Atividade para impressão - Cartazes - LP01_05SQA02
Plano de Aula
Plano de aula: Brincando de representar campanha educativa
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Título: Leitura e interpretação do slogan da campanha.
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Panfletos, cartazes impressos e vídeo da campanha “Afaste os bichos” , data show e luz para a brincadeira de sombras (abajur, lâmpadas etc).
Link para acesso ao vídeo:
Link de acesso aos cartazes para impressão:
Dificuldades antecipadas: Identificar e relacionar a imagem com a escrita para a compreensão do sentido do texto (slogan). Perceber o que compõe um cartaz (partes do gênero).
Referências sobre o assunto:
https://www.significados.com.br/slogan/
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
CAVALCANTI.;M.; Leitura, referenciação e coerência. In:Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS.;V.M. São Paulo : Contexto,2011
BRASIL, L. F. .O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Características do gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.
O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.
Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o slogan chama a
atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento (https://www.significados.com.br/slogan/).
Costuma-se atribuir ao slogan algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer. (O slogan publicitário: algumas estratégias argumentativas - Edson Santos Silva/Wilma Rigolon - )
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o título para a turma. O tema da aula será introduzido a partir da apresentação dos cartazes sobre a campanha em destaque
“Afaste os bichos. Lave as mãos”. Fale para a turma que a proposta da aula será a utilização do nosso próprio corpo, especificamente as mãos, para reproduzir
as ilustrações dos bichos mostrados na campanha, ou seja, faremos uma brincadeira de “ teatro de sombras”.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
1 - Organize seus alunos em roda e apresente os cartazes da campanha, que podem ser impressos.
2 - Explique às crianças que, às vezes, além da propaganda da televisão, são produzidos cartazes para exibir em lugares que as pessoas possam ver. Assim quem não viu a propaganda na TV também pode ser informado sobre o assunto.
Após mostrar os cartazes que foram produzidos para esta campanha da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, converse com elas retomando o assunto tratado no vídeo. Pergunte às crianças – VOCÊS SE LEMBRAM DE TER VISTO ESSE BICHO NO VÍDEO?
Caso seja necessário, exiba-o novamente.
3 - Leia para as crianças o slogan apontando as palavras “AFASTE OS BICHOS, LAVE AS MÃOS”.
4 - Convide as crianças a localizar onde está escrito “BICHOS”, depois onde está escrito “MÃOS”; onde está escrito “AFASTE” e “LAVE”.
5 - Pergunte: POR QUE SERÁ QUE ESCOLHERAM ESTA FRASE – AFASTE OS BICHOS. LAVE AS MÃOS. – PARA O CARTAZ?
6 - Em seguida, leia para as crianças o texto da linha fina que amplia o slogan “COM ÁGUA E SABÃO VOCÊ PROTEGE A SUA SAÚDE”.
7 - Pergunte:
Por que lavar as mãos protege a saúde?
Introdução
Orientações: Continuação do slide anterior.
Introdução
Orientações: Continuação do slide anterior.
Introdução
Orientações: Continuação do slide anterior.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
1- Proponha para os alunos uma dramatização do que foi apresentado no vídeo ou cartaz. Diga que só poderão utilizar o próprio corpo de maneira que consigam demonstrar a intenção que existe por trás desta campanha.
2- Faça intervenções com questionamentos sobre o que foi utilizado para formar os bichos. Quem fez os cartazes e os vídeos utilizou que recursos para representá-los e por quê?
3- Estimule os alunos a compreender que utilizaram as mãos para representar os bichos da campanha, uma vez que é justamente por elas que podemos nos contaminar com o vírus da gripe.
4- Depois de explorarem os cartazes, levantando hipóteses sobre eles e realizando a leitura dos textos - slogans - apresente os materiais que serão utilizados para a brincadeira de sombras, que seriam luzes provenientes de abajur, lâmpadas e/ou o próprio data show. Converse como poderão fazer um teatro de sombras representando esta campanha.
5- Num primeiro momento, deixe livre a brincadeira para explorarem as sombras feitas com as próprias mãos.
6 - Em seguida, peça para todos os alunos que se organizem novamente em roda e solicite que alguma criança apresente o slogan da campanha no teatrinho de sombras. Chame a atenção neste momento para a composição/estrutura do gênero da campanha: só a imagem seria suficiente para tratar o assunto, o que mais foi preciso ter no cartaz para que as pessoas pudessem entender do que trata a campanha?
(relacionar a imagem com o texto escrito - slogan).
Materiais complementares:
Para maiores informações sobre a campanha acesse o link:
https://estado.rs.gov.br/campanha-infantil-promove-higiene-das-maos-no-combate-a-gripe-a.
Acesse também o link para a impressão dos cartazes:
Fechamento
1- Tempo sugerido: 8 minutos.
2 - Orientações:
1- Utilize os momentos finais da aula para promover reflexões com seus alunos sobre o assunto principal tratado nos cartazes e sobre como pode ser feito um texto como este para uma campanha qualquer.
2- Lance a pergunta para a turma refletir: Basta ter somente a imagem no cartaz para que a mensagem da campanha seja entendida? O que mais pode ajudar nesta compreensão?
3- Neste momento chame a atenção para a frase SLOGAN da campanha, ressaltando a sua importância, em como ela complementa a imagem (ou vice-versa) para que o assunto tratado seja melhor entendido pelo público leitor.
4- Após a discussão, anote no quadro o que as crianças concluírem levando-as a perceber a estrutura textual deste gênero.
5 - Releia o slogan com a turma e estimule-os a memorizá-la:
AFASTE OS BICHOS, LAVE AS MÃOS.
6 - Informe que frases como esta – bem curtas e fáceis de lembrar – chamam SLOGAN.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Marque um encontro pelo Google Meet ou por outro canal de comunicação que permita o compartilhamento de tela e siga as orientações propostas no plano.
Antecipadamente, solicite que as crianças tenham consigo um abajur ou lanterna, e que participem do encontro em um espaço que possa ser escurecido de alguma forma (fechando as janelas, cortinas ou algo semelhante).
Acesse os cartazes disponíveis aqui no modo “Apresentação” e utilize o recurso “Apontador” para destacar as palavras.
O vídeo da campanha está disponível aqui.
Desenvolvimento
Siga as orientações do plano.
Fechamento
Siga as orientações do plano.
Convite às famílias
Você pode convidar as crianças para aprenderem a fazer juntos sombras de animais com as mãos (assista ao vídeo disponível aqui). Depois, você pode inventar uma história divertida para as crianças encenarem com as sombras.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Brincando de representar campanha educativa
Finalidade da aula: Estimular os alunos a compreender a mensagem do slogan utilizando o do próprio corpo. Eles tentarão produzir as ilustrações de bichos da campanha, com intuito de ajudar na compreensão e na interação com
o texto (brincadeiras de sombras com as mãos).
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Slogans
Objetos do conhecimento: Estratégia de leitura/compreensão em leitura
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade da BNCC :EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF12LP09
Título: Leitura e interpretação do slogan da campanha.
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Panfletos, cartazes impressos e vídeo da campanha “Afaste os bichos” , data show e luz para a brincadeira de sombras (abajur, lâmpadas etc).
Link para acesso ao vídeo:
Link de acesso aos cartazes para impressão:
Dificuldades antecipadas: Identificar e relacionar a imagem com a escrita para a compreensão do sentido do texto (slogan). Perceber o que compõe um cartaz (partes do gênero).
Referências sobre o assunto:
https://www.significados.com.br/slogan/