Plano de aula: Conhecendo as lendas indígenas

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Lenda indígena

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero lendas indígenas e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários: Computador, projetor, multimídia e tela; Cópias dos textos: Iara, Vitória-Régia e Curupira; Envelopes com enigmas dos personagens das lendas trabalhadas.

Textos extraídos dos livros PEREIRA,M. PRADO,Z. COUTO,M. Nosso FOLCLORE. São Paulo, SP: Ed. Ave-Maria, 2000. e DUMONT. Sávia. Os meninos que viraram estrelas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002.

Informações sobre o gênero: Lendas indígenas são narrativas de tradição oral que falam sobre questões vinculadas à existência e a sentimentos como o medo, a coragem, a dúvida, o amor… falam sobre erros, acertos e sobre os enfrentamentos da vida, questões nem sempre fáceis de serem elaboradas. No Brasil, essas lendas inicialmente foram escritas por não indígenas, no intuito de fazer conhecer essa cultura, em um momento histórico em que se buscava construir uma identidade nacional. Entretanto, esses primeiros escritos, de caráter folclórico, muitas vezes trouxeram ideias genéricas sobre os indígenas. Desde os anos 90, a literatura indígena, escrita pelos próprios indígenas, vem ganhando força, e é por meio dela que buscaremos proporcionar aos alunos o conhecimento da pluralidade cultural do país, além do distanciamento de pré-julgamentos baseados em visões estereotipadas e pejorativas. Portanto, a leitura desses textos deve proporcionar a reflexão sobre como o outro vê e lê o mundo e como conta suas histórias. Nessas obras o texto é interativo e multimodal: as narrativas são permeadas de referências a sons, olfato, tato e sensações que podem ser mais bem descritas por quem de fato viveu ou esteve mais próximo dessas experiências...além de geralmente conter desenhos tradicionais (como os grafismos) e paratextos com informações adicionais relacionadas à cultura, língua e localização da etnia em questão. Esses textos literários provocam o imaginário e a fantasia, a curiosidade, sentido de descoberta e ao mesmo tempo promovem aprendizagens e questionamentos.

Dificuldades antecipadas: Envolver os alunos na literatura indígena não é tão simples, muitos deles conhecem as lendas folclóricas, mas apresentam dificuldades para reconhecer de fato essa cultura. O conhecimento de alguns personagens das lendas indígenas pode ser algo familiar, porém reconhecer as características da literatura indígena torna-se mais complexo. Nesta aula, trabalharemos com os conhecimentos prévios dos alunos e iniciaremos a reflexão sobre a posição ocupada pelos indígenas na sociedade atual.

Referências sobre o assunto:

THIEL, Janice Cristina. A Literatura dos Povos Indígenas e a Formação do Leitor Multicultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1175-1189, out./dez. 2013. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/edreal/v38n4/09.pdf. Acesso em 21 de julho de 2018.

Vídeo “Quando a pena do índio escreve”, entrevista com o autor indígena Daniel Munduruku, Sesc Tv.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=_c__amh3-rg&t=168s. Acesso em 05 de agosto de 2018.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente a proposta da aula para a turma sem dizer que trará como tema as lendas indígenas. A ideia é provocar a curiosidade nos alunos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos