Plano de aula: Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário/ todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: cartões com a escrita dos personagens/ nomes do conto; folha A4 com trecho lacunado do conto que traz a sequência acumulativa completa e cartões com a escrita dos personagens/ nomes; folha A4 com trecho lacunado do conto que traz a sequência acumulativa completa e cartões com a escrita das ações.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/

Tema da aula

Orientações:

• Leia para as crianças o tema da aula.
  • Diga que vão estudar um pouco mais o texto do conto para poderem ler uns para os outros.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência