Plano de Aula

Plano de aula: Relação entre imagem e texto lido

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fotolegendas

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Descrição

Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de leitura.

Veja todos os planos da sequência aqui.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, tela e projetor multimídia para expor slides da aula. No caso de não ter esses equipamentos disponíveis, cópias para todas as crianças das atividades disponíveis nos materiais complementares.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Slide - tabela para completar: https://docs.google.com/presentation/d/1Yop55iRvqFJ3XZeztzqSzsStqspC2rTUbZLAvMNgJ60/edit?usp=sharing. É necessário fazer uma cópia do arquivo para conseguir editar.

  • Materiais diversos:
    Letra de cantiga em um cartaz, quadro, giz, aparelho de som (opcional).

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Compreensão em leitura / Estratégia de leitura

Prática de Linguagem

  • Leitura

Objetivos de aprendizagem

  • Estabelecer relações entre imagens (fotografia) e o texto lido.

  • Ler e extrair informações do texto lido.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 min

Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de leitura

Dificuldades antecipadas: Influenciadas pela leitura de imagem, a tendência das crianças é descrever o que se pode observar. É provável que tenham dificuldades para compreender que a legenda complementa a imagem com uma série de informações que não estão inscritas na cena.

No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução:

Tempo previsto: 20 min

Qual a relação entre o que você vê e o que você lê?

Apresente a proposta da aula para os alunos.

Se alguém perguntasse a você o que é uma legenda, o que você responderia? E se perguntassem para que serve a legenda?

Leia ou escreva na lousa as questões para introduzir o assunto:

- Se alguém perguntasse a você o que é uma legenda, o que você responderia?

- E se perguntassem para que serve a legenda?

Registre no quadro as respostas dadas oralmente pelos alunos.

Proponha que, agora, escrevam na lousa uma única resposta elaborada coletivamente. Para isso, retome as ideias das crianças e solicite esclarecimentos. Elas devem indicar que legendas são textos pequenos que acompanham imagens. Também devem conseguir dizer que esses textos trazem informações complementares ao que vemos na imagem para compreendermos o que ocorreu, onde, com quem, quando etc. Caso não consigam elaborar a resposta completa, não se preocupe, pois vocês irão explorar o tema ao longo da aula.

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