguma coisa?
Conhecem alguém que faz uso de um diário?
De que tipos de diário vocês já ouviram falar? É bom que saibam que os diários eram utilizados para manifestações públicas e comunitárias, cujo objetivo era narrar acontecimentos de um determinado grupo social: Diário de Classe, Diário de Bordo, Diário de Viagem, Diário de Guerra. O diário, como instrumento de autorreflexão, surgiu mais tarde.
Alguém já assistiu a filmes com o título “Diário”? Quais? Acolha todas as hipóteses e registre suas observações.
3. Informe aos alunos que, por um período, eles vão se dedicar ao estudo do gênero Diário e que a escolha se deu por se tratar de um gênero que expressa, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma e que qualquer pessoa pode fazer uso do Diário, bastando iniciativa e compromisso.
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações:
1. Projete o slide ou imprima a imagem, conforme link abaixo.
2. Questione o que vem a ser “escrita íntima”. (É a escrita da vida de uma pessoa por ela mesma.)
3. Informe-lhes que o gênero Diário pessoal se aproxima das atividades diárias dos indivíduos e, desta forma, se produz um gênero mais maleável, que permite registros bem pessoais. Esta prática de registro íntimo é muito antiga, mas é bastante atual nos dias de hoje.
4. Peça que observem e analisem a consigna, a imagem e a legenda. No caso da imagem, a autora do manuscrito trata-o como álbum da vida. Interessante definição sobre a escrita íntima que merece ser comentada.
Material Complementar aqui
Orientações: Continuação.
1. Projete o slide. Caso você julgue necessário, imprima as imagens, disponíveis no link abaixo.
2. Observando as imagens, pergunte:
Material complementar - Imagens.
Orientações: 25 minutos.
Observações: Comente a forma de tratamento “ Di”, utilizada pelo escrevente para o chamamento ao Diário.
Orientações: Continuação.
Características essenciais do gênero Diário:
Diário pessoal/tema: é uma forma de expressão íntima.
Quem escreve? O próprio autor.
Para quem se escreve? Para ele mesmo.
Onde? Suportes diversificados: papéis, digitais, internet.
Quando/Tempo? Diariamente, no fim do dia.
Com que intenção? Relatar acontecimentos, expressar vivências, emoções, opiniões...
Forma: Data, vocativo, despedida, assinatura.
Linguagem: Informal, o narrador personagem é identificado pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha], caligrafia como marca pessoal e emoção.
Diálogo/Interlocução/Interatividade: Com o próprio diário.
Função: Arquivo de relatos e confissões. Guarda de segredos.
Orientações:
1. Projete a imagem ou utilize a impressão, conforme link abaixo.
2. Conte-lhes, de maneira direta, a história da menina judia que viu sua realidade ser transformada, drasticamente, durante a Segunda Guerra Mundial. Ela teve que se esconder com mais outras pessoas para escapar de perseguições. Anne Frank começou a fazer uso de um diário onde pode expressar suas vivências e relatar tudo o que acontecia ao seu redor. Ela tinha uma amiga imaginária chamada Kitty para qual escrevia sobre seus medos, sua esperança e sua vontade de, um dia, ser uma grande escritora. O registro, feito em um diário, por uma adolescente, se transformou em uma importante obra literária por representar um modo de sensibilizar as pessoas sobre fatos, épocas e questões humanas vividas.
3. Aproveite para levar os alunos a refletir como o registro é importante: se Anne Frank não tivesse escrito seu diário, muitas informações teriam sido perdidas e hoje em dia não poderíamos usar sua narrativa para compreender melhor um episódio histórico triste da humanidade.
Material complementar:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Faça o convite à turma para escrever um diário pessoal, como, onde e quando quiser. Lembre-se que os gêneros textuais podem ser recebidos e produzidos, na escola e fora dela.
LEMBRETES:
Exemplo de manuscrito
Exemplo de manuscrito
Imagens de diversos suportes para o gênero diário
Imagens de diversos suportes - como caderno ou celular - para o gênero diário
Modelo de escrita em diário
Modelo de escrita em diário para projetar ou imprimir
Imagem de Anne Frank
Imagem de Anne Frank para projetor ou imprimir
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui).
- Material:
Suportes tradicionais (introdução; disponível aqui);
Texto para a atividade (desenvolvimento; disponível aqui);
Imagem de Anne Frank (disponível aqui).
Introdução
Compartilhe as imagens e as perguntas pelo WhatsApp, uma de cada vez, dando oportunidade para que os alunos respondam e comecem a levantar hipóteses e conhecimentos prévios sobre o gênero.
Desenvolvimento
Crie um mural no Padlet e disponibilize a imagens da atividade. Oriente os alunos, pelo WhatsApp, a observarem as imagens e adicionarem post-its com as respostas às perguntas que forem sendo encaminhadas (pelo WhatsApp ou pelo próprio mural). Outra opção é usar um formulário do Google com as imagens e perguntas sugeridas nas orientações do plano.
Em seguida, organize uma videochamada pelo Google Meet e apresente os textos sugeridos no slide. Você pode abrir o documento (PDF) e compartilhar sua tela para que os alunos tenham acesso. Faça as perguntas sugeridas nas orientações do plano e, em seguida, apresente os itens propostos no slide 2 do desenvolvimento em um documento do Google. Vá preenchendo com as sugestões dos alunos. Depois de preenchido coletivamente, compartilhe esse documento com os alunos. Finalize a videochamada compartilhando a imagem, a história e o diário de Anne Frank.
Fechamento
Volte ao mural e convide os alunos a iniciarem seus próprios diários. Envie a pergunta sugerida no plano em áudio pelo WhatsApp ou no próprio mural para que eles respondam inserindo post-its.
Convite às famílias
Convide os familiares a incentivarem as crianças a iniciarem um diário. Envie áudios aos familiares, por WhatsApp ou e-mail, explicando a importância do incentivo e participação deles para a apropriação do gênero pela criança, e como eles poderão fazer isso nessa atividade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Valéria da Silveira
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Diário: conhecendo o gênero.
Finalidade da aula: Conhecer o gênero Diário e sua função social.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Diário
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos /estratégias de leitura
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01, EF15LP02
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário, esta aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia e tela ou impressão dos slides. Bloco de folhas pautadas, grampeadas, ou de acordo com a realidade local, disponibilizar um caderno com pautas para cada aluno.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos, e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis. Entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária no fim do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: No início do 3º ano, a expectativa é que os alunos tenham construído o Sistema de Escrita Alfabética e, que, deste modo, leiam e escrevam autonomamente. O desafio é ampliar a fluência na leitura e na escrita com base em textos orais e escritos, inseridos em contextos reais ou imaginários.
Referências sobre o assunto:PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212
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