Plano de Aula

Plano de aula: Diário: conhecendo o gênero.

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário, esta aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia e tela ou impressão dos slides. Bloco de folhas pautadas, grampeadas, ou de acordo com a realidade local, disponibilizar um caderno com pautas para cada aluno.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos, e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis. Entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária no fim do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: No início do 3º ano, a expectativa é que os alunos tenham construído o Sistema de Escrita Alfabética e, que, deste modo, leiam e escrevam autonomamente. O desafio é ampliar a fluência na leitura e na escrita com base em textos orais e escritos, inseridos em contextos reais ou imaginários.

Referências sobre o assunto:

PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1. Projete o slide ou reproduza-o no quadro.

2. Organize os estudantes em duplas. Ative os conhecimentos prévios quanto ao gênero Diário:

Vocês já tiveram ou têm um Diário Pessoal?

O que vocês sabem sobre Diário Pessoal?

Para que serve o Diário Pessoal?

As palavras DIÁrio PESSOAl nos dizem alguma coisa?

Conhecem alguém que faz uso de um diário?

De que tipos de diário vocês já ouviram falar? É bom que saibam que os diários eram utilizados para manifestações públicas e comunitárias, cujo objetivo era narrar acontecimentos de um determinado grupo social: Diário de Classe, Diário de Bordo, Diário de Viagem, Diário de Guerra. O diário, como instrumento de autorreflexão, surgiu mais tarde.

Alguém já assistiu a filmes com o título “Diário”? Quais? Acolha todas as hipóteses e registre suas observações.

3. Informe aos alunos que, por um período, eles vão se dedicar ao estudo do gênero Diário e que a escolha se deu por se tratar de um gênero que expressa, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma e que qualquer pessoa pode fazer uso do Diário, bastando iniciativa e compromisso.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos