Atividade para impressão - grupo 1 - personagens_ nomes LPO1_02SQA03
Plano de Aula
Plano de aula: Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos
Insira seu Whatsapp para receber o PDF!
Preencha com o seu número de telefone
mais ações
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário/ todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: cartões com a escrita dos personagens/ nomes do conto; folha A4 com trecho lacunado do conto que traz a sequência acumulativa completa e cartões com a escrita dos personagens/ nomes; folha A4 com trecho lacunado do conto que traz a sequência acumulativa completa e cartões com a escrita das ações.
Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia para as crianças o tema da aula.
- Diga que vão estudar um pouco mais o texto do conto para poderem ler uns para os outros.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel
Finalidade da aula: Espera-se que os alunos explorem a leitura de um conto acumulativo, ampliando a compreensão do sentido global do texto.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos acumulativos
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura /Leitura colaborativa e autônoma / formação do leitor literário.
Prática de linguagem: Leitura/ escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP3, EF15LP15, EF15LP16
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário/ todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: cartões com a escrita dos personagens/ nomes do conto; folha A4 com trecho lacunado do conto que traz a sequência acumulativa completa e cartões com a escrita dos personagens/ nomes; folha A4 com trecho lacunado do conto que traz a sequência acumulativa completa e cartões com a escrita das ações.
Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA