Atividade para impressão - Introdução
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando títulos e imagens de contos de fadas
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de fada
Por: Cibele Diogo Kimura
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de fadas e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Envelopes contendo títulos de contos de fadas tradicionais e contemporâneos e envelopes com as imagens ou representações destes contos, folha de papel pardo ou cartolina para confecção dos cartazes e cola.
Informações sobre o gênero: O conto de fadas é um gênero textual formado por narrativas simples. Segundo Nelly Novaes, são narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais características é seu início com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado. Possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que ocorrerá com momentos de tensão, deixando explícita a relação entre o bem e o mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
- Dificuldade em decodificar os títulos dos livros.
- Dificuldade em relacionar a leitura dos títulos com contos conhecidos e não conhecidos (Para os contos conhecidos os alunos poderão utilizar estratégias de leitura, relacionando com conhecimentos que já possuem dos grafemas, e antecipar uma leitura, nos contos de fadas não conhecidos será necessário
a decodificação e compreender o sentido da leitura, para que possam relacionar com a respectiva imagem.)
Referências sobre o assunto:
REGO,L.L.B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD,1988.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN. A.M.; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
LERNER, D. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002.
CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59, nº1, p.59-60. 2007.
LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos ler títulos e reconhecer imagens de livros de contos de fadas.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- Apresente a imagem acima aos alunos para auxiliar na memória. Caso não seja possível projetar a imagem, clique aqui para fazer a impressão.
- Questione a turma sobre o nome do conto de fadas que a imagem representa. Espera-se que facilmente o conto de fadas da Chapeuzinho Vermelho seja reconhecido.
- Discuta com a turma quais elementos ajudaram para que reconhecessem a história:
- Como vocês sabem que este conto refere-se a Chapeuzinho Vermelho?
- Por meio da imagem conseguimos perceber quais personagens encontraremos nesta história?
- Nas capas dos livros de contos de fadas tem mais alguma informação escrita? O quê?
- As imagens nos ajudam a prever o que vai acontecer na história?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Divida a sala em grupos de até quatro alunos. Procure organizar a sala garantindo que em cada grupo tenha uma criança alfabética.
- Distribua um envelope contendo títulos de contos de fadas tradicionais e contemporâneos e outro envelope com as imagens ou representações
destes contos. - Oriente que cada grupo leia os títulos e relacione com as imagens respectivas. Circule entre os grupos, acompanhando a leitura dos títulos e análise das imagens, realize intervenções quanto à compreensão do sentido do título lido (no caso dos alunos que estejam decodificando) bem como questionando sobre elementos da imagem que dão pistas sobre o título do conto.
- Entregue uma folha de papel pardo ou cartolina para que cada grupo monte um painel com os contos de fadas encontrados.
- Cada grupo deve conversar sobre os contos de fadas identificados e relembrar seus personagens e enredos dos contos conhecidos. Caso tenha alguma história que o grupo não conheça, eles devem verificar se através do título e da imagem eles são capazes de inferir alguma pista sobre o que pode acontecer na história.
Obs.: Selecione imagens de contos de fadas que achar mais pertinentes para explorar com a turma. Caso queira algumas sugestões clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Exponha os painéis em um local visível a todos.
- Faça uma breve observação se todos chegaram à mesma conclusão. Em caso de discordância, alinhe os conhecimentos sobre os contos de fadas apresentados.
- Peça que cada grupo apresente um título do painel, lendo seu título e contando como o grupo relacionou com a imagem escolhida.
- Auxilie na leitura do título quando necessário e converse como o título traz informações sobre o livro que será apresentado.
- Com a leitura do título foi mais fácil identificar a imagem que representa a história?
- Todos os títulos apresentados demonstram relação com a história?
- Então podemos concluir que os títulos dos contos de fadas nos trazem pistas dos personagens ou do que vai acontecer nas histórias?
Espera-se que com base na atividade proposta e das discussões, os alunos cheguem à conclusão de que as imagens e os títulos dos contos de fadas se relacionam e trazem alguns elementos sobre o conto em si, permitindo se antecipar algumas informações.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp; Padlet (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe a imagem do slide Introdução com os estudantes, seguindo as orientações do slide. Se não for possível, envie uma foto do slide e os questionamentos em áudio, pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que os estudantes respondam também por áudio.
Desenvolvimento
Envie o jogo disponível aqui para que os estudantes joguem online. Após esse momento, grave um vídeo ou áudio com questionamentos referentes aos contos de fadas, seguindo as orientações do quinto parágrafo do slide Desenvolvimento. Depois, peça que os estudantes registrem em uma folha, através de desenhos, os contos de fadas, e coloquem o título do conto reproduzido. Peça que enviem fotos desses registros e monte um mural com esse material utilizando o Padlet.
Fechamento
Se for possível realizar uma aula síncrona, compartilhe sua tela, mostrando aos estudantes o mural montado, e siga as orientações do slide Fechamento. Se não for possível, envie uma foto do mural montado e grave um áudio ou vídeo, de acordo com as orientações do slide, pedindo que os estudantes enviem áudios com suas respectivas respostas.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a ler algum livro no site baixelivros.com, disponível aqui, e/ou Livros audiovisuais Libras/Português, disponível aqui, e registrar a história por meio de desenhos, teatrinho de fantoches ou outra forma bem criativa.