Atividade para impressão - Introdução
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando títulos e imagens de contos de fadas
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de fada
Por: Cibele Diogo Kimura
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de fadas e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Envelopes contendo títulos de contos de fadas tradicionais e contemporâneos e envelopes com as imagens ou representações destes contos, folha de papel pardo ou cartolina para confecção dos cartazes e cola.
Informações sobre o gênero: O conto de fadas é um gênero textual formado por narrativas simples. Segundo Nelly Novaes, são narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais características é seu início com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado. Possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que ocorrerá com momentos de tensão, deixando explícita a relação entre o bem e o mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
- Dificuldade em decodificar os títulos dos livros.
- Dificuldade em relacionar a leitura dos títulos com contos conhecidos e não conhecidos (Para os contos conhecidos os alunos poderão utilizar estratégias de leitura, relacionando com conhecimentos que já possuem dos grafemas, e antecipar uma leitura, nos contos de fadas não conhecidos será necessário
a decodificação e compreender o sentido da leitura, para que possam relacionar com a respectiva imagem.)
Referências sobre o assunto:
REGO,L.L.B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD,1988.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN. A.M.; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
LERNER, D. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002.
CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59, nº1, p.59-60. 2007.
LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos ler títulos e reconhecer imagens de livros de contos de fadas.
Alfabetizador, facilite sua Sondagem
Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma
ACESSAR AGORA