Plano de Aula

Plano de aula: Brincando de representar campanha educativa

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Título: Leitura e interpretação do slogan da campanha.

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Panfletos, cartazes impressos e vídeo da campanha “Afaste os bichos” , data show e luz para a brincadeira de sombras (abajur, lâmpadas etc).

Link para acesso ao vídeo:

https://vimeo.com/95853115

https://youtu.be/Z_7SD3Iw2Mw

Link de acesso aos cartazes para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fFUSPSpj8zr6TPKtFK4avuBwDGaU7QCsrnBnS8Ye8QSeqrAfaVsp2QHGHDTF/atividade-para-impressao-cartazes-lp01-05sqa02.pdf

Dificuldades antecipadas: Identificar e relacionar a imagem com a escrita para a compreensão do sentido do texto (slogan). Perceber o que compõe um cartaz (partes do gênero).

Referências sobre o assunto:

https://www.significados.com.br/slogan/

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI.;M.; Leitura, referenciação e coerência. In:Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS.;V.M. São Paulo : Contexto,2011

BRASIL, L. F. .O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Características do gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.

O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o slogan chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento (https://www.significados.com.br/slogan/).

Costuma-se atribuir ao slogan algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer. (O slogan publicitário: algumas estratégias argumentativas - Edson Santos Silva/Wilma Rigolon - )

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. O tema da aula será introduzido a partir da apresentação dos cartazes sobre a campanha em destaque
“Afaste os bichos. Lave as mãos”. Fale para a turma que a proposta da aula será a utilização do nosso próprio corpo, especificamente as mãos, para reproduzir
as ilustrações dos bichos mostrados na campanha, ou seja, faremos uma brincadeira de “ teatro de sombras”.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos